Diana Gabaldon George R. R. Martin
Diana Gabaldon e George R. R. Martin na SDCC de 2014. Fonte: Unbound Worlds Youtube.

Há alguns dias, veio à tona na web uma fala de Diana Gabaldon sobre George R. R. Martin e Os Ventos do Inverno. A autora, conhecida pela série Outlander, relatou que em uma conversa com George, o autor lhe revelou uma situação pela qual estava passando na escrita do sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo.

O usuário Too_Real Dog_Meat postou no reddit um vídeo de Diana durante uma sessão de perguntas, em que ela relata o seguinte:

Estávamos conversando, e perguntei como estava indo com o novo livro, e ele disse “Estou tendo todo tipo de problemas”, e me perguntou: “Você já matou alguém que depois você percebeu que precisava?”, e eu disse “Não, George, isso nunca aconteceu comigo” (risos). E ele disse: “Acabei de me pintar contra um canto”. E isso acontece com frequência quando se escreve, mas você tem uma imaginação, sabe, essa é sua rota de fuga, e eu disse a ele: “Bem, se você se pintou contra um canto, o que você faz é arrumar um balde novo e pintar de volta o chão atrás de você. Você pode revisar a história, se você tentar é fácil.”

Cabe explicar o que George quis dizer com a expressão “se pintar contra um canto”, com a qual Diana também brincou ao aconselhá-lo. Trata-se de uma expressão em língua inglesa para quando alguém se coloca em uma situação com poucas alternativas favoráveis. Vem da idea de uma pessoa que começa a pintar o chão de um cômodo, e aplica a tinta por toda a extensão dele, exceto o canto em que ela inevitavelmente terminará. Para sair do quarto, essa pessoa só poderá acabar sujando o que acabou de ser pintado.

De qualquer forma, a questão interessante desse relato de Gabaldon é que George disse estar tendo problemas decorrentes da morte de um personagem. Diante do fato que muitas mortes já ocorreram e mais são esperadas para o próximo livro – e isso sem qualquer piada infame e infantil do tipo “Martin mata todo mundo!” –, e da grande quantidade de arcos diferentes em que elas aconteceram elas acontecerão, fica um pouco difícil especular quem seria esse personagem com alguma segurança. O fato de George ter dito na conversa que havia acabado de se meter nessa situação, porém, pode indicar que ele escreveu essa morte em The Winds of Winter (e não uma morte dos livros anteriores cujos efeitos estariam reverberando apenas agora).

É importante ressaltar, também, que outro usuário (creature-of-habit) relatou que esteve en uma palestra de Gabaldon no ano passado, e que ela contou a mesma história, dizendo que essa conversa com George havia ocorrido há alguns anos. Pode ser, portanto, que ele já tenha solucionado essa questão na escrita de Os Ventos do Inverno.

Problemas como esse não são incomuns na escrita de As Crônicas de Gelo e Fogo: Martin sofreu bastante para completar A Dança dos Dragões por causa do nó meereenese (sobre o qual você pode aprender mais em nosso artigo sobre a história da escrita dos livros). Diante da complexidade das tramas e do enorme elenco de personagens, e do fato de que George não gosta de deixar furos no enredo e nem utilizar atalhos fáceis, não é de surpreender que situações como essa aconteçam.

Diana Gabaldon tem uma história na antologia Mulheres Perigosas, editada por Martin e Gardner Dozois (e que contém também um conto ambientado em Westeros). Você pode adquirir o livro aqui.

E afinal, quem será esse personagem cuja morte causou (ou está causando) problemas a George R. R. Martin? Especulemos nos comentários!