tyrion_book
Tyrion Lannister no episódio Kissed by Fire da 3ª temporada

Quando Game of Thrones foi anunciada há alguns anos, a principal preocupação da maioria dos leitores que Martin já tinha naquela época era o tempo que George levaria pra terminar de escrever os livros. Isso porque em 2010 A Dança dos Dragões ainda não havia sido sequer publicado e George já travava uma verdadeira guerra contra os insistentes fãs ansiosos pela continuação da história.

É estranho pensar que em menos de três anos, desde estreia de Game of Thrones na HBO (em 2011), tivemos a oportunidade de ver a adaptação de cenas icônicas dos livros do Martin que até então estavam ali vivas e frescas apenas na nossa imaginação. De repente percebemos que o tempo está passando muito rápido e já chegamos ao ponto em que vemos a HBO adaptando três livros simultaneamente pra conseguir manter a continuidade na história de maneira equilibrada. Se você andou dormindo e ainda não está sabendo, fazemos questão de frisar isso bem no início deste texto: a 4ª temporada de Game of Thrones contará com elementos de todos os livros publicados até agora.

Um dia depois do último episódio da 3ª temporada ir ao ar, o site da revista Entertainment Weekly publicou um artigo onde os produtores da série e George R. R. Martin falavam sobre o fato de que o tempo de Game of Thrones seria uma bomba relógio. Porque George ainda está escrevendo o que ele espera ser o penúltimo livro da saga (Os Ventos de Inverno), com a intenção de entregar para a editora no mínimo algum dia este ano. Ou nãoNo mínimo. E enquanto isso a série segue firme e forte, se aproximando agora do livro O Festim dos Corvos. E o problema de chegar perto de O Festim é o fato de que este é um livro irmão do quinto livro. Sim, os dois livros são simultâneos, porque na verdade, são um livro dividido em dois. Ou seja: A 4ª temporada pode e irá contar com fatos de todos os livros já publicados até então. E a maneira de se escrever cenas e montar as tramas de cada temporada a partir de agora será cada vez mais difícil e complexa.

“A série chegou a um ponto onde há tantos personagens, (…) que corremos o risco de rebentar pelas costuras enquanto tentamos empinar cada subtrama e todos os vários personagens, e isso torna-se impossível a nível orçamental, torna-se impossível em apenas um episódio mostrar em poucos minutos 30 personagens e vários locais diferentes. Nós não queremos fazer isso, reconhecemos que há risco e tomaremos as medidas para não cair nessa armadilha. ” – Benioff

Os fãs mais atentos perceberam que a 3ª temporada foi extremamente tendenciosa a desacelerar as coisas. Não foi a toa que o season finale foi tão morno (morno mesmo), nos privando de tantas cenas e sendo um anti-clímax respeitoso com o Casamento Vermelho e no entanto um recurso considerado um pouquinho entediante para com o desenvolvimento da história.

O  problema é um só: a esta altura o mundo esperava que Os Ventos de Inverno já tivesse sido publicado, ou pelo menos que tivesse uma data de lançamento. Como isso parece estar longe de acontecer, e a produção da série continua acontecendo ano após ano a todo vapor, é inevitável pensar que a série irá alcançar os livros em algum ponto. É claro que a HBO vai optar por adaptar o Festim dos Corvos e a Dança dos Dragões simultaneamente para manter a consistência cronológica, além de manter todos os personagens em todas as temporadas. Mas em quantas temporadas eles poderiam fazer isso? Duas?

“Eu finalmente compreendo o medo dos fãs – o que eu não tinha ideia há alguns anos atrás: E se a narrativa alcançar os livros?”, disse o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo. “Vamos todos esperar e rezar para que isso não seja um problema”

A pessoa menos preocupada com isso é Martin. Para ele, a HBO ainda tem muito material inédito nas mãos com os livros que ainda não foram adaptados e ele adiciona que os livros que estão saindo do forno possuem tanto conteúdo que a HBO passaria um bom tempo trabalhando neles antes de alcançá-lo. Vale lembrar que, assim como aconteceu com Spartacus do canal Starz, Game of Thrones poderia interromper sua narrativa para adicionar no meio de suas temporadas uma adaptação do prequel de As Crônicas de Gelo e Fogo (no caso, os Contos de Dunk and Egg), conteúdo que já sabemos que Martin negociou com a HBO.

A maior preocupação para David Benioff, produtor e criador da série, é o fato de que as crianças estão crescendo, mas na história elas continuam crianças. Além disso, ele não quer que Game of Thrones seja uma série muito longa, com dez temporadas.

“A voz de Issac [Hempsted Wright] está mudando. Todo mundo está ficando cada vez maior. Temos este maravilhoso elenco, mas não temos uma quantidade infinita de tempo … Nós não queremos nos tornar uma série que tenta transformar cada livro em três temporadas. Parte do que nós amamos nesses livros na série é esse sentimento de força e construção em direção a algo. Se tentássemos transformar isso em uma série de 10 de temporadas, estaríamos estrangulando nosso ganso de ouro. “

david_dan_hbo
David e Dan, produtores e criadores da série

O presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, conta que está fora de cogitação que a série entre em hiato (por questões orçamentárias com o canal que não teria como preencher a lacuna de uma das séries mais populares e rentáveis da atualidade), além disso os atores estariam desempregados e poderiam abandonar o projeto.

Mas para tentar entender como provavelmente os produtores da série estão resolvendo isso hoje, é necessário se perguntar: quantas temporadas de Game of Thrones poderíamos ter para que o livro chegue as telas de maneira equilibrada sem sobrepor a escrita de Martin? 

Nessa entrevista mais recente, David e Dan disseram que gostariam de contar a história em 80 horas (oito temporadas). Mas um outro produtor da série já soltou o verbo de que seriam sete anos de série, veja aqui.

Sinceramente? NOVE temporadas seria o número mais consistente, como vocês podem ver no esquema gráfico abaixo:

INFO_LIVROS_TV
esquema baseado na sugestão do blogueiro Adam Whitehead do The Wertzone

Existem várias coisas incoerentes nesse cenário otimista, é claro. O ator que interpreta Bran Stark, por exemplo, teria 19 anos durante a última temporada. Mas, além disso…

Será que os livros ainda não publicados teriam tanta história assim pra contar?
Absolutamente sim, né? Imagine só a quantidade louca de batalhas que ainda estão por vir… basicamente cada personagem precisará de uma conclusão para a sua saga particular. E são MUITOS personagens. Veja bem, Martin pretende que os últimos dois livros tenham o mesmo fluxo e páginas que vimos em A Tormenta de Espadas, e A Dança dos Dragões, uma vez que ele já tenha revelado que o manuscrito do livro seis teria 1.500 páginas mais ou menos (o que resulta em 1000 páginas na impressão). Para escrever A Tormenta de Espadas, George demorou dois anos, mas O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões levaram CINCO cada um (contando com o fato de que a história de Daenerys em Meereen, com todas as teias que ligam os personagens que estão procurando por ela no livro, foi o enredo que definitivamente atrasou George em sua escrita. Além do trabalho para dividir O Festim e A Dança no meio e ter que reescrever muita coisa perdendo aí quase um ano inteiro de trabalho).

Ah! Não podemos esquecer que o plot de Festim e Dança são extremamente diferentes do que vemos na série hoje. A série continuará mantendo sua popularidade quando a história começar a ficar cada vez mais distante daquela ideia que tínhamos de Westeros durante a primeira temporada? Falo de Meereen, Braavos e a Muralha. Com vários dos personagens queridíssimos da audiência mortos ou envoltos em um grande emaranhado de histórias que parecem estar descolados do enredo principal até então (como Arya por exemplo que neste momento da história encontra-se, há muito tempo, exilada).

Já pararam pra pensar na estrutura gigantesca que será contar os capítulos de Tyrion em A Dança dos Dragões, paralelamente a Arya e Daenerys, Quentyn Martell e os Greyjoy?

daenerys_bitch

Seja como for, depois da quarta temporada, a ideia é que a HBO se aprofunde nos livros 4 e 5 , por pelo menos duas temporadas. Os dois livros possuem bastante conteúdo e teriam que se acomodar ali em pelo menos 20 episódios. De acordo com o esquema gráfico que colocamos ali em cima, especula-se que a HBO comece a trabalhar nos elementos do livro 6 apenas no final da sexta temporada, que iria ao ar em 2016. Ou seja, em 2016 o livro 6 já deveria estar nas prateleiras ao redor do mundo e em 2017 o livro 7 teria que estar chegando também.

Sendo assim, podemos desejar que o livro 6 seja publicado entre 2014 e 2015.

E o livro 7, entre 2016 e 2017. Seriam dois anos para a publicação do último livro, para que a temporada referente ao livro 7 comece a ser produzida depois que o livro for publicado, de maneira que não vazem spoilers do set e das gravações com elementos dos livros que ninguém leu. Esse inclusive é um desejo dos próprios produtores da série. Martin daria conta? Porque se por acaso ele não der, a série de fato passaria os livros.

Ainda temos também a pergunta mais assustadora de todas: serão mesmo apenas sete livros? Sabemos que Martin já se enganou antes. Daí começamos a imaginar, em uma linha do tempo macabra, o que poderia dar errado nessa história…

NA PIOR DAS HIPÓTESES

1. George perderá o controle da história e publicará mais do que sete livros, todos com longos intervalos de entrega dos manuscritos e a série terminará antes da publicação de todos os livros.

2.  Tendo um final alternativo à história inventada por Martin, a série da HBO terá outra história (mesmo porque é de conhecimento geral que Martin confidenciou a Weiss e Benioff sobre o final da saga por precaução). Lembrando é claro que Martin seria convidado pra escrever um episódio ou outro, além de ser constantemente consultado. Dessa maneira Martin poderia dar spoilers da obra ainda em andamento (coisa que parece que ele já tem feito atualmente na série). E vamos combinar, do ponto de vista da construção de personagens, a série já se distanciou dos livros há um bom tempo… No entanto, se a gente for menos cético sobre isso, temos pontos bons a destacar:

NA MELHOR DAS HIPÓTESES

1. Os Ventos de Inverno seria publicado entre o natal de 2014 e o começo de 2015. Um Sonho de Primavera (livro 7) chegaria as prateleiras dois anos mais tarde, nos primeiros meses de 2017, a tempo dos produtores escreverem o roteiro da oitava temporada da série junto de Martin. Mas, só começariam a produzir a série depois que o livro fosse publicado. Nesse cenário, os roteiristas e produtores teriam que ser ninjas e tudo daria certo.

2. A série acabará primeiro e será diferente do livro, mas não veremos problema nisso. O que não é de todo mal. Procure fazer uma maratona da segunda temporada da série, por exemplo. Agora que o furor com aquela parte da história já passou, podemos perceber que (pelos Sete!) essa série é excelentemente bem feita!

3. Podemos sonhar com a primavera da seguinte maneira: aceitar que a HBO passará os livros, curtir as duas histórias (que serão diferentes) e comemorar o fato de que, no final das contas, depois que a série acabar ainda teremos mais história pra ler.

tumblr_mcegwnE0cg1rjea8go1_500

No mais, torcer para que ele termine de escrever um livro em um curto período de dois anos é covardia. A história das Crônicas de Gelo e Fogo merece todo o tempo do mundo pra ser concluída de maneira épica. É o que Martin já disse inúmeras vezes em inúmeras entrevistas: ele já sabe o final que quer dar para cada personagem. Mas precisa construir todo o enredo que levará todos os nós a todas as pontas. Martin não é um escritor lento. Ele escreve normalmente, mas se alonga no processo de edição e finalização dos manuscritos. São esses detalhes que te fazem gostar tanto dessa história. Pegue portanto teu manto negro e tua espada, a mais afiada de todas. Este será um longo inverno e você precisa começar a sua vigília.