Game of Thrones é escura e cheia de terrores. Talvez literalmente. Ao longo das temporadas, a fotografia de série ficou mais sombria. Há cenas que sequer conseguimos enxergar os personagens em tela. Mas, saiba que isto está longe de ser um problema exclusivo da série da HBO, e tem sido motivo de discussão por críticos de TV há bastante tempo.

Sansa e Daenerys no episódio 8.02 ‘A Knight of Seven Kingdoms’

Há dois anos, Kim Enfro, jornalista no Insider, abordou o assunto com um dos diretores de fotografia da série, Robert McLachlan. Ele explica que a falta de iluminação extra nas cenas em Game of Thrones é intencional.

Se você assistir a primeira temporada de novo, há muita luz de background, sem motivo. Mesmo em cenas em locação aberta, você percebe que foram iluminadas. Os cineastas que vêm produzindo coisas desde aquela época, acho que estamos todo na mesma página onde tentamos ser o mais natural possível.

A ideia é que esses cenários e locações parecessem como se não fossem iluminados por técnicos, mas apenas pela Mãe Natureza ou por algumas velas, parecendo mais natural, embora aprimorado em alguns casos.

Game of Thrones escura
Tormund no episódio 8.01, Winterfell. A imagem não possui edição.

Ainda de acordo com McLachlan, nas temporadas anteriores, ainda estávamos no final do verão e início do outono na história. Há uma preocupação da área técnica com a verossimilhança das imagens de acordo com as estações.

Na sétima temporada, é claro, o inverno chegou. No passado, deixávamos as cortinas abertas por necessidade, em cenas internas em Winterfell ou Castelo Negro, para que alguma luz do dia pudesse entrar. Essa era nossa principal fonte de iluminação. Havia essa regra lá, que ninguém neste mundo queimaria velas durante o dia porque elas são um item de luxo, são muito caras.

O que acontece agora é que, com o inverno realmente aqui, houve um consenso de que seria uma tolice para esses personagens terem as cortinas abertas quando está fazendo muito frio. Por que eles fariam isso? Mas, por outro lado, isso torna muito mais difícil para um diretor de fotografia justificar alguma luz natural, sem exagerar as velas ou o fogo, ou o que você tiver.

Game of Thrones escura
O pátio de Winterfell, com a luz do dia.
Game of Thrones escura
Os cômodos de Winterfell, com a luz do dia.

Isso é interessante, e parece ser um consenso entre os profissionais da área.

No entanto, destaco que as imagens promocionais produzidas pela Helen Sloan sempre fazem os espectadores se derreterem ao revelar detalhes sobre figurino, maquiagem e cenários que não foram percebidos durante as cenas.


Assista ao trailer do episódio 8.03 clicando aqui.