No último episódio da quarta temporada de Game of Thrones, Bran finalmente conseguiu encontrar “O Corvo de Três Olhos.” Mas o que ele é? Um deus? Um homem? O mais antigo troca-peles (warg) e vidente verde ainda vivo? Quem ele era antes de se tornar essa figura enigmática?

ter
O “Corvo de Três Olhos” interpretado por Struan Rodger na série Game of Thrones (HBO)

— Tenho sido muitas coisas, Bran. Agora sou como você me vê, e agora entenderá por que eu não podia ir até você… exceto em sonhos. Observei-o por um longo tempo, observei-o com mil olhos e com um. Vi você nascer, e o senhor seu pai antes de você. Vi seus primeiros passos, ouvi sua primeira palavra, fiz parte de seu primeiro sonho. Estava observando quando caiu. E agora finalmente você veio até mim, Brandon Stark, embora a hora seja tardia. (O Corvo de Três Olhos em “A Dança dos Dragões”)

1842607-brynden_rivers
Lorde Brynden “Corvo de Sangue” Rivers (© Amok)

Algumas fortes evidências nos livros A Dança dos DragõesO Cavaleiro dos Sete Reinos sugerem (praticamente confirmam) que ele foi um dos mais famosos Grandes Bastardos Targaryen, Lorde Brynden Rivers.

Chamado de Corvo de Sangue por causa de uma marca que tinha na pele,  Brynden foi um Grande Bastardo legitimado do Rei Aegon IV e Mylessa Blackwood, sua sexta amante. Como forte guerreiro que era, portava uma lendária espada de aço valiriano chamada Irmã Negra, mas como arqueiro ele era mais experiente ainda e por isso preferia seu arco de represeiro. Brynden serviu no Pequeno Conselho de seu meio-irmão Daeron II como Mestre dos Sussurros. Durante a Rebelião Blackfyre, Brynden permaneceu leal ao Rei Daeron, e comandou um grupo de arqueiros, chamados de Dentes do Corvo. No conselho, defendeu uma linha dura contra os rebeldes, vencendo os apelos de clemência da Mão do Rei, o Príncipe Baelor. Na Batalha do Campo do Capim Vermelho, perdeu um olho lutando contra seu meio-irmão, Aegor “Açoamargo” Rivers. Seus Dentes do Corvo asseguraram uma boa posição sobre Weeping Ridge e fizeram chover flechas sobre Daemon Blackfyre a quase trezentos metros de distância. Daemon e seus fihos gêmeos morreram; por isso, as pessoas chamaram-no de fratricida.

brynden
O “Corvo de Três Olhos” (por Karen Petrasko)

Em 209DD, Rivers tornou-se Mão do Rei, servindo durante todo o reinado de seu sobrinho Aerys I. Seu primeiro grande teste foi a Grande Praga da Primavera, que havia matado Daeron, a Mão anterior, dois príncipes e dezenas de milhares de outros. Vendo as pilhas de corpos nas ruas de Porto Real, Brynden ordenou aos piromantes da Guilda dos Alquimistas que os queimassem no Fosso do Dragão. A luz do fogovivo podia ser vista como um brilho esverdeado por toda a cidade durante a noite. Também houve uma seca que durou dois anos, levando muitos plebeus a deixarem suas terras em busca de lugares onde ainda havia água; o Lorde Corvo de Sangue os ordenou a retornar a suas terras, mas poucos obedeceram, e muitos viraram ladrões. Na realidade, o povo culpava Brynden, a quem ainda chamavam de fratricida.

Como Lorde Corvo de Sangue, os rumores diziam que Brynden fora um sinistro feiticeiro, governando efetivamente o reino “com espiões e feitiços”. Os eventos descritos em A Espada Juramentada, um dos contos do livro O Cavaleiros dos Sete Reinos, ocorrem durante seu governo como Mão, apesar de ele não participar pessoalmente da história. Naquele período, o Príncipe Maekar lhe guardava desconfiança, supostamente devido a conselhos do Alto Septão.

498px-Bloodraven
Seu brasão pessoal era um dragão branco com olhos vermelhos, liberando uma chama vermelha pelas ventas, num campo negro

Em O Cavaleiro Misterioso (último conto do livro “O Cavaleiro dos Sete Reinos”), graças à informação repassada pelo soldado Vyrwel e uma trupe de anões palhaços, Brynden ficou sabendo do plano para apresentar Daemon II Blackfyre como o legítimo Rei dos Sete Reinos. Brynden marchou até Alvasparedes com trezentos Dentes de Corvo, três membros da Guarda Real, quinhentos cavaleiros e cinco mil homens de infantaria, trazidos das Terras da Coroa e das Terras Fluviais, sendo homens das Casas Darklyn, Hayford, Massey, Rosby, Stokeworth, Mooton, Blackwood e Lothston.

Perante tal força, Daemon tentou levar os participantes do torneio ao campo de batalha, porém recebeu pouco apoio. Daemon, então, desafiou a Mão para um duelo individual; Brynden recusou e prendeu o pretendente, contendo a Segunda Rebelião Blackfyre. Daemon foi mantido em cativeiro ao invés de ser executado, assegurando que Açoamargo não pudesse usar seu irmão Haegon como  pretendente ao Trono de Ferro.

Sor Maynard Plumm alegou que o Corvo de Sangue sempre esteve ciente da rebelião, deixando fortemente implícito que 1) Ele trabalhava para o Corvo de Sangue ou 2) Era o próprio Brynden usando magia para se disfarçar. Quando Duncan (que teve a vida salva por ele) menciona que todos os cavaleiros andantes no torneio poderiam ser filhos bastardos de Aegon, o Indigno se as histórias de sua luxúria excessiva fossem verdadeiras, Maynard brinca “E quem disse que não somos?”, possivelmente nos dando uma pista de sua real identidade.

Durante o reinado de Maekar I, que ainda não gostava dele, Brynden foi mantido prisioneiro nas celas negras da Fortaleza Vermelha até cerca de 233DD, ano em que o Rei Aegon V (aka “Egg”) ascendeu ao Trono. Foi enviado à Muralha como parte da guarda de honra que acompanhou o irmão de Aegon, Meistre Aemon e, posteriormente, elevado ao posto de Senhor Comandante da Patrulha da Noite.

(Para saber mais sobre o Lorde Corvo de Sangue, acesse nossa wiki e para saber mais sobre o livro O Cavaleiro dos Sete Reinos, que narra a história de Sor Duncan “Dunk” e seu escudeiro Egg, leia nossa resenha).


Evidências de que “O Corvo de Sangue” é o “Corvo de Três Olhos”:

1. O corvo de três olhos diz a Bran Stark que sua mãe chamou-lhe Brynden e que ele era um senhor.

— Usei muitos nomes quando era rápido, mas até eu tive em tempos uma mãee o nome que ela me deu ao seu colo foi Brynden(O Corvo de Três Olhos em “A Dança dos Dragões”)

2. O corvo de três olhos era um homem da Patrulha da Noite , e Rivers foi Senhor Comandante da Patrulha da Noite.

— Um… corvo? — A voz do pálido senhor era seca. Os lábios moviam-se vagarosamente, como se tivessem desaprendido a formar palavras. — Certa vez, sim. Negro de trajes e negro de sangue. — As roupas que vestia estavam apodrecidas e desbotadas, manchadas com musgo e meio comidas por vermes, mas um dia tinham sido negras. (O Corvo de Três Olhos em trecho de “A Dança dos Dragões”)

3. Bran descreve o corvo de três olhos como tendo longos cabelos brancos e um olho vermelho, e Rivers foi um albino. Ele também perdeu um olho na Rebelião Blackfyre (embora na série ainda tenha os dois).

4. Bran também descreve uma mancha vermelha no pescoço e face do Corvo de Três Olhos. Rivers possuía uma marca de nascença cor de vinho tinto no mesmo local, da qual ele ganhou o apelido de “Corvo de Sangue”.

A pele cadavérica do senhor era branca, exceto por uma mancha sangrenta que subia do pescoço até o rosto. O cabelo branco era fino e longo o suficiente para tocar o chão de terra. (Trecho de “A Dança dos Dragões”)

Um corvo de três olhos deveria ter três olhos. Ele tem só um, e é vermelho. Bran podia sentir o olho o encarando, brilhando como uma poça de sangue sob a luz da tocha. Onde o outro olho estivera, uma raiz fina crescera do buraco vazio, descendo por seu rosto, em direção ao pescoço. (Trecho de “A Dança dos Dragões”)

— A Mãe marcou Lorde Rivers no dia em que ele nasceu, e Açoamargo o marcou novamente no Campo do Capim-Vermelho. (Septão Sefton Stauton em “A Espada Juramentada”)

5. O Corvo de Três Olhos diz a Bran que ele tinha “um irmão que ele amava, um irmão que odiava, e uma mulher que desejava”. O irmão que ele odiava poderia ser seu meio-irmão, Aegor Rivers (o Açoamargo), e a mulher poderia ser sua amante e meia-irmã, Shiera Seastar. Como foi citado acima, durante a Rebelião Blackfyre, Brynden lutou ao lado do outro meio-irmão, Daeron II Targaryen, mas não existe nenhum referência de que ele o amava.

bastardos_targ
Os Grandes Bastardos: Daemon Blackfyre, Brynden Rivers, Shiera Seastar e Aegor Rivers. (por © Amok)

6. Acreditava-se que Rivers era um feiticeiro.

  Lorde Corvo de Sangue é um feiticeiro e um bastardo. (Glendon Flowers em “O Cavaleiro Misterioso”)

7. A mãe de Brynden Rivers foi Mylessa da Casa Blackwood. A Casa Blackwood descende dos Primeiros Homens , e é uma das poucas casas ao sul do Gargalo que ainda mantém os Velhos Deuses. Se um desses fatores são pré-requisitos para habilidades de troca-peles ou videntes verdes, Rivers os satisfaz.

8. O Corvo de Três Olhos favorece corvos e gralhas para trocas de pele. Isso pode ser uma referência ao apelido de Brynden, “Corvo de Sangue”.

three_eyed_raven
O corvo de três olhos na primeira temporada da série Game of Thrones (HBO)

9. Folha (a Criança da Floresta), diz que o Corvo viveu “para além do período mortal …” e Brynden teria 125 anos.

10. O corvo diz ter “mil olhos, e mais um” e existe uma canção sobre Brynden Rivers que é chamada “Mil Olhos e Mais Um” (“A Thousand Eyes, and One”). O nome da canção vem de um ditado tradicional da sua época como Mão do Rei e refere-se a perda de um de seus olhos na luta contra Açoamargo, e sua extensa rede de informantes e espiões.

Quantos olhos possui Lorde Corvo de Sangue? Mil olhos, e mais um! (Ditado popular nos Sete Reinos)


Convencidos? Pessoalmente eu já nem trato isso como uma teoria. Mas ainda que tenhamos descoberto a identidade do “Corvo de Três Olhos”, os motivos que o levaram a assumir tal identidade e suas verdadeiras intenções ao ajudar Bran com seus dons permanecem um mistério. O que vocês acham?