O Dragão de Gelo

Capa brasileira de O Dragão de Gelo pela editora Leya.

Adara, uma menina que vive numa terra de invernos rigorosos, é vista como diferente por ser fascinada pelo inverno e distante das outras pessoas. A única criatura que lhe faz companhia, e apenas durante os invernos, é o temido Dragão de Gelo. Quando a guerra chega ao vilarejo de Adara e sua família, a menina precisa do dragão para protegê-los.

O conto foi originalmente publicado na antologia Dragons of Light de Orson Scott Card em 1980 e aparece também na coletânea de Martin, Portraits of his Children de 1987. Em 2003, entrou para a coletânea Dreamsongs. Uma nova versão deste conto – expandida e adaptada para o público infantil – foi publicada em 2007 como um livro individual, com ilustrações de Yvonne Gilbert. Em 2014, foi reeditado com ilustrações de Luis Royo, e é esta versão publicada no Brasil no mesmo ano. O conto original também está em RRetrospectiva da Obra, publicado em 2017.

Adara e o Dragão de Gelo, por Ivonne Gilbert.

Embora leitores teorizem e sugiram que O Dragão de Gelo se passa no mesmo universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, o próprio George R. R. Martin já se pronunciou de maneira contrária a esse respeito. O autor afirmou que o mundo de gelo e fogo ainda não existia quando O Dragão de Gelo foi escrito, em 1979.

Em 2018, foi anunciado que uma animação de O Dragão de Gelo está em estágio inciais da produção pelos estúdios Warner Bros. Vince Gerardis será o produtor executivo da adaptação.