A exemplo do que já aconteceu com A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones), o segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, A Fúria dos Reis (A Clash of Kings) ganhará uma edição ilustrada, de luxo, em comemoração pelos 20 anos de sua primeira edição.

A Fúria dos Reis
Ilustração de capa da primeira edição de A Fúria dos Reis, por Stephen Youll.

George R. R. Martin fez o anúncio da nova edição de aniversário em seu blog, informando também que o livro conterá ilustrações coloridas e em preto-e-branco da artista Lauren Cannon (cujo portfólio pode ser visto aqui). Aspas para George (com tradução nossa):

O segundo volume de A Song of Ice and Fire, A CLASH OF KINGS, foi publicado em 1999. (Parece que foi ontem, sinceramente. E ainda me lembro dos três anos entre os livros, quando os leitores enviavam e-mails me perguntado por que estava demorando tanto para o livro dois, já que Outro Autor de Fantasia [preencha com algum à sua escolha] lançava um livro por ano, fizesse chuva ou sol, e por que eu estava demorando tanto? Uff. Bons tempos aqueles, quando eu atrasava só dois anos). O ano que vem marcará o vigésimo aniversário do lançamento, então a Bantam Spectra fará uma edição de luxo com capa de couro de CLASH também.

Ilustração de Lauren Cannon para o autor Stant Litore.

Aqui cabe um esclarecimento quanto às datas. A publicação em 1999 aconteceu nos Estados Unidos, alguns meses depois do lançamento no Reino Unido, que aconteceu ainda em 1998. A edição comemorativa de aniversário será publicada pela Bantam Spectra, a editora americana, e aparentemente por isso a data de 1999 é a utilizada.

A título de curiosidade, A Fúria dos Reis já ganhou uma edição ilustrada anteriormente, com arte de John Howe (que também será responsável pelo calendário 2020 de As Crônicas de Gelo e Fogo).

Essa edição anterior foi lançada em 2001, pela extinta editora Meisha Merlin, e continha apenas ilustrações em preto-e-branco. Algumas ilustrações podem ser vistas no site de GRRM, aqui.

Assim que tivermos informações sobre um possível lançamento no Brasil da nova edição, informaremos. A versão ilustrada de A Guerra dos Tronos, publicada pela Leya, pode ser adquirida na Amazon.