No Por Dentro do Episódio que discute as cenas do episódio 8.03 ‘The Long Night’, muitas revelações e considerações importantes são feitas por David Benioff e Dan Weiss, showrunners de Game of Thrones.

Benioff ressalta que encontramos os mortos-vivos na primeira cena do primeiro episódio da série. E que este é o ponto culminante de uma das principais histórias apresentadas.

Sobre Arya, os produtores falam que sua jornada através de toda a série levou-a até este ponto, para esta batalha, para seu momento final. Benioff e Weiss refletem sobre a cena final, afirmando que ela foi decidida há menos tempo do que se imaginava.

Melisandre previu que Arya mataria o Rei da Noite?

Profecia Arya Melisandre
Arya e Melisandre em ‘The Long Night’

Durante seu breve tempo juntas em Winterfell, Melisandre repete a profecia que fez durante a primeira vez que encontrou Arya, no episódio 3.06; ‘The Climb‘.

Você disse que nos encontraríamos de novo. Você disse que eu fecharia muitos olhos para sempre. Você estava certo sobre isso também.

– diz Arya.

Olhos castanhos, olhos verdes e olhos azuis.

– responde a sacerdotisa.

 

Será que é correto afirmar que Melisandre previu que Arya mataria o Rei da Noite?

Se você prestou atenção no vídeo acima, percebeu que Benioff conta que decidiu que este seria o destino de Arya há três anos, e que escolher ela como o carrasco do Rei da Noite foi a opção mais correta para eles na sala de roteiros. A terceira temporada de Game of Thrones, no entanto, foi filmada há 7 anos. Esta é, portanto, uma continuidade retroativa (ou retcon). Portanto, este não foi o plano desde o começo, apesar da fala de Melisandre ser um gancho para que os roteiristas decidissem o que fazer depois.

Se esta discussão é importante ou não, ou se podemos validar um retcon como profecia, é necessário esclarecer: Arya tirou a vida de muitas pessoas em sua jornada. Vamos recordar cada uma delas?

Quantas pessoas Arya já matou em Game of Thrones?

Olhar para a profecia de Melisandre na 3ª temporada de Game of Thrones e tentar adivinhar o que ela enxergou para o destino de Arya tem sido discussão garantida nos fóruns e grupos de fãs pela internet há muito tempo.

Vamos tentar relembrar quantas pessoas ela já matou na série de TV?

O jovem cavalariço (1 ª temporada)
Na primeira morte da vida de Arya, ela usa Agulha para golpear um garoto dos estábulos enquanto fugia do Fortaleza Vermelha, já que os soldados Lannister estavam executando todas as pessoas da Casa Stark em Porto Real.

Cócegas (2ª temporada)
Após salvar a vida de Jaqen H’ghar, o Homem Sem Rosto oferece a Arya um pagamento: Nomear três pessoas para que Jaqen as mate. O primeiro nome que ela lhe dá é de Cócegas, o torturador de Harrenhal. Jaqen quebra seu pescoço em nome dela.

Sor Amory Lorch (2ª temporada)
O segundo nome que Arya dá a Jaqen é Amory Lorch, um cavaleiro da Casa Lannister. Lorch flagra Arya com uma pergaminho que ela roubou de Lorde Tywin. Antes que ele tenha a chance de contar a Tywin que ela é uma espiã, Jaqen o mata com um dardo envenenado.

Um soldado Frey (3ª temporada)
Não muito tempo depois de escapar das Gêmeas e do massacre do Casamento Vermelho, Arya e Sandor passam por quatro soldados da Casa Frey. Reunidos, eles conversam sobre como eles costuraram a cabeça do lobo gigante de Robb Stark, no corpo decepado do Rei do Norte. Arya se aproxima deles pedindo por comida, e então brutalmente apunhala um. Esta é a primeira morte que Arya comete após seu encontro com Melisandre.

Um soldado Lannister (4 ª temporada)
Viajando com o Cão de Caça, Arya passa por um grupo de soldados Lannister na Estalagem do Entroncamento. Arya os reconhece como alguns dos soldados que interceptaram ela e seus amigos em sua jornada para fora de Porto Real. Eles reconhecem Sandor e iniciam uma briga. Arya mata um deles.

Polliver (4 ª temporada)
Na mesma luta na Estalagem do Entroncamento, Arya recupera sua espada, Agulha, do homem que a roubou na 2ª temporada: Polliver. Ela transpassa sua espada pela garganta dele, da mesma forma que ele matou seu amigo Lommy anos antes.

Rorge (4 ª temporada)
Quando Arya conhece Jaqen H’ghar na 2ª temporada, ela está viajando com Yoren, um homem da Patrulha da Noite. Yoren tinha três prisioneiros na ocasião. Arya os liberta, estando entre eles Jaqen, e Rorge, que ameaça agredi-la.

Na 4ª temporada, Arya e o Cão são atacados por Rorge, e ela o esfaqueia no estômago com Agulha.

Sor Meryn Trant (5ª temporada)
Ser Meryn é o Guarda Real que mata Syrio Forel, professor de Arya, na 1ª temporada. Quando ele chega em Braavos, ela se vinga roubando um rosto da Casa de Preto e Branco e fingindo ser uma menina trabalhando em um bordel. Ela o apunhala nos olhos e depois corta sua garganta. Por este crime, os Homens Sem Rosto a cegam.

Criança Abandonada (6ª temporada)
Arya se recusa a assassinar a atriz Lady Crane para os Homens Sem Rosto, então Jaqen envia a garota sem nome conhecida como Criança Abandonada para matar Arya. A assassina persegue Arya através de Braavos, mas eventualmente cai em uma emboscada e é morta em um quarto escuro.

Lothar Frey e Black Walder Frey (6ª temporada)
Arya deixa Braavos, com a intenção de voltar a ser Arya Stark e abandonar seu treinamento. Ela se dirige para as Gêmeas, onde se vinga de Walder Frey. Ela mata os dois filhos de Lorde Walder, prepara uma torta com sua carne humana, e oferece como alimento ao pai deles.

Lorde Walder Frey (6ª Temporada)
Após revelar que o fez comer os próprios filhos, Arya corta a garganta de Lorde Walder.

Todos os homens da Casa Frey (7ª Temporada)
Após assassinar Walder e seus herdeiros, Arya usa seus poderes de Mulher Sem Rosto para montar uma armadilha. Ela reune todos os homens restantes da Casa Frey e, fingindo ser Lorde Walder, envenena todos eles.

Petyr Baelish (7ª Temporada)
Em um plot confuso com manipulações e conspiração, Arya executa Mindinho sob ordens de Sansa, cortando sua garganta na frente dos lordes nortenhos.

O Rei da Noite (8 ª temporada)
Ao aceitar o destino que Melisandre traçara para ela anos atrás, Arya consegue se esgueirar pelo castelo invadido por wights, correr até o bosque sagrado, e matar o Rei da Noite com sua adaga de aço valiriano, a mesma que foi usada para tentar matar Bran Stark há muitos anos, e a mesma que ela usou para matar Petyr Baelish.

É preciso entender que, afinal, Arya protagoniza muitas cenas violentas ao longo de sua vida. Ela cerrou muitos olhos, de muitas cores. E vestiu a morte, usando muitos rostos que sequer conhecia. Sua jornada como criança soldado é profundamente triste. Quando um exército inteiro de mortos invadiu sua casa, ela os exterminou. Mas ainda há dois nomes em sua lista.

Será que ela conseguirá riscá-los? As cores de seus olhos importam, alinhados a uma lista tão grande?

Vejo uma escuridão em você

– disse Melisandre.

Esta, talvez, tenha sido a previsão que importa.


Assista aos bastidores da batalha em Winterfell clicando aqui.