Alguns dias depois de uma postagem misteriosa em seu blog que gerou muita repercussão online, com uma ilustração sobre Valíria e uma paráfrase da Bíblia (sobre a queda de Babel), George R. R. Martin fez uma nova postagem em seu blog em quebrou um silêncio que durava alguns meses sobre a escrita de The Winds of Winter.

A capa de ‘The Book of Swords’, antologia editada por Gardner Dozois que conterá conto de George R. R. Martin.

George fez a postagem, inicialmente, para informar que a nova antologia de fantasia editada por seu colega Gardner Dozois, intitulada The Book of Swords (“O Livro das Espadas”), já está em pré-venda. Entre contos de outros autores renomados, o livro contará com um de Martin ambientado em Westeros, como noticiamos em janeiroAinda em janeiro, George informou que esse conto será The Sons of the Dragon (“Os Filhos do Dragão”), uma crônica dos reinados dos dois filhos de Aegon I Targaryen: Aenys I e Maegor, o Cruel. O conto já foi lido em algumas convenções, como a LonCon em 2014, e uma versão resumida pode ser encontrada aqui (em inglês).

George diz que essa obra é mais uma parte de um farto material sobre os Targaryen que ele já tem escrito, com o qual há um plano já antigo de se publicar um grande volume sobre a história da Casa, chamado Fire and Blood (“Fogo e Sangue”). Até aí, nenhuma novidade, mas George trouxe duas novas informações a respeito desse livro:

Falando em História falsa… os frequentadores daqui podem se lembrar de nosso plano de montar um livro inteiro de minha História falsa sobre os reis Targaryen, um volume a que chamamos (de brincadeira) o GRRMarillion, ou (mais a sério) FIRE AND BLOOD. Temos tanto material que ficou decidido que o livro será publicado em dois volumes. O primeiro desses vai cobrir a história de Westeros desde a Conquista de Aegon até a regência do rei menino Aegon III (o Desgraça dos Dragões). Esse já está em grande parte escrito, e vai incluir (pela primeira vez) uma História completa e detalhada da guerra civil Targaryen, a Dança dos Dragões. Minhas histórias em DANGEROUS WOMEN (“The Princess and the Queen”) e ROGUES (“O Príncipe de Westeros”) eram versões resumidas dessas mesmas Histórias.

Não se estabeleceu data de publicação, mas é provável que possamos ter esse primeiro volume de FIRE AND BLOOD no fim de 2018 ou no início de 2019. O segundo volume, que vai levar a História de Aegon III até a Rebelião de Robert, está largamente não-escrito, então esse vai demorar mais alguns anos.

Martin lê ‘The Sons of the Dragon’ na LonCon, em 2014. Foto: Radio Westeros.

As notícias, portanto, são que o que era inicialmente planejado como um único livro, foi dividido em dois, e que o progresso de sua escrita está bastante mais avançado do que muitos leitores imaginavam anteriormente (visto que as declarações anteriores mencionavam uma publicação planejada para após a série principal de livros). Ainda em 2014, George já havia escrito mais de 200 mil palavras em textos sobre a Casa Targaryen. Atualmente, sabe-se sobre quatro textos que estarão presentes em Fire and Blood, informados por Elio García:

  • The Sons of the Dragon (“Os Filhos do Dragão”);
  • Heirs of the Dragon (“Herdeiros do Dragão”, de que O Príncipe de Westeros é uma versão resumida), com aproximadamente 17 mil palavras;
  • The Dying of the Dragons (do qual foi retirado “A Princesa e a Rainha”), com aproximadamente 60 mil palavras;
  • Aftermath  — The Boy King and His Regents (“Consequências  — O Rei Garoto e Seus Regentes”), com aproximadamente 60 mil palavras.

George, sabedor da ansiedade dos leitores, aproveitou para comentar também o progresso sobre The Winds of Winter, não sem desmentir boatos e “teorias” de que ele já teria terminado os livros e estaria segurando o lançamento por alguma razão:

E, sim, eu sei que vocês todos querem saber sobre THE WINDS OF WINTER também. Vi algumas notícias realmente estranhas sobre WOW na Internet recentemente, escritas por ‘jornalistas’ que inventam suas histórias do nada. Não sei qual história é mais absurda, a que diz que o livro está terminado e eu estou sentado em cima dele por alguma razão nefasta, ou a que diz que eu não tenho nenhuma página escrita. Ambas as ‘notícias’ são igualmente falsas e igualmente imbecis. Eu ainda estou trabalhando nele, ainda me faltam meses (quantos? boa pergunta), ainda tenho dias bons e dias ruins, e isso é tudo o que tenho a dizer. Se WINDS ou o primeiro volume de FIRE AND BLOOD vai ser o primeiro a chegar às livrarias é difícil dizer a esta altura, mas eu acho mesmo que vocês terão um livro meu de Westeros em 2018… e quem sabe, talvez dois. Um menino pode sonhar…

George já havia manifestado insatisfação com o “jornalismo” recentemente em seu blog e em sua conta oficial no Twitter (@grrmspeaking). Há cerca de 10 dias, indignou-se com matérias que noticiavam que ele teria parado de escrever para se dedicar à produção de uma nova série na HBO, e com a forma como essa nova série (baseada em obra de Nnedi Okorafor) havia sido divulgada, muitas vezes excluindo-se o nome da autora. Chegou a dizer que às vezes acreditava que o jornalismo morreu no dia em que a Internet nasceu.

Fato é, portanto, que George reiterou pela enésima vez o quão absurdos são os factoides sobre ele ter terminado o livro e não tê-lo lançado por qualquer razão. Mais importante, se manifestou sobre Winds, e, se as esperanças para seu lançamento em 2017 foram sepultadas, há ainda o alento de que ele acredita faltarem “meses” para o término do manuscrito (apesar de ele mesmo não saber estipular quantos). Isso parece indicar que a escrita está mesmo nos últimos estágios, e que uma publicação em 2018 não é improvável.


Gelo e Fogo tem 11 capítulos de The Winds of Winter em traduções próprias, que você pode ler aqui. A Editora Leya publicou recentemente o livro Mulheres Perigosas (que contém o conto A Princesa e a Rainha) e um capítulo de Arianne em seu site de GRRM.