A lenda das histórias em quadrinhos e mais famoso editor da Marvel Comics, Stan Lee, faleceu na última segunda-feira, dia 12. Não é novidade que George R. R. Martin sempre foi um grande fã de super heróis, e especialmente do trabalho de Lee no início dos anos 60. Como costuma fazer quando perde algum amigo próximo ou ídolo, o autor se manifestou em seu Not a Blog, prestando sua homenagem ao quadrinista falecido.

Com o título de Farewell to a Marvel (“Adeus a uma Maravilha”), Martin relata que ele e Stan nunca foram amigos próximos, mas se encontraram algumas vezes (o que mencionamos em nossa homenagem aos 70 anos de Martin). George diz que nesses encontros ele se sentia apenas um fã, e como todo fã, era tratado muito bem por Lee.

Carta de GRRM na “Fantastic Four” número 20, em 1963. Reprodução.

O autor lembra também que o seu primeiro texto publicado foi em uma revista de Lee e Kirby, quando um Martin adolescente enviou uma carta para a revista Fantastic Four #17, de 1963 (outro fato listado por nós na homenagem dos 70 anos).

Na sequência, GRRM explica o motivo de sua admiração por Stan Lee:

Esses personagens [o Quarteto Fantástico, Homem Aranha, etc.] tinham personalidade. Caprichos, falhas, temperamentos. Os heróis não eram completamente bons e os vilões não eram completamente maus. As histórias tinham viradas, não dava pra saber para onde elas estavam indo. Às vezes, os mocinhos lutavam contra outros mocinhos. Os personagens cresciam e mudavam… na DC, o Superhomem e a Lois Lane estavam presos no mesmo relacionamento por décadas, mas Peter Parker teve várias namoradas, como um adolescente de verdade, ele terminou a escola e foi para a faculdade, as pessoas podiam morrer e de fato morriam.

Você tinha que estar lá para entender como tudo isso era revolucionário. Os quadrinhos como os conhecemos não existiriam sem Stan Lee. Talvez, nem sequer existisse, verdade seja dita.

As cartas que Martin frequentemente enviava para Lee e Kirby o inseriram no circuito de fãs de histórias em quadrinhos, e ele começou a receber fanzines enviadas por outros leitores. Mais tarde, Martin passou também a escrever para estes fanzines, que foram suas primeiras histórias publicadas.

Uma dessas histórias, Só as Crianças tem Medo do Escuro, pode ser encontrada em RRetrospectiva da Obra. O autor diz que essas histórias o motivaram a continuar escrevendo e por isso, considera Stan Lee como uma de suas maiores influências, se não a maior.

A homenagem é finalizada a seguinte mensagem:

Prezado Stan Lee,

Você fez um grande trabalho. Enquanto as pessoas ainda lerem revistas em quadrinhos e acreditarem em heróis, seus personagens serão lembrados. Muito obrigado. Make Mine Marvel.

George R. Martin
35 East First Street
Bayonne, New Jersey

Como sabemos, Martin mora atualmente em Santa Fe, mas o endereço com o qual ele assinou esta mensagem é o de sua antiga residência na cidade de Bayonne, onde cresceu, e também o que está em sua primeira carta publicada na Marvel.

Outra curiosidade é o uso do bordão “Make Mine Marvel”, usado por Lee e os leitores nos anos 60 e que foi ressuscitado para a fase Marvel Legacy no ano passado.

A equipe do Gelo & Fogo também lamenta a perda de um grande quadrinista, criador de personagens que mudaram o mundo dos quadrinhos e da ficção.

Bônus: George lendo a carta que enviou para Lee e Kirby aos 13 anos: