George R. R. Martin

Mais rumores envolvendo George R. R. Martin. Desta vez, a repercussão foi sobre uma fala de Ian McElhinney, ator que interpretou Barristan Selmy em Game of Thrones, a respeito dos livros que continuarão As Crônicas de Gelo e FogoThe Winds of Winter (“Os Ventos do Inverno”) e A Dream of Spring (“Um Sonho de Primavera”).

McElhinney disse, em um evento na Rússia, que a notícia que recebera era a de que George teria terminado os dois livros, mas que um acordo com David Benioff e D. B. Weiss impedia a publicação deles. O ator, no entanto, abriu sua fala dizendo “Talvez vocês saibam mais sobre isso do que eu…“, o que já indicava que ele não tinha qualquer informação privilegiada, e estava apenas repetindo algo que chegara a ele.

De fato, esse rumor infundado sobre GRRM ter terminado os dois livros tem sido bastante prevalente na web, e Ian aparentemente foi mais uma vítima dele. Como as fake news se alastram desesperadamente, Martin foi obrigado a, mais uma vez, falar sobre isso em seu Not A Blog. Transcrevemos aqui o post completo de George:

Idiotice na Internet

A cada vez me convenço mais de que jornalismo de Internet é uma contradição em termos.

Nos últimos tempos parece haver uma nova história sobre mim em algum lugar da net todos os dias, ou praticamente isso. Muitas entendem as coisas de forma errada. Na maioria das vezes, eu as ignoro. Tenho coisas melhores para fazer do que ficar tentando rastrear todos os rumores estranhos ou notícias fabricadas do nada que pipocam em algum site obscuro tentando pescar tráfego.

De vez em quando, porém, uma dessas histórias consegue uma circulação improvável, e só dar risada da insanidade não é mais suficiente.

Isso parece estar acontecendo agora. De repente, essa história louca sobre eu ter terminado OS VENTOS DO INVERNO e UM SONHO DE PRIMAVERA há anos está pipocando em todo lugar. Não, eu não vou fornecer links. Não quero recompensar os fornecedores de desinformação com cliques.

Vou, no entanto, deixar registrado – não, OS VENTOS DO INVERNO e UM SONHO DE PRIMAVERA não estão terminados. SONHO ainda nem começou; não vou começar a escrever o volume sete até que tenha terminado o volume seis.

Me parece absurdo ter que declarar isso. O mundo é redondo, a Terra gira em torno do sol, a água é molhada… tenho que dizer isso também? Me espanta que alguém sequer acredite nessa história, nem que seja por um momento. Não faz o mínimo de sentido. Por que eu ficaria anos sentado em cima de romances terminados? Por que minhas editoras – não só aqui nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro – jamais concordariam com isso? Elas lucram milhões e milhões de dólares sempre que um livro novo de Gelo & Fogo sai, assim como eu. Atrasar não faz sentido. Por que a HBO quereria que os livros atrasasssem? Os livros ajudam a criar interesse na série, assim como a série cria interesse nos livros.

Então… não, os livros não estão prontos. HBO não me pediu para atrasá-los. Nem David & Dan. Não existe um “acordo” para segurar os livros. Garanto a vocês, tanto a HBO quanto David & Dan teriam ficado empolgados e satisfeitos se OS VENTOS DO INVERNO tivesse sido entregue e publicado quatro ou cinco anos atrás… e NINGUÉM teria ficado mais satisfeito do que eu.

Já disse antes: não acreditem em tudo o que leem na Internet.

Exceto aqui, é claro.

George fez, ainda, outros posts de esclarecimento depois desse principal. Em um deles, confirmou uma notícia:

Na sessão de perguntas e respostas depois da premiere do novo filme TOLKIEN em Los Angeles, na semana passada, eu realmente disse que Gandalf poderia dar uma surra no Dumbledore.

Dei uma boa risada. O que foi bom. Porque foi uma piada, sabe.

O que não significa que não é verdade.

Gandalf PODERIA SIM dar uma surra no Dumbledore. Digo, duh. Ele é um maia, pessoal. A coisa mais próxima de um semideus. Gandalf morre e volta. Dumbledore morre e continua morto.

Mas se puder acalmar os potteritos por aí, digo que Gandalf também daria uma surra em Melisandre.

No outro post, ele desmentiu que não goste do personagem Bronn:

Já que estou derrubando histórias malucas da Internet… também havia uma que dizia que eu odeio o personagem Bronn e/ou o ator que o retrata, Jerome Flynn.

Bobagem completa. Nem um pingo de verdade.

Eu criei Bronn, então seria pouco modesto de minha parte dizer que ele é um personagem sensacional… mas que se dane, ele é um personagem sensacional, e os meus leitores com certeza o verão mais nos livros que estão por vir.

E Jerome Flynn foi simplesmente MARAVILHOSO. Foi uma honra trabalhar com ele. Ele fez um trabalho admirável ao trazer Bronn à vida.

De novo: não acreditem em qualquer coisa que lerem na Internet.

Esse rumor se relaciona com a história que circulou na semana passada, de que ele teria criticado os rumos do roteiro final de Game of Thrones, o que nunca aconteceu. Também publicamos um post desmentindo isso.

Gelo & Fogo recomenda que os leitores frequentem sempre o blog de Martin e que, ao se depararem com notícias sobre o autor, procurem sempre as fontes primárias de informação.