Vídeo Conquest & Rebellion, monstrando Sharra, Ronnel, Visenya e Vhagar no Ninho da Águia.

Lançado mundialmente em dezembro de 2017, o blu-ray da sétima temporada de Game of Thrones conta com a habitual série de animações História e Tradição (ou História e Conhecimento), narrando os principais acontecimentos do mundo de gelo e fogo. Compartilhamos com vocês, nesta postagem, todos os vídeos disponíveis no box, devidamente legendados em português.

São oito animações, Casterly Rock, Highgarden, Prophecies of the Known World, The Citadel, The Dragonpit, The Golden Company, The Hand of the King, The Rains of Castamere. Por último, o curta Conquest & Rebellion: An Animated History of the Seven Kingdoms:

– Para ver as legendas, ative o [cc] no canto inferior direito do player –

Curiosidades

Como já contamos por aqui algumas vezes, estes vídeos produzidos pela HBO costumam ter alguns erros e furos em relação ao cânone de George R. R. Martin. São materiais complementares para a série de TV, portanto, não possuem nenhum compromisso com o material fonte. Para que o leitor despreparado não use integralmente as informações contidas nos vídeos como argumentos para debater os livros, organizamos uma lista com os deslizes cometidos nestas novas animações:

★ No vídeo sobre Rochedo Casterly, Jaime fala energeticamente sobre o ouro Lannister ter acabado. No entanto, como sabemos, nos livros essa situação jamais é citada. Inclusive, George R. R. Martin divulgou em seu site uma versão estendida do capítulo sobre as Terras Ocidentais de O Mundo de Gelo e Fogo. Nessa versão, há um trecho que fala que o Rochedo é uma fonte abundante de ouro e prata ainda nos dias de hoje. Vale observar que Yandel iniciou a escrita de O Mundo de Gelo e Fogo após a Rebelião de Greyjoy durante o reinado de Robert Baratheon, concluindo o tomo durante o reinado de Tommen Baratheon.

★ O vídeo sobre a Companhia Dourada fala sobre os mercenários carregarem os crânios de seus ex-comandantes banhados a ouro, como ostentação. Nos livros, é dito que eles fazem isso para preservá-los. Quando Açoamargo estava prestes a morrer, ele orientou que seus seguidores banhassem seu crânio em ouro para preservá-lo, para que pudessem um dia levá-lo de volta para Westeros. Os comandantes seguintes mantiveram essa tradição, seguindo seu exemplo.

★ É importante ressaltar que o vídeo diz que os exilados da Casa Blackfyre que fundaram a Companhia Dourada se deram tão bem como mercenários que nunca tentaram retomar Westeros. Isso não é verdade, e contradiz inclusive vídeos de história e tradição anteriores. A Companhia Dourada formou a base de comando durante a Terceira, a Quarta e a Quinta Rebelião Blackfyre, todas lutas pela retomada de Westeros. Além disso, a companhia serviu como exército da Guerra dos Reis de nove Moedas, que é citada no vídeo Conquest & Rebellion.

★ Ainda sobre a Companhia Dourada, é interessante observar que na verdade eles carregam dois lemas. O que o vídeo apresenta, “Sob o ouro o aço amargo.”, e também outro: “Nossa palavra vale ouro.”

★ No vídeo sobre profecias, é sugerido que Randyll Tarly matou a bruxa da floresta Maggy a Rã. Isso jamais é citado nos livros, já que Maggy habitava as Terras Ocidentais, e não a região da Campina.

★ No vídeo sobre a Mão do Rei, é dito que Rhaenyra Targaryen era tia de Aegon II Targaryen. Isso não é verdade, já que Rhaenyra e Aegon eram irmãos. A HBO inclusive já havia feito uma animação especial sobre esse assunto.

★ Em Conquest & Rebellion, vemos o dragão Vhagar em tons de azul e verde. George R. R. Martin, no entanto, jamais revelou a cor do companheiro de Visenya nos livros.

★ O vídeo também conta que a Fé dos Sete é a religião dominante em toda Westeros, exceto no Norte, onde os antigos deuses são reverenciados. Na verdade, as Ilhas de Ferro também têm sua própria religião, intocada invasão após invasão, reverenciando o Deus Afogado.

★ Viserys conta que Aegon foi coroado “Rei dos Ândalos e os Primeiros Homens”, quando nos livros o título completo adiciona soberania sobre os Roinares.

★ A narração de Viserys é imprecisa quando ele diz que Maegor, o Cruel, foi seu ancestral: na verdade, Maegor morreu sem filhos, nem mesmo bastardos, e todos os futuros Targaryens descendem do primeiro filho de Aegon, Aenys, cuja mãe era Rhaenys. Viserys talvez esteja usando o termo “ancestral” em um sentido amplo. Portanto, se é um termo adequado ou não, fica ao critério de cada um.


Qualquer outra curiosidade ou dúvida em relação as animações deste ano, esperamos que você divida conosco nos comentários. É possível encontrar TODAS as animações de História e Tradição dos Blu-rays de cada temporada, devidamente legendadas, clicando aqui.