O primeiro trailer da quinta temporada de Game of Thrones chegou da pior maneira que poderia ser: exclusivo para o público americano, filmado em uma sala de cinema e disponibilizado no Youtube em baixa qualidade. Mas o formato foi o bastante para que todos nós pudéssemos uma boa olhada no conteúdo que veremos no novo ano da série, que começará com novo fôlego com um punhado de personagens, situações e locações nova. Vamos dar um apanhado geral nas principais imagens do vídeo e especular o que cada uma delas poderia significar?

O VELÓRIO DE  TYWIN
Screen Shot 2015-01-30 at 21.17.19O vídeo começa com Jaime contemplando o corpo do pai em seu velório enquanto Brienne narra algo sobre não conseguir salvar quem amamos. Tywin é velado durante sete dias nos livros, mas não sabemos se a série apresentará a despedida do patriarca Lannister desta maneira. Pelo menos já fica bem claro por qual motivo veremos Charles Dance em Game of Thrones este ano.

 

NOVOS CENÁRIOS NO NÚCLEO DE MURALHA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.17.37Vemos humildes embarcações remando em direção ao que não se sabe ao certo ainda se é Durolar  (comunidade selvagem) ou Atalaialeste-do-Mar (propriedade da Patrulha). Quem está chegando é esperado por muitas pessoas, então ficamos mais pendentes a acreditar que seja Durolar.

MINDINHO E SANSA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.19.04Com os dedos cheios de anéis e a voz sussurrante, Petyr segura o rosto de Sansa/Alayne dizendo que ela precisa vingar a sua família. Automaticamente os fãs dos livros ligaram as palavras dele as motivações de Lady Stoneheart. Muitos leitores levantaram a hipótese de Sansa desempenhar o papel de Stoneheart na série, tirando a parte sobrenatural e focando na relação que terá com Brienne e Jaime. Será?

BRONN

Screen Shot 2015-01-30 at 21.18.02Nesse momento podemos ver a silhueta de Bronn provavelmente treinando a mão esquerda de Jaime. Os dois, que partirão juntos para Dorne, precisarão estar afiados para se protegerem da letal família Martell, na busca por Myrcella Baratheon. Esse enredo, que não faz parte dos livros, servirá para apresentar a família Martell à série.

FILHOS DA HARPIA OU BESTAS DE BRONZE?

Screen Shot 2015-01-30 at 21.18.14Temos aqui soldados mascarados marchando em formação. Suas máscaras são na cor bronze/dourada e parecem ter a forma de uma harpia, símbolo da cidade. Sendo assim, podemos deduzir que se tratam dos Filhos da Harpia. Mas também poderiam ser as Bestas de Bronze (para saber mais sobre a trama das bestas, clique aqui).

O CHICOTE DE NYMERIA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.18.35A seguir vemos as garotas de Dorne, Serpentes de Areia e Ellaria. Nymeria, a segunda filha mais velha de Oberyn, chicoteia um homem careca que parece se esconder em um barril. A gente já sabia que é Nymeria quem teria um chicote mortal na quinta temporada de acordo com a descrição que a personagem ganhou durante a divulgação do elenco na Comic-Con. Sobre o homem careca, havia a hipótese de se tratar a cabeça do Montanha, que Cersei enviaria à Dorne. Mas o homem, que está enterrado na areia, é negro.

LANÇASSOLAR

Screen Shot 2015-01-30 at 21.18.52Lançassolar, sede da casa Martell e do governo de Dorne aparece à seguir. A locação que vemos é Alcazaba em Sevilha da Espanha, que deve ter ganhado bons toques de computação gráfica. Este local especificamente pode se tratar dos Jardins de Água, local preferido de Doran Martell.

CORRENDO EM DIREÇÃO AO MAR

Screen Shot 2015-01-30 at 21.19.24Homens vestido em peles pesadas, no núcleo de muralha, parecem correr com bastante ansiedade em direção ao mar, e não aos barcos. Cena curiosa. É muito difícil tentar compreender do que se tratam essas cenas no núcleo de Norte.

O CASAMENTO DE TOMMEN E MARGAERY

Screen Shot 2015-01-30 at 21.19.58Com uma cenografia idêntica ao casamento de Joffrey, vemos Margaery levar o rei Tommen Baratheon ao altar. Perdido no trailer, os pequenos frames que revelam essa cena parecem até um trecho da temporada passada colado aqui. Com pesar, muitos de vocês notaram a ausência de Kevan Lannister em cenas como essa.

REUNIÃO SOMBRIA EM CASTELO NEGRO

Screen Shot 2015-01-30 at 21.46.14Dá para perceber que uma pira será acesa aqui. Se alguém morreu ou será sacrificado, não temos como saber. A cena se casa com a de Melisandre com uma tocha de fogo, que comentaremos logo mais.

VARYS E TYRION EM VOLANTIS

Screen Shot 2015-01-30 at 21.21.00Tyrion e Varys caminham através de transeuntes pitorescos. Um homem velho segura uma cobra, no que parece ser uma espécie de porto ou mercado a céu aberto. Eles parecem ter acabado de chegar.

SANSA… WTF?! SANSA NA BANHEIRA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.21.14Aqui, Sansa Stark é iluminada por uma luz vermelha. O que está acontecendo aqui é difícil dizer, mas a sensação ao assistir é desconfortável. Como estamos carecas de saber, Sansa estará em cenas polêmicas nessa temporada

Na verdade, como agora sabemos, Sansa está tomando um banho de banheira nesta cena.

 

DUAS AMIGAS ANDANDO POR UMA FLORESTA ESCURA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.21.23A imagem é tão bela e bucólica que parece ter sido tirada de um sonho. Talvez seja Cersei e sua amiga na infância, embora os cabelos estejam escuros. Talvez seja Myranda e alguma outra donzela em Winterfell. Talvez seja Margaery e uma de suas amigas ou primas. Não parece ser Sansa com o equivalente de Myranda Royce. Imagem bastante intrigante.

 A FRASE DE EFEITO DE DAENERYS
Screen Shot 2015-01-30 at 21.21.51A cena de Daenerys que coroa o trailer com uma frase de efeito (“Não vou parar o círculo, vou quebrá-lo”), parece falar sobre a repulsa que ela sente em relação as arenas de luta, algo bastante presente em A Dança dos Dragões.

PORTÕES SE ABREM
Screen Shot 2015-01-30 at 21.21.41Os homens que o encaram estão vestidos de selvagens. Pode ser o próprio Castelo Negro ou algum novo lugar. No trailer há muitas cenas como essa, como a que mostra o elevador. Essa em especial é exibida com a frase de Daenerys, então causa impacto. Tudo sobre os patrulheiros e os selvagens parece estar com uma vibe estranha.

JORAH NA ARENA
Screen Shot 2015-01-30 at 21.22.01Aqui vemos Jorah lutando contra um oponente na Arena de Daznak. Ele parece de certa forma fraco ou afoito. Essa cena provavelmente estará na série nos episódios finais da temporada.

UM PRESENTE PARA CERSEI

Screen Shot 2015-01-30 at 21.22.11Cersei parece ter ganhado um presente sugestivo dos amigos de Dorne. Uma víbora que acompanha uma jóia de Myrcella. Talvez esse seja o momento em que ele pedirá para Jaime buscar a filha, o presente parece ser ameaçador.

MELISANDRE, PARTE 1

Screen Shot 2015-01-30 at 21.22.33Aqui vemos Melisandre se preparando para acender a pira de fogo que mostramos no começo do post. Sabemos que Melisandre só faz isso quando se trata de um sacrifício humano, para R’hllor. Se é aquele personagem que estamos esperando? Bem, vamos ter que esperar para ver… Mas como  Jon está envolvido em 1000 tretas e Stannis não apareceu no trailer, ela parece estar tomando conta de Castelo Negro. Vamos acompanhar.

COMO ASSIM, VARYS?

Screen Shot 2015-01-30 at 21.23.00Nos diálogos com Varys, Tyrion aparece bebendo um bom vinho, bem vestido e em um lugar agradável. Varys também parece estar sendo bem tratado, e veste inclusive roupas parecidas com a de Illyrio Mopatis. Estariam os dois hospedados na casa de Illyrio? Varys também parece estar inclinado a ajudar Tyrion a chegar ao encontro de Daenerys, a ajudá-la a subir as escadas e sentar-se no trono de ferro. Seja como for, na série Tyrion será jogado direto no colo de Daenerys, enquanto nos livros o manipulam a encontrar outro personagem… O Jovem Grifo. Tem gente achando que a HBO não descartou por completo o garoto dos cabelos azuis, e que Trystane poderia ser um equivalente a ele. Será?

TRETA NA MURALHA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.23.10Jon Snow lidera um assalto ao lugar em que aportaram (Durolar ou Atalaialeste) e vemos que com ele estão homens da Patrulha e selvagens. Kit Harington deu várias dicas de que Jon Snow nessa temporada participaria de confusões pesadas. Fica parecendo que Jon ainda vai passar por poucas e boas antes da série focar na questão política de seu personagem, mas isso não é certo. Não sabemos em que ponto da temporada essas cenas serão exibidas.

JAIME EM DORNE

Screen Shot 2015-01-30 at 21.23.19Vemos Jaime em Dorme já vestindo as roupas locais, já se sentindo em casa. Tanto que na cena a seguir…

Screen Shot 2015-01-30 at 21.23.28Jaime se mostra realmente a vontade. É como se garota que está seduzindo Jaime fosse uma espécie de Arianne na série, enquanto Jaime seria Arys Oakheart. Faria sentido, para a cota de sexo que a série tem que ter. A atriz se parece com Nymeria, mas não sabemos ao certo.

 VOVÓ OLENNA IS BACK
Screen Shot 2015-01-30 at 21.23.40Olenna parece falar gravemente com alguém sobre o a pessoa se tornar um nada e ser esquecida. Alguém fez ou disse algo que não deveria. Seja Margaery, Cersei ou até mesmo o Alto Pardal, a vovó Olenna voltou sinistra. O que é ótimo, já que nos livros ela não é mais vista depois do funeral de Tywin, mas na série havia se despedido antes.

“KILL THE MASTERS”

Screen Shot 2015-01-30 at 21.24.08Vemos aqui uma das cenas mais marcantes do trailer. O de uma pessoa vestindo uma das máscaras bronzeadas enquanto ao fundo é possível ver a mensagem “Kill the Masters” ainda nas paredes da cidade. Algumas pessoas apontam para a possibilidade de ser Quaithe, a mulher mascarada que Daenerys conhece em Qarth, e que aparece ocasionalmente para Dany em todos os livros, mas não na série. Nossa equipe acha difícil que isso seja verdade (afinal na série de TV a máscara dela é assim), embora gostaríamos muito que fosse.

FEDOR

Screen Shot 2015-01-30 at 21.24.25Pobre Theon, que agora é Fedor (ou Reek), parece estar ainda mais atormentado. A cena, por se tratar de um lugar fechado, é Winterfell. Por não nevar, poderia ser especificamente as criptas dos Reis de Inverno, como também algum dos quartos do castelo. Theon tem tudo para ser um dos melhores arcos de história da temporada!

PARDAIS POR PORTO REAL

Screen Shot 2015-01-30 at 21.24.38Aqui vemos a fé militante correndo pela cidade a causando alvoroço, enquanto o Alto Pardal (Jonathan Pryce) narra algo sobre confiscar o ouro e quebrar as estátuas da cidade para que as pessoas sejam mais humildes e acreditem na fé. A cena em que eles quebram um barril de cerveja á bastante simbólica.

PACTO DE SANGUE

Screen Shot 2015-01-30 at 21.19.47Na cena em que vemos uma garota obstinadamente cortar o dedo, para algum tipo de pacto nos faz pensar que poderia ser a nova Myrcella Baratheon, que faria um pacto de sangue com Trystane de acordo com uma cena do roteiro que foi vazada há aguns meses. Cersei quando criança também faz um pacto de sangue com a amiga Melara. Mas a atriz aqui parece ser Myrcella mesmo, embora o semblante lembre vagamente Selyse Baratheon e Myranda

ARYA NA CASA DO PRETO E BRANCO

Screen Shot 2015-01-30 at 21.24.51Arya chega as portas da Casa do Preto e Branco em Braavos, cena que já vimos em um punhado de teasers dessa nova temporada. A cena, que ainda se passa durante a narração do Alto Pardal se mescla com Arya contemplando Agulha…

Screen Shot 2015-01-30 at 21.25.01A última coisa que restou de Arya, e talvez a coisa que ela deverá esquecer para se transformar, assim como nos livros. Assim como o Alto Pardal sugere: quando tiramos tudo o que nos é valioso, o que nos resta? Nessa cena ela já aparece com outra vestimenta, uma saia longa e pesada.

HOMENS DA CASA ARRYN

Screen Shot 2015-01-30 at 21.25.17Homens com escudos da casa Arryn desenham tomadas bastante bonitas como essa. Resta saber em que contexto veremos esses porta estandartes, já que todo o plot do Ninho D’Águia pode ser inédito e se afastar definitivamente do que lemos em O Festim dos Corvos.

MAPA DE GUERRA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.25.25Aqui temos um mapa de guerra que parece mostrar, prioritariamente, a casa Bolton em sua estratégia militar. Seria esse um mapa de Roose ou um mapa de Stannis?

DROGON? FOGO DE DRAGÃO
Screen Shot 2015-01-30 at 21.26.08Atualizado: Como muitos leitores atentos aprontaram, o dragão parece estar em um fosso. Logo, provavelmente trata-se de Rhaegal. Aqui a gente vê o Drogon mandar um dracarão pra galera, enquanto Daenerys observa deliciada com as chamas refletidas em seu rosto. Mensagem recebida. Vou ser a primeira chata e reclamar que eu queria ver lobos nesse trailer. Mas até que apareceu um corvo.

MISSANDEI E VERME CINZENTO

Screen Shot 2015-01-30 at 21.26.34Missandei e verme Cinzento vão curtir um amor no meio da guerra. Nos comentários pela internet a fora vimos muita gente levantar a hipótese dele estar quase sem vida nessa cena, para que ela tenha sentido. Será?

BRIGA EM MEEREEN

Screen Shot 2015-01-30 at 21.26.58Aqui a gente vê um homem massacrando um outro (talvez Jorah) enquanto a alta sociedade meereense assiste das arquibancadas. Daenerys também está ali, de branco.  Esse pode ser o círculo que Daenerys diz querer quebrar, vamos ver se ela vai conseguir né? (Quem leu o livro, pode clicar aqui).

 MELISANDRE, PARTE 2

Screen Shot 2015-01-30 at 21.27.08Em castelo Negro, Melisandre vai seduzir alguém. Quem será? Podem ser várias pessoas. Resta saber se ela vai seduzir para acabar com a vida do indivíduo (como tentou fazer com Gendry), se vai seduzir em um contexto de premonição e curiosidade (adagas na escuridão), ou se é só mais um banho sinistro com a Selyse Baratheon.

DAENERYS MARCHANDO

Screen Shot 2015-01-30 at 21.27.24Daenerys na maioria de suas cenas parece estar vestida de branco. O que pode significar que o dia de seu casamento estaria esparramado por todo o trailer. Aqui ela desce escoltada pelos seus Imaculados.

AINDA EM DORNE…

Screen Shot 2015-01-30 at 21.27.39Aqui vemos na região dornesa (muita areia envolvida) alguns cavaleiros se encontrando. No meio deles vemos o que parece ser Bronn e Areo Hotah. Esse encontro vai ser intenso, cenas dele estão espalhadas em rápidos flashs pelo vídeo e podemos ver que vai rolar combate.

ELLARIA SAND

Screen Shot 2015-01-30 at 21.27.48Vemos Ellaria, agora de cabelos curtos, sendo ameaçada pelas lanças dos guardas do príncipe Doran aqui. Ela deve ter acabado de chegar em Lançassolar, e pode não ser bem-vinda no começo, ou pode ter aprontado alguma e sido feita prisioneira pelo Príncipe.

UMA MÃO EM AGONIA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.27.56Vendo essa mão em, fica difícil não associar a Theon. Mas é difícil saber.

BOWEN MARSH? CAMISA DE CHOCALHOS?

Screen Shot 2015-01-30 at 21.28.08Aqui vemos um homem exibindo uma arma. Alguns acreditam se tratar de Camisa de Chocalhos sem sua márcara de ossos, ou algum outro selvagem. Mas o personagem também se parece muito com o ator escalado para viver Bowen Marsh, mas sem cabelos.

 BRIENNE E PODRICK

Screen Shot 2015-01-30 at 21.28.24Nesse cenário só podemos chutar que Brienne e Podrick continuam em sua jornada de cavaleiros andantes em busca de Sansa e Arya. O que será da vida desses personagens nesse temporada é incerto, já que a personagem Coração de Pedra foi excluída da série. Há alguns meses no entanto algo sobre Brienne apareceu no roteiro que lemos de Jaime. Vamos ver como isso se concretizará com Sansa envolvida.

FILHOS DA HARPIA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.28.32Aqui vemos homens mascarados incendiando a cidade de Meereen. Interessante como o trailer focou bastante no caos em Meereen.

MARGAERY 

Screen Shot 2015-01-30 at 21.28.49Margaery, com os ombros desnudos, é abraçada por alguém. Possivelmente o rei Tommen. Mas o semblante dela é estranho.

ARENA DE LUTA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.28.58Na arena de Daznak, Daenerys é protegida pelos Imaculados, contra os homens mascarados que a atacam.

A QUEDA DA HARPIA

Screen Shot 2015-01-30 at 21.29.18Na cena final, a harpia é derrubada dramaticamente do topo da pirâmide de Meereen.

A versão de Heroes do David Bowie parece definir um sentimento geral dos personagens de continuar a lutarem pelo que acreditam. Parece clichê, e é. Eu estenderia esse conceito para os próprios produtores da série.

Game of Thrones
retorna em 12 de abril as 22h na HBO Brasil.