Roadmarks, de Roger Zelazny

A HBO está desenvolvendo uma série e TV que irá adaptar Roadmarks, romance do escritor Roger Zelazny publicado em 1979.

showrunner será Kalinda Vazquez (Marvel’s Runaways, Star Trek: Discovery), e terá além dela, George R. R. Martin e Vince Gerardis (Game of Thrones, House of the Dragon) como produtores executivos.

O livro se passa em uma autoestrada que passsa por diferentes momentos através do tempo, e é narrado pelo protagonista Red Dorakeen, que tenta recuperar seu passado enquanto escapa de uma série de tentativas de assassinato. Infelizmente, Roadmarks ainda não está disponível para leitores brasileiros.

Zelazny é um dos autores lembrados por fazer parte do grupo norteamericano ligado à Nova Onda da Ficção Científica, geração que aproximou o gênero de outros movimentos literários como o modernismo nos anos 60 e 70, incorporando inovações estéticas e reforçando posições políticas anti-imperialistas e ligadas aos movimentos sociais. Amigo de Martin de longa data, o autor é criador do Dorminhoco, o personagem mais popular de Wild Cards. Para além disso, Martin lembrou ao Deadline como seus tempos em Hollywood estão conectados à obra de Zelazny:

Minha carreira na TV começou em 1985, quando adaptei o conto de Roger, Last Defensor of Camelot para Além da Imaginação. Roger era um amigo, um mentor e um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos. É uma honra poder trazer sua obra para a TV. E é por isso que estou tão empolgado em fazer parte dessa adaptação de Roadmarks para a HBO. Nós temos um ótimo livro, Kalinda Vazquez é uma ótima roteirista, e teremos uma série maravilhosa e original. Estou ansioso por uma jornada longa e emocionante.

Cabe lembrar que o posto que Martin ocupa, o de produtor executivo, é um termo bastante amplo. Por vezes, essas pessoas tem a função próxima à do showrunner, sendo o maior responsável pelos rumos da série, mas em muitos outros casos (e em todos nos quais Martin já esteve envolvido), significa uma consultoria mais próxima, ou apoio financeiro para o projeto. Não sabemos com detalhes qual será a participação do autor nesse projeto, mas o anúncio é semelhante ao feito em 2017 para a adaptação de Quem Teme a Morte de Nnedi Okorafor.

 


Continue acompanhando o Gelo & Fogo para novas informações sobre a obra de George R. R. Martin.