Cartaz de lançamento de A Game of Thrones – The Board Game – Digital Edition.

O jogo de tabuleiro A Game of Thrones, lançado originalmente pela Fantasy Flight Games em 2003, ganhará uma versão digital e online no terceiro quadrimestre de 2020. Desenvolvido pela Dire Wolf e publicado pela Asmodee Digital, o jogo já tem uma página própria na Steam. Na descrição do produto se lê:

A Game of Thrones: The Board Game – Digital Edition é a adaptação digital do jogo de tabuleiro campeão de vendas da Fantasy Flight Games. Durante o jogo, os jogadores alastram sua influência sobre Westeros por meio de uma combinação de planejamento estratégico, diplomacia magistral e poderio militar. Como uma das Grandes Casas, você conquistará pela força, forjará alianças, levantará a população de suas cidades ou ardilosamente trilhará seu caminho ao Trono de Ferro pela coação?

Baseado na série de romances de fantasia best seller As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, A Game of Thrones: The Board Game – Digital Edition permite que até seis jogadores joguem online, o que um único jogador individual jogue localmente com até cinco adversários de inteligência artificial. O jogo é ambientado após a morte do Rei Robert Baratheon, e permite que cada jogar assuma o papel de uma das Grandes Casas dos Sete Reinos, na tentativa de atacar Porto Real e reclamar o Trono de Ferro.

Para ser declarado governante dos Sete Reinos, você tem 10 rodadas para usar diplomacia e habilidades de guerra a seu favor, para controlar o máximo possível de áreas estratégicas do mapa. Conquiste com cuidado, já que seus recursos são escassos e suas tropas não são descartáveis. Convoque seu exército, planeje suas ordens com sabedoria e capture terras estratégicas com sua Infantaria, Cavaleiros, Armas de Cerco e navios. Durante o tumulto da batalha, use personagens conhecidos de sua casa para ficar em vantagem e subjugar seus inimigos.

[…]

No entanto, fique de olho nas terras além da Muralha, já que um exército de bárbaros selvagens se reúne para baixar sobre o continente! Todas as casas têm de cooperar para reunir o máximo de peças de poder para reforçar a Patrulha da Noite, e afastar os selvagens, ou as consequências podem ser devastadoras…

De acordo com a página na Steam, o jogo terá versões em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol, e estará disponível para Windows e Mac OS X. Não há informações sobre uma tradução para o português. Haverá também um ranking dos jogadores baseado no rating ELO. A Asmodee Digital divulgou um vídeo teaser do jogo e algumas telas:

Caixas do board game A Guerra dos Tronos e da expansão Mãe dos Dragões, da Galápagos.

O jogo original

A versão digital é baseada na segunda versão do board game A Guerra dos Tronos, lançado pela Fantasy Flight Games em 2011, e no Brasil pela Galápagos Jogos em 2013. A expansão A Clash of Kings, lançada para a primeira edição em 2004, foi integrada ao jogo base na segunda edição, que também conta com as expansões A Dance with DragonsA Feast for Crows e Mother of Dragons (Mãe dos Dragões), esta última também lançada no Brasil pela Galápagos.

 


Ainda não há data exata para o lançamento de A Game of Thrones – The Board Game – Digital Edition. A versão brasileira do board game pode ser adquirida aqui.