O segundo teaser da 7ª temporada de Game of Thrones, acaba de ser divulgado pela HBO nas redes sociais. Colocando Cersei, Jon e Daenerys como protagonistas, o vídeo mostra o novo figurino dos personagens, novos cenários, e a ameaça do inverno. Este teaser segue o primeiro, que mostrava os emblemas das principais casas de Westeros, mas não revelava imagem inédita dos personagens.

A seguir, iremos compartilhar os principais frames de Long Walk, buscando destacar os temas gerais apresentados.

JON SNOW – “Those who feel all the breath of sadness…”

De todos os personagens do teaser, Jon é aquele que parece estar em uma posição mais frágil. Sua atuação revela isso, com o olhar duro e incerto. Mas o cenário também mostra essa fragilidade. O assento de Jon é o mais simples dos três, mas não apenas na questão do design. Jon não precisa subir escadas, não tem jóias, adornos ou vitrais, e não estará sozinho em seu trabalho. Cadeira e mesa estarão no mesmo nível, para todos aqueles que vierem procurá-lo, como sempre estiveram, refletindo o respeito que Jon nutre pelas outras pessoas. Mais líder e idealista do que rei.

Um novo manto de peles e uma lustrosa placa peitoral são as novidades do figurino do personagem.

 

 

DAENERYS: “Sit down next to me…”

A rainha Targaryen talvez seja o componente mais interessante do teaser. Vestida com as cores da casa Targaryen pela primeira vez na série de TV (Viserys já havia feito isso), ela ostenta um vestido negro e um manto vermelho, presos por uma jóia em formato de dragão (parece haver mais de um, talvez a jóia seja o emblema da casa). Essa é a primeira vez em sete anos de série que vemos Daenerys vestida para o inverno. Ou quase isso.

Como sabemos, ela irá desembarcar em Pedra do Dragão assim que chegar à Westeros. Uma vez no lar ancestral da casa Targaryen, ela irá estabelecer sua nova morada. No cômodo que vemos no teaser, é possível perceber que o trono de Daenerys é feito de um padrão de pedras bem específico. Ele lembra as formações rochosas conhecidas como flysch, comuns nas praias de Zumaia no País Basco, local onde a HBO recriou a fortaleza Targaryen.

 

 

CERSEI: “Those who’ve found they’re touched by madness…”

A nova Sala do Trono de Porto Real agora não possui mais a estrela de sete pontas da Fé estampada nas janelas, mas o emblema da Casa Lannister. Além disso, algumas mudanças específicas foram feitas no icônico novo visual de Cersei. Essa é a terceira variação do vestido negro com inspirações napoleônicas, criado pela ganhadora do Emmy Michele Clapton. As jóias da ombreira estão ainda mais pesadas, como se Cersei tivesse que carregá-las.

Os olhos se fechando fazem rima visual com o Salão das Faces de Braavos, recurso que a série já havia usado quando revelou a origem de Jon Snow.

 

O INVERNO

Do ponto de vista temático, o teaser mostra “todos os lados” dos personagens: frente, lado, costas. Mostra que já vimos todos esses e mais lados dos personagens, de dentro pra fora. Em alguns enquadramentos, é como se estivessem sendo observados. Todos caminham em direção ao trono, um caminho solitário. Depois, vemos todos se sentarem naquilo que conquistaram. Sozinhos.

A questão do inverno, elemento que tem sido anunciado desde o primeiro episódio da série, é bem didática. Quando pensamos que um personagem irá se pronunciar com alguma frase de efeito, a única coisa que vemos é um sopro frio, mais intenso do que qualquer palavra poderia ser. Cersei parece ainda mais terrível, porque o inverno combina com ela. Já vimos esse ar branco se desenhando na boca de outros personagens, no Norte, inúmeras vezes. Mas em Porto Real, tudo é muito mais mórbido. Talvez o figurino ajude, com cabelos curtos despreocupados, o vestido de um negro enlutado e as pesadas jóias bordadas no vestido, mais imponentes do que a própria coroa.

A gente não viu de fato o outono em Porto Real. Talvez esse seja o verdadeiro contraste que essas imagens mostram.

O ser de olhos azuis, que pode ser um Outro ou o Rei da Noite, parece ainda mais brilhante, ainda mais azul, ainda mais terrível. Enquanto todos os personagens fecham os olhos em seus respectivos tronos, o Inverno abre os dele, para os reis e rainhas, e para nós.

E, pelo visto, não há luz em Westeros que consiga se manter acesa nessa nova fase da história.

 

A música escolhida é Sit Down, da banda James, em uma nova versão. Em momentos específicos do trailer vemos a letra sobreposta aos personagens. A letra fala daqueles que “sentem todo o ar da tristeza” quando mostra Jon. Depois fala daqueles “que descobriram que são tocados pela loucura” quando mostra Cersei. Para Daenerys, a letra pede: “Sente-se ao meu lado”.

Those who feel the breath of sadness
Sit down next to me

Those who find they’re touched by madness
Sit down next to me

In love, in fear, in hate, in tears
In love, in fear, in hate, in tears
In love, in fear, in hate, in tears
In love, in fear, in hate…

Oh sit down
Oh sit down
Oh sit down
Sit down next to me
Sit down, sit down, sit down, sit down, down
In sympathy

 

Tem alguma interpretação só sua pra dividir com a gente? Use a caixa de comentários!

Ah! Se for citar algo obscuro que leu do reddit sobre a temporada, copie e cole <spoiler> antes do texto sensível, e </spoiler> no fim.


Game of Thrones estreia sua sétima temporada em 16 de julho às 22h (horário de Brasília), mundialmente. Para assistir ao teaser, clique aqui.