George R.R. Martin está fazendo uma corajosa incursão no mundo do cinema em parceria com a Warner Animation Group. Trata-se da adaptação do seu livro infantil O Dragão de Gelo. A notícia foi dada pelo Deadline.

George R. R. Martin e O Dragão de Gelo
Capa da edição recente do conto, com ilustração de Luis Royo.

No enredo conhecemos Adara, garota de uma aldeia em um período análogo ao medieval. Ela possui um único amigo no mundo, um dragão elemental, que traz o inverno por onde passa. Martin criou O Dragão de Gelo durante suas férias de Natal do final da década de 70. A história de Adara foi inspirada nos cruéis invernos que o autor passava na cidade de Dubuque, em Iowa, quando trabalhava na Clarke University.

Martin será produtor do longa de animação, e Vince Gerardis produtor executivo. Allison Abbate e Chris Leahys, chefes do grupo de animação da Warner Bros., estão supervisionando o projeto para o estúdio.

O Dragão de Gelo faz parte de As Crônicas de Gelo e Fogo?

Apesar das semelhanças na ambientação de ambas criações de Martin, as histórias não estão em um mesmo universo. O autor dos livros respondeu esta questão em seu blog há alguns anos, explicando que o mundo de gelo e fogo ainda não existia quando apresentou a história de Adara para o mundo.

Vale lembrar que O Dragão de Gelo foi publicado em 1980, e As Crônicas de Gelo e Fogo começaram a ser escritas no começo dos anos 90, chegando às prateleiras em 1996.


Garanta o seu exemplar! No Brasil, a editora Leya disponibiliza O Dragão de Gelo em dois formatos: No livro homônimo ilustrado, e na coletânea George R.R. Martin: RRetrospectiva da obra.