Nesta semana, o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo está de aniversário. Como anunciamos por aqui, em outubro a editora Bantam lançará uma versão ilustrada de A Game of Thrones, comemorando os 20 anos de publicação do volume.

George R. R. Martin e sua lâmina de gelo

 

Em uma postagem no Not a Blog, Martin falou sobre o trabalho publicado em agosto de 1996:

“As resenhas de maneira geral foram boas, as vendas… foram okay. Sólidas. Mas nada espetacular. Não estávamos na lista de mais vendidos, certamente. Fiz uma tour do livro nessa época, assinando cópias em Houston, Austin, e Denton, Texas; em St. Louis, Missouri; em Chicago e Minneapolis; e também na costa oeste de San Diego, Los Angeles, Berkeley, Portland, e Seattle. As filas eram modestas em todos os lugares. Não alcançávamos cem pessoas, e em um evento (St. Louis, pra quem se lembra), não só ninguém apareceu, como também espantei quatro clientes da livraria, fazendo com que eu batesse o recorde de pior sessão de autógrafos com “menos quatro” pessoas presentes (vendo pelo lado bom, eu tinha tempo para conversar longamente com os leitores que apareciam).

Mas caramba, as coisas mudaram durante esses vinte anos.

Meu público é maior agora (apesar que, infelizmente, não posso mais conversar por cinco ou dez minutos com cada cliente). Os livros estão em todas as listas de mais vendidos do país, e também estamos no Reino Unido e no resto do mundo. Há uma série de TV de sucesso que muitos de vocês já ouviram falar, com recorde de audiência, recorde de pirataria, e recorde de prêmios Emmy. Temos, miniaturas, slot machines, pinball machines, cosplayers, bonecos, action figures, moedas, camisetas, graphic novels e traduções para mais de quarenta línguas. Têm sido consideráveis vinte anos, vinte anos que transformaram minha vida e minha carreira, vinte anos em que nenhum dos livros deixou de ser impresso. E algo desse tipo deve ser comemorado. (…)”

De acordo com ele, a edição comemorativa de A Guerra dos Tronos contará com uma introdução de John Hodgman, setenta e três ilustrações em preto e branco, uma para cada capítulo do livro, e mais oito ilustrações coloridas em color plate. Parte das artes foram reaproveitadas de O Mundo de Gelo e Fogo, dos calendários, cardgamesboardgames e do RPG. Mas quarenta a oito delas serão ilustrações originais.

Abaixo é possível ver duas das ilustrações, sendo uma nova, e uma já conhecida por todos nós:

Além de Michael Komarck, o livro contará com os trabalhos de John PicacioPaul YoullGary GianniDidier Graffet, Victor Moreno, Arantza SestayoMagali VilleneuveTed NasmithLevi Pinfold, Marc Simonetti, entre outros.

“E não, antes que alguém pergunte, eu não tinha ideia de onde eu iria parar quando tudo isso começou… ou quanto tempo de estrada seria. Essa foto foi tirada em 1995 na Escócia, depois de eu ter assinado os contratos para os três primeiros livros, mas antes de eu ter entregue qualquer um deles. Naquela época, eu tinha pensado que toda a história poderia ser contada em três livros, e que eu levaria três anos para escrevê-los, um ano por livro. A foto foi tirada apenas algumas semanas depois de definir o primeiro prazo. Ah, como eu era inocente… o cara na foto mal poderia imaginar que estaria gastando a maior parte das próximas duas décadas nos Sete Reinos de Westeros com Tyrion, Daenerys, Arya, Sansa, Jon Snow, Bran, e todos o resto.

Mas aqui estou eu, vinte anos depois… ainda estou trabalhando no livro seis… (e não, desculpe, eu não tenho nenhum anúncio a fazer sobre isso).”


Para adquirir o livro na pré-venda, clique aqui. O lançamento será no dia 18 de outubro.