Olá! Estamos na sétima edição de Pergunte ao Conselho, a seção na qual a equipe do Gelo & Fogo responde a perguntas enviadas pelos leitores. Para enviar sua dúvida ou questionamento, use o formulário que está aqui.

Confira a seguir duas perguntas desta semana e nossas respostas:

Casa Hightower

Gostaria de saber mais sobre a casa Hightower, o autor disse qual papel ela vai desempenhar? Ela é uma casa fundamental para a trama. Obrigado.
(John)

Hightower
A Torralta em Vilavelha, sede da Casa Hightower. Arte: Ted Nasmith.

Resposta do Conselho

Felipe Bini: Não existem informações claras sobre os Hightower nos próximos livros. No início da Guerra dos Cinco Reis, eles haviam seguido os Tyrell no apoio a Renly, e depois recebido favores do Conselho de Joffrey. Após a tomada das Ilhas Escudo pelos homens-de-ferro de Euron, Lorde Leyton Hightower começa a ter um papel mais ativo (porque a guerra está batendo a suas portas), e envia vários de seus filhos em missões para aumentar as defesas da cidade ou contratar mercenários (até em Essos, via Lynesse, ex-esposa de Jorah Mormont). Quanto a ele mesmo, é dito que está no alto da Torralta com sua filha Malora (a “Donzela Louca”) pesquisando feitiços. Em O Abandonado, capítulo de Aeron em Os Ventos do Inverno já divulgado pelo Martin, descobrimos que Leyton Hightower enviou navios pelo rio Vago para confrontar Euron.

Assim, o envolvimento deles no arco de Euron e dos homens de ferro é praticamente certo – possivelmente até entrando também na parte mágica desse enredo. É importante lembrar também que os Hightower foram fiéis a Aerys II durante a Rebelião de Robert, o que pode ser um ponto importante com a chegada e eventual ascensão de Aegon “Jovem Griff” ao poder em Ventos. Connington menciona “amigos na Campina”, e pode ser que considere os Hightower como um deles.

A adaga valiriana, Varys e Mindinho

Olá Equipe Gelo & Fogo. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre uma questão que me deixou curioso durante a releitura dos livros. Quando Catelyn chega em Porto Real com Sor Rodrik em A Game of Thrones, ela é logo interceptada por Varys e depois Mindinho. Quando lhe é solicitada que mostre a adaga utilizada no atentado contra Bran ela fica surpresa com o nível de informações que o eunuco possuía, daí logo em seguida Petyr revela que a lâmina era sua e que a perdeu recentemente numa aposta para Tyrion Lannister, ao que Varys nada diz. Minha dúvida é: vocês pensam que Varys, sendo quem é, sabia sobre essa mentira de Mindinho mas não se importou com ela pois ela beneficiava seus planos de colocar os Stark contra os Lannister, ou de fato ele não sabia nada sobre quem era o dono da adaga?
(Matheus Giovanella Laste)

Catelyn Littlefinger Varys
Catelyn, Petyr e Varys conversam sobre a adaga. Arte: Hed-ush.

Resposta do Conselho

Felipe Bini: Acredito que Varys sabia, sim. Parece-me que a aposta que Petyr fez com Robert e a troca de mãos da adaga não foram fato secreto, ou se não foi público, não havia motivo para que fosse feito às escondidas. Varys tinha todas as condições de saber o que realmente se passou. Era de fato o intuito de Varys e Illyrio que os Lannister e os Stark entrassem em conflito, mas havia uma certa preocupação quanto ao momento em que isso ocorreria (como se verifica na conversa entre os dois que Arya entreouve posteriormente). Porém, tem de ser levado em conta que quando Catelyn chega a Porto Real, Varys procura Baelish para irem até ela. Presumo que ele não tenha querido interferir naquela mentira, para melhor observar que consequências ela teria (se teria alguma). Naquele momento, não necessariamente os dois sequer sabiam que a adaga tinha sido usada numa tentativa de assassinato de Bran, apenas que Rodrik Cassel havia perguntado sobre ela a Aron Santagar. Assim, Varys também não sabia que a mentira de Petyr poderia significar um apressamento do conflito.


Confira as outras edições de Pergunte ao Conselho clicando aqui, e opine também nos comentários. A oitava edição chega na próxima semana.