Desde a penúltima postagem de George R. R. Martin em seu Not A Blog, no dia 3 de março, muita coisa aconteceu no mundo, e o autor naturalmente não ficou imune a esses eventos. Em um post de hoje (17), Martin falou sobre a situação da pandemia de COVID-19 que assola o planeta e informou sobre as medidas que tem tomado, tanto a nível de seus negócios quanto no plano pessoal.

Como era de se esperar, GRRM se mostrou atento, sóbrio e razoável diante da situação de alastramento da doença, e revelou estar pessoalmente bem de saúde e em isolamento. De quebra, ainda falou um pouco sobre The Winds of Winter (“Os Ventos de Inverno”). Traduzimos o post completo para o português, que pode ser lido abaixo.

Vivemos dias estranhos. Mesmo antigo como sou, não consigo me lembrar de ter vivenciado algo como as últimas semanas.

Estamos adotando medidas aqui no Novo México, como em todo lugar.

O Meow Wolf fechou. Uma precaução sensata, dado o tamanho enorme das multidões que habitualmente se formam todos os dias para ver a Casa do Eterno Retorno. O MW atrai pessoas de todo o país, de todos os países, na verdade, e é praticamente uma exposição em que se põe as mãos, em que os visitantes são estimulados a tocar em tudo e andar por toda parte. Fechá-la imediatamente foi uma boa decisão.

A partir de hoje, também vou fechar o Jean Cocteau Cinema. O JCC só comporta 130 pessoas, e não chegamos a isso mais que três ou quatro vezes por ano; a frequência na sala e no bar geralmente está bem abaixo do limite estadual de 50 pessoas. Mesmo assim, por que correr o risco? Prefiro pecar pelo excesso, então o cinema vai ficar fechado até 15 de abril, quando vamos fazer um balanço e reavaliar. Sinceramente, não tenho ideia de como as coisas vão estar em Santa Fe, no Novo México, nos Estados Unidos ou no mundo daqui a um mês. As coisas estão mudando rápido. Mas nossa intenção é manter o cinema fechado até que as autoridades relevantes nos digam que é seguro reabrir.

Também vou fechar minha organização sem fins lucrativos, a Fundação Stagecoach, durante esse período. A Stagecoach habitualmente tem aulas e oficinas sobre vários aspectos da produção de cinema e televisão, para jovens que aspiram a carreiras na indústria do entretenimento, mas não ocorrerá nenhuma enquanto o coronavírus ainda estiver à solta.

Apesar dos fechamentos, vamos continuar pagando nossos funcionários na Stagecoach e no Jean Cocteau durante o futuro próximo.

Vamos manter nossa livraria, a Beastly Books, aberta por enquanto. A livraria nunca tem mais que um punhado de clientes em um mesmo momento, à exceção de eventos com autores — e vamos cancelar ou adiar todas as sessões de autógrafos e de leitura agendadas. Enchemos a loja de desinfetantes e produtos de higiene, e vamos monitorar a situação com cuidado daqui em diante. Se parecer melhor fechar a livraria também, vamos fechar.

Enquanto isso, porém, nosso serviço de entregas vai continuar funcionando. Com as quarentenas, lockdowns e o isolamento social no cardápio por toda parte, e com todos os estabelecimentos de entretenimento habituais fechando as portas, ler é a melhor forma de passar as horas ociosas. Se precisarem de uns livros para passar o próximo mês (mais ou menos) e se distrair de tudo o que está acontecendo no mundo, temos leituras ótimas em oferta, e TODOS os nossos livros são autografados. Veja em https://jeancocteaucinema.com/product-category/signed-books/.

Para aqueles que estiverem preocupados comigo pessoalmente… Sim, tenho ciência de que estou bem na população vulnerável, dadas minha idade e minha condição física. Mas estou me sentido bem no momento, e estamos tomando todas as precauções razoáveis. Estou indo sozinho em um local remoto e isolado, assistido por uma pessoa de minha equipe, e não estou indo à cidade nem me encontrando com ninguém. Para dizer a verdade, estou passando mais tempo em Westeros do que no mundo real, escrevendo todos os dias. As coisas estão bem feias nos Sete Reinos… mas talvez não tão feias quanto podem ficar aqui.

Há dias em que assisto às notícias e não posso deixar de sentir como se estivéssemos vivendo num romance de ficção científica. Infelizmente, porém, não é o tipo de ficção científica em que eu sonhava viver quando criança, aquela que tinha cidades na lua, colônias em Marte, robôs domésticos programados com as Três Leis e carros voadores. Eu nunca gostei tanto assim das histórias de pandemia…

Esperemos sair todos desta situação sãos e salvos. Fiquem bem, meus amigos. É melhor prevenir do que remediar.

Ao final, GRRM postou uma imagem com a técnica recomendada para lavagem das mãos “legendada” com a “Ladainha contra o medo”, de Duna (clássico de ficção científica de Frank Herbert):

Fear the Mindkiller
“Não terei medo. O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e através de mim. E, quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu restarei.”

O Gelo & Fogo também deixa sua mensagem de alerta consciente para todos e recomenda que sigamos as orientações para evitar a disseminação da doença. Desta vez, a alcateia terá de sobreviver com os lobos solitários.