Após alguns anos de não-notícias, rumores fabricados e hypes injustificados, parece que finalmente temos uma boa notícia sobre The Winds of Winter. Para um leitor desavisado, um título dizendo que George R. R. Martin está finalmente terminando Os Ventos do Inverno pode parecer apenas mais uma entre as dezenas de notícias que circulam na web todos os meses sobre o livro.

George R. R. Martin
George R. R. Martin trabalhando em The Winds of Winter, durante aparição ao vivo no Last Night Tonight, em 2014. Na tela, um capítulo de Asha Greyjoy.

Porém, quem acompanha o Gelo & Fogo há mais tempo sabe que não temos por costume ser sensacionalistas ou caçadores de cliques com notícias que envolvem George, e não corremos para divulgar qualquer rumor irresponsavelmente. Nós, ao contrário, repudiamos essas práticas.

Desta vez, parece que as coisas estão realmente diferentes. Ao que tudo indica, Martin pode mesmo estar chegando ao fim da escrita de Os Ventos de Inverno.

A repórter Alexandra Wolfe, do tradicional Wall Street Journal, conversou com George R. R. Martin recentemente, e publicou uma matéria contando sobre a entrevista com o autor. Ela relata no primeiro parágrafo:

George R. R. Martin está escondido. Ele está falando comigo de um refúgio secreto e remoto nas montanhas, cuja localização ele se recusa a revelar. É uma cabana que ele visita quando quer se concentrar para finalizar um livro – e está trabalhando duro em “The Winds of Winter”, o aguardado sexto volume em “A Song of Ice and Fire”, a série de fantasia que gerou a imensamente popular “Game of Thrones” da HBO.

George R. R. Martin bunker
George disse estar no bunker em 2011, pouco antes de terminar A Dança dos Dragões. Recentemente ele esteve em seu refúgio secreto. Fonte: Not a Blog.

Nosso colega Jeff “BryndenBFish” Hartline, no Twitter, observou que mais ou menos um mês antes de anunciar o término da escrita de A Dança dos Dragões, em 2011, George havia dito (em seu blog) estar em um bunker. É, possivelmente (ou talvez provavelmente) a mesma “cabana secreta”.

Do outro lado do mar (não tão estreito, o oceano Atlântico), nosso outro colega Javi Marcos, do Los Sete Reinos, diz que suas próprias fontes informaram que George também esteve no tal refúgio no começo deste ano, e que a visita contribuiu bastante para o progresso de Os Ventos do Inverno.

Na entrevista com Wolfe, Martin ressaltou que escreve durante os sete dias da semana, exceto durante a temporada da NFL, quando tira os domingos para assistir aos New York Giants e New York Jets na TV. O autor também disse (novamente) que embora a série de TV tenha ultrapassado seus livros, vai terminar sua história da forma como tem na cabeça há 25 anos.

É importante lembrar que os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo recebem um tratamento especial das editoras para serem publicados mais bem rápido do que o normal (é do interesse delas, afinal, que eles sejam lançados o quanto antes). George já explicou, no passado, que é possível o livro estar nas livrarias mais ou menos três meses após ele entregar o manuscrito (e foi assim com A Dança dos Dragões).

Quanto ao anúncio oficial do término da escrita de Os Ventos do Inverno, Martin já disse que o fará em seu blog pessoal (como também fez com Dança). Parece que finalmente podemos ter esperanças de que essa divulgação aconteça nos próximos meses. A ver.

Para ler tudo o que há de informação sobre o livro até o momento (incluindo onze capítulos traduzidos), acesse nossa página especial sobre Os Ventos de Inverno. Em setembro, também escrevemos sobre o que George R. R. Martin tem escrito nos últimos anos.