Depois de ser pressionado por leitores em seu Not A Blog para dar informações a respeito da escrita de The Winds of Winter, George R. R. Martin cedeu um pouco e deu uma pequena resposta sobre a quantas anda o manuscrito do sexto livro das Crônicas de Gelo e Fogo. Não há nenhuma informação concreta a respeito de datas, mas como se trata de uma menção expressa a respeito do progresso do trabalho, algo que tem sido raro nos últimos anos, torna-se uma novidade razoavelmente válida.

No dia 10 de janeiro, um usuário pediu a Martin que desse aos leitores uma atualização de ano novo sobre o livro, ainda que fosse qualquer coisa como “fiz progresso” ou “não fiz progresso”, a não ser que ele quisesse ser bombardeado com mais mensagens privadas pedindo por informações. O autor respondeu, em suma, que:

  • não terminou o livro, mas fez progresso;
  • não fez tanto progresso quanto esperava há um ano atrás, quando achava que hoje ele já estaria pronto;
  • acredita que terminará este ano (mas lembra que pensou a mesma coisa no ano passado).
Esta conversa pode ser lida clicando-se aqui.

“Você realmente acha que declarações com essa fariam alguma diferença? Oh, doce criança de verão, tenho anos de experiência com isso que me dizem o contrário.

Mas tudo bem, vou tentar do seu jeito.

Não terminei, mas fiz progresso. Não tanto quanto esperei um ano atrás, quando achei que teria terminado por agora.

Acho que sairá este ano. (Mas, ei, eu pensei a mesma coisa no ano passado).”

Não foi a primeira vez que GRRM foi solicitado a dar algum sinal relativo ao livro nesta semana. No dia 4, um outro comentário no blog pedia algo similar (provavelmente escrito pelo mesmo usuário), no mínimo para o próprio bem-estar dele, à medida em que isso poderia fazer com que as pessoas parassem de perguntar a ele sobre o livro. Na resposta, Martin também dizia que declarações vagas sobre o progresso não teriam qualquer efeito, e que as únicas coisas que fariam as pessoas pararem de perguntar seriam ele terminar os livros ou um asteroide gigante cair sobre a Terra e destruir a civilização, então não achava que valesse a pena ficar fazendo declarações ou atualizações:

A conversa pode ser lida aqui.

Nada de novo front, portanto. Apesar do progresso e da expectativa de Martin por uma possível publicação do livro em 2017, nada confirmado oficialmente, apenas estimativa e especulação. É possível presumir, porém, que o manuscrito já esteja razoavelmente avançado, visto que o autor acredita ser possível terminar até o fim do ano. Como ele mesmo lembrou, entretanto, ele acreditava em 2016 (e também em 2015) ser possível terminar até o início da sexta temporada e isso não se concretizou, então ainda que o progresso atual seja grande, isso não significa que o ritmo vá continuar. No final das contas, como o próprio Martin gosta de dizer: The Winds of Winter estará pronto quando estiver pronto.


The Winds of Winter não tem data de lançamento confirmada.