A editora Leya surpreende a base de leitores de George R. R. Martin com o lançamento da aguardada versão brasileira de Windhaven. O título traduzido será Santuário dos Ventos.

Publicado originalmente nos Estados Unidos em 1982, o livro foi aclamado por crítica e público, além de receber o Locus Award daquele ano.

Na trama, após um desastre espacial, os tripulantes de uma nave intergaláctica passam a habitar uma região que chamam de Santuário dos Ventos, um mundo de pequenas ilhas, de clima difícil e mares infestados por monstros. Composta de inúmeros arquipélagos, a comunicação entre os povos locais é praticamente impossível – até a descoberta de que, devido à baixa gravidade e à sua densa atmosfera, os humanos poderiam voar pelos mares com a ajuda de asas de metal.

Com este pano de fundo, acompanhamos a personagem Maris e seu sonho de se tornar um dos voadores. Para isso, ela recorrerá a tudo que estiver a seu alcance para conquistar as preciosas asas.


A escrita conjunta de Martin e Tuttle

George R. R. Martin e Lisa Tuttle se conheceram no início dos anos 70, iniciaram um relacionamento amoroso, e logo embarcaram juntos na escrita deste livro, que seria publicado integralmente apenas em 1982. A amizade dos dois autores perdura até os dias de hoje.

George e Lisa

Lisa é uma americana apaixonada ficção científica e fantasia. Com 65 anos hoje, sua carreira é repleta de trabalhos e prêmios. Seus contos ganharam o John W. Campbell em 1974 no início de sua jornada literária, o British Science Fiction Award e o International Horror Guild Award, além de terem sido nomeados para Hugo e Nebula Awards. Seus romances incluem Lost Futures, Gabriel, The Pillow Friend, The Mysteries, The Silver Bough e, mais recentemente, os dois primeiros de uma série de mistérios sobrenaturais: The Curious Affair of the Somnambulist and the Psychic Thief, e The Curious Affair of the Witch at Wayside Cross. 

Aqui no Brasil, é possível encontrar O curioso caso de Deodand, conto da escritora, na coletânea Ruas Estranhas.

Ficha técnica

Título: Santuário dos Ventos
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 416
Ano de lançamento: 2018
Tradução: Luis Reyes Gil
Ilustração Capa: Marc Simonetti
Link: Amazon


Em agosto, Windhaven ganha versão em quadrinhos, com ilustrações de Elsa Charretier.