Wild Cards Worldcon
O painel de Wild Cards na Worldcon 76, em Dublin. Foto: Arthur Maia.

A 77ª edição da World Science Fiction Convention, a Worldcon, teve início hoje em Dublin. O evento conta com vários expoentes da literatura de fantasia e ficção científica, e um dos painéis de hoje foi centrado em Wild Cards, com a moderação do próprio George R. R. Martin.

George coordenou uma competição (uma espécie de quiz) com sete autores da série respondendo a perguntas diversas sobre os 27 livros publicados. Estiveram presentes Carrie Vaugh, Walter Jon Williams, Charlie Stross, Peadar Ó Guilín, Mary Ann Muhanraj, Kevin Andrew Murphy e Paul Cornell, e surgiram alguns comentários interessantes.

Como havíamos noticiado no ano passado, existem duas séries de Wild Cards em produção no Hulu, com produção executiva de Melinda M. Snodgrass e Vince Gerardis, além do próprio George R. R. Martin à distância. Hoje foi revelado que as duas séries já têm pilotos escritos. Uma será focada nos ases, outra, nos coringas.

GRRM se referiu ao seu personagem O Poderoso Tartaruga como “eu mesmo, se tivesse telecinese“, e reforçou que é o personagem mais autobiográfico de sua carreira. Acrescentou também que é um personagem pelo qual tem muito carinho e sobre quem adoraria escrever mais histórias sobre ele, mas que não deve acontecer antes de terminar pelo menos o sexto de livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, Os Ventos de Inverno.

Martin também revelou que as sessões de RPG que deram origem a Wild Cards tiveram apenas seus personagens adaptados, mas não as campanhas. O motivo é que as aventuras originais tinham uma temática muito mais “bem contra o mal”, e escrever as história para o livro exigia uma abordagem mais realista.

Originalmente, os livros se passariam no período correspondente à sua escrita, mas Howard Waldrop, amigo de longa data de Martin e um dos autores do primeiro volume, insistiu para que ele começasse na Segunda Guerra Mundial, pois queria que o final da sua história, a de Jet Boy, fosse no dia de seu aniversário.

Martin explicou também como surgem os livros da série: ele cria um conceito e escolhe alguns dos (atualmente) 35 autores da equipe que parecem se encaixar na proposta. No entanto, às vezes, as coisas saem muito diferentes: Inside Straight, o volume 18, acabou sendo completamente alterado por um detalhe que Carrie Vaughn adicionou, e o livro se focou em um reality show.

Para finalizar, GRRM comentou que mais dois livros de Wild Cards estão no processo de escrita: um deles será na Inglaterra, sequência de Knaves Over Queens, e o outro, sobre a colonização da lua.


A Worldcon 77 vai até o dia 19 de agosto, e conta com cobertura in loco de Arthur Maia.