Emilia Clarke, interprete de Daenerys Targaryen em Game of Thrones, publicou um belíssimo artigo  na revista New Yorker, revelando problemas de saúde enfrentados durante as gravações de Game of Thrones. A atriz foi diagnosticada com aneurisma cerebral, e esteve em sério risco durante muito tempo. Hoje, ela revela uma impressionante história de superação.

Emilia Clarke
Emilia Clarke, por Carlota Guerrero

Em 2013, quando a notícia sobre a saúde de Emilia foi divulgada enquanto ela estava em turnê com Bonequinha de Luxo, chegamos a subir uma nota sobre o ocorrido no Game of Thrones BR. Tiramos do ar semanas mais tarde. Hoje, a atriz decide contar sua própria história, e temos a oportunidade de relembrar a jornada de Daenerys na série de TV com outros olhos.

No artigo para a New Yorker, Clarke falou publicamente pela primeira vez sobre ter sofrido dois aneurismas cerebrais, o primeiro ocorrendo pouco depois de terminar de filmar suas cenas para a primeira temporada de Game of Thrones. Ela revela que teve a primeira crise aos 24 anos, enquanto treinava com seu preparador físico.

Imediatamente senti como se um elástico estivesse apertando meu cérebro. Eu tentei ignorar a dor, mas simplesmente não consegui. Eu disse ao meu treinador que precisava fazer uma pausa. De alguma forma, quase engatinhando, cheguei ao vestiário. Quando cheguei ao banheiro, caí de joelhos, violentamente, volumosamente doente. Enquanto isso, a dor – como tiros, como facas, apertando – estava piorando. Em algum nível, eu sabia o que estava acontecendo: meu cérebro estava danificado.

Emilia foi levada às pressas para o hospital, onde passou por uma cirurgia “minimamente invasiva” para hemorragia subaracnóidea, também conhecida como hemorragia cerebral. Um pouco mais de duas semanas após a cirurgia, a atriz descobriu que sofria de afasia, uma condição que prejudica a capacidade de uma pessoa de processar a linguagem. Neste caso, ela não conseguia se lembrar do próprio nome.

Nunca vivi um medo como este – uma sensação de condenação. Eu conseguia ver a vida que teria, mas não era uma que valeria a pena viver. Sou uma atriz; Eu preciso lembrar minhas falas. Mas agora eu não conseguia lembrar meu nome… Nos meus piores momentos, eu queria desligar a tomada. Eu pedi à equipe médica para me deixar morrer. Meu trabalho – todo o meu sonho sobre o que minha vida seria – centrado na linguagem, na comunicação. Sem isso, eu estava perdida.

A afasia passou cerca de uma semana mais tarde, mas antes de Emilia deixar o hospital, disseram-lhe que descobriram um novo aneurisma, um menor, do outro lado do cérebro. E que ele poderia “estourar” a qualquer momento. Neste meio tempo, ela conta que continuava a sentir dores muito fortes, fraqueza, exaustão, ataques de pânico e ansiedade extremos. Promoveu a primeira temporada inteira com medo. Gravou a segunda temporada inteira sentindo dores, dificuldades, e achando que poderia morrer. Ela precisava se medicar com morfina nos compromissos de publicidade para a HBO.

A segunda temporada ia ser a minha pior. Eu não sabia o que Daenerys estava fazendo. Se puder ser realmente honesta, diria que a cada minuto de cada dia eu pensava que ia morrer.

Anos depois, quando ela fez exames após terminar as cenas para a 3ª temporada de Game of Thrones, os médicos disseram a ela que o aneurisma havia dobrado de tamanho e que seria melhor “cuidar disso”.

Embora lhe foi prometida uma operação relativamente simples, o procedimento falhou e ela ficou com um enorme sangramento cerebral que exigiu uma cirurgia totalmente invasiva em seguida. A recuperação foi longa e silenciosa, mas Emilia não deixou de honrar seus compromissos promovendo a série. Ela inclusive revela que durante a San Diego Comic Con de 2013, seu estado físico estava muito precário, e ela pensou que morreria na frente do público e dos entrevistadores diversas vezes.

Mas, apesar de todas as complicações, Emilia disse que ela se recuperou totalmente nos anos seguintes.

Me curei além das minhas esperanças mais irracionais. Agora estou em cem por cento.

Além de assinar o longo ensaio, Emilia participou de um segmento no podcast da New Yorker, onde desenvolve um pouco mais sobre o assunto. Escute a seguir:

O depoimento foi tão generosamente escrito para que ela pudesse divulgar sua instituição de caridade, que leva o nome de SameYou. O órgão visa fornecer tratamento para pessoas em recuperação de lesões cerebrais e derrame cerebral.

A SameYou tem como objetivo impulsionar pesquisas com a Stroke Association UK para entender as necessidades de recuperação de pessoas que sofrem lesões cerebrais, especialmente jovens.

Outros objetivos da instituição, incluem o financiamento de pesquisas clínicas e a formação de uma nova qualificação em treinamento em neurorreabilitação.


A oitava temporada de Game of Thrones estreia em 14 de abril.