No ar, as entrevistas da HBO com os produtores de Game of Thrones discutindo o roteiro do episódio “The Spoils of War”.

Para abrir o segmento, David e Dan falam sobre o retorno de Arya. Eles contam que se inspiraram na saga de Odisseu, retornando para casa após seu longo exílio, e como ninguém o reconhece após sua jornada. Eles também exploram os sentimentos de Arya ao redor da ideia de que Winterfell não é mais o mesmo lugar. Seu encontro com Sansa, no entanto, revela que as duas hoje nutrem sentimentos de respeito com suas respectivas jornadas, já que ambas conquistaram o que sonhavam: Sansa sempre quis ser uma Lady, Arya sempre quis ser uma espadachim. Benioff e Weiss adicionam que no começo da cena das criptas, ainda há uma tensão entre as irmãs. Mas que ao final do reencontro, elas reconhecem que são pessoas diferentes agora.

Sobre a cena das cavernas em Pedra do Dragão, os produtores revelam que se inspiraram nas cavernas francesas onde é possível encontrar desenhos pré-históricos nas paredes. É para ser algo evocativo, já que alguns dos desenhos nos lembram o que já vimos em Game of Thrones: Os padrões geométricos dos White Walkers. E que isso mostra, mais uma vez, que parte de seus rituais são herança dos Filhos da Floresta. Benioff conta que padrões espirais são bastante místicos e presentes em diversas culturas no nosso mundo real.

Sobre Jon e Daenerys: “Há conflito, e este é um conflito entre duas pessoas poderosas. E para deixar tudo ainda mais complicado, eles estão começando e sentir atração um pelo outro. E isso não está no diálogo ou em nada do que tenhamos escrito, mas na situação em que vemos os dois, em um espaço pequeno. E nós estamos apenas assistindo, sentindo este calor.”

Por fim, os produtores analisam a frustração de Daenerys ao receber as notícias sobre suas derrotas, e como ela se preparou a vida toda por este momento, o que faz com que ela reúna tudo o que sempre quis demonstrar na Campina. E que “essa é a primeira vez que vemos dois personagens principais em lados opostos no campo de batalha” (!) o que torna impossível torcer por algum lado no embate.

Atualização: O canal também compartilhou um vídeo com Maisie Williams, Sophie Turner e Isaac Hempstead discutindo o reencontro dos irmãos Stark. A fala mais interessante do vídeo é a de Sophie, que encerra o vídeo dizendo que Arya, Bran e Sansa são tão diferentes agora, que não podem confiar um no outro por completo:


Clique aqui para assistir ao trailer do episódio Eastwatch.