O novo trailer de Game of Thrones pegou todo mundo de surpresa nesta semana, distribuindo uma dezena de imagens empolgantes da nova temporada que estreia dentro de um mês (assista legendado aqui). Nele vemos uma série de cenas que desafiam a compreensão até mesmo de quem já leu os livros. Reunimos então neste post, 40 imagens para análise de contexto. Importante dizer que esse é um texto recheado de spoilers. Leia por sua conta:

1 – Cersei de luto
DpJx4DgAqui vemos Cersei durante a procissão com o caixão de Tywyn Lannister pelas ruas da cidade. Kevan Lannister não aparece em nenhum dos trailers, nem mesmo nas imagens promocionais que contemplam essa cena. Sabemos que o personagem estará na série nesta temporada, além de seu filho Lancel. Esperamos que ele apareça bastante e que não seja o típico personagem com poucas falas. Neste momento, por exemplo, seria interessante vê-lo ao lado dela.

2- Hizdahr zo Loraq e Daenerys
GameOfThrones_S5-Trailer02_07 Hizdahr, que virá a ser noivo de Daenerys, parece estar em um primeiro encontro com ela nesta temporada (devido à hostilidade da cena). Ela sem dúvida precisa de um aliado do lado dos mestres de Meereen pra colocar ordem na cidade. Infelizmente, o trailer mostra que isso não vai adiantar de muita coisa…

3- Arya e a moeda
ton9hGnArya aparece deitada contemplando a moeda que lhe deu passagem livre para a nova cidade. Provavelmente, ela está em seus aposentos na Casa do Preto e Branco.

4 – Imaculados e Filhos da Harpia
YisWw7zOs trailers estão reforçando bastante o conflito entre os Imaculados e os Filhos da Harpia. Curioso ver que, enquanto Dany pretende quebrar a roda de poder em Westeros, ela parece não conseguir quebrar os conflitos que batem a porta de seu quarto.

5- A Ponte de Volantis!
54fe103d1bb97fd46fe01e3d_got-volantis-bridgeA majestosa Grande Ponte de Volantis aparece sobre o rio Roine. Ela, que é uma das nove maravilhas feitas pelo homem, ganhou um excelente trabalho de computação gráfica pela HBO. Nos livros Tyrion a atravessa com Jorah, mas na série ele faz o caminho com Varys, como vemos na cena que segue essa apresentação. Aliás, nos livros a ponte é feita de uma pedra mais escura, pedra essa que os valirianos usavam em suas construções.

6- O Casamento Real
dKNdNxMMais um frame do casamento real, dessa vez com Cersei se apresentando de maneira literal entre Margaery e o rei Tommen Baratheon.

7 – Daenerys
shZG9lHFrame curioso em que vemos Denerys pega de surpresa, provavelmente pelos Filhos da Harpia que estão atacando a arena. A lente da câmera foca nela enquanto no fundo vemos dezenas de pessoas nas arquibancadas. Essa cena parece ser bastante interessante.

8 – Tyrion e Drogon
iqsr0xtFigurando a imagem do trailer oficial da 5ª temporada, Tyrion fica boquiaberto com a aparição de Drogon, enquanto ele navega pelo Roine.

9 – Asas pálidas através da névoa
UoESHtoDrogon voando imponente pelas Cidades Livres e sendo visto por muitas pessoas significa que em breve toda Westeros saberá dos dragões. Esse é um conceito diferente da série em relação dos livros e sem dúvida fará com que cada um dos personagens estejam mais cientes dos conflitos gerais, e menos focados nos conflitos pessoais.

10- Ramsay
KqDdAQ1Aqui vemos Ramsay com Myranda em uma “cena de amor”, da qual ela parece não estar tirando proveito. O bastardo estará wm Winterfell nesta temporada, assim como…

11- Sansa nas criptas de Winterfell
54fe16f298d442d143643867_got-sansa-winterfellAs imagens que ilustram esse trailer confirmam o retorno de Sansa a sua terra natal. Ela e os cavaleiros de Jon Arryn. É bem provável que ela entre em Winterfell como Alayne Stone, e não como a herdeira do castelo. No começo do trailer também vemos Sansa ainda no Vale. Esse take de Sansa é bastante parecido com o que vimos no primeiro trailer, reforçando a imagem de que ela faz planos ao lado de Mindinho. Isso para que o voice over de Daenerys, possa apontar que os Stark são (assim como outras famílias) mais um aro na roda do poder. E se Daenerys quebrar esse aro, também estaria quebrando Sansa, e até mesmo Arya. Essa ideia é cruel.

12 – Fogo no acampamento
elmTn0hInteressante observar nesse frame que o acampamento que pega fogo parece estar coberto de neve. Provavelmente são os homens de Stannis Baratheon.

13 – Melisandre
MyZJKAA Melisandre está em uma tenda, e não em um aposento em um castelo. Estaria a sacerdotiza viajando para o Norte ao lado de Stannis?

14 – Stannis planejando invadir Winterfell
AsWHaSIFinalmente aparecendo nas imagens promocionais da série, Stannis Baratheon observa aqui seu mapa de guerra onde ele pretende derrubar as peças correspondentes a família Bolton. Melisandre o acompanha. Stannis parece estar a caminho de sua viagem, e não mais em Castelo Negro, por se tratar de um acampamento. Nesse caso, Melisandre realmente partirá com ele.

15 – Cavaleiros Arryn chegando a Winterfell
54fe16fd1bb97fd46fe01eb5_got-vale-soldiersMais um indício de que Alayne ou Sansa estarão em Winterfell, os cavaleiros do Ninho D’Águia parecem estar chegando para um grande evento. Um casamento?

16 – Brienne e Podrick na neve
54fef22febd1a8c7648a0f6c_got-brienne-snowUma das partes mais intrigantes do trailer, Brienne e Podrick enfrentam uma nevasca. Seja como for, pelo menos parte dos episódios será dedicado a Brienne encontrar Sansa, como prometeu.

17 – Jon e Olly
9kqelIOJon e o garoto arqueiro parecem conversar em Castelo Negro. Jon provavelmente deve dar alguma instrução pra ele antes de partir para Durolar.

18 – Tormund Terror dos Gigantes
ctKGeVY Misturadas a várias cenas de batalha, Tormund, que lidera a investida em Durolar com Jon Snow, parece estar passando por momentos de muita tensão.

19 – O rei barrado pela Fé
vuT7LVr Pelo cenário, podemos que concluir que Tommen estaria tentando entrar no septo, mas será barrado pela Fé Militante.

20 -Cersei no Septo de Baelor
LWVUbZSCersei está sendo escoltada para encontrar o Alto Pardal. Nas mãos ela carrega algo em um manto carmesim.

21 – O Alto Pardal!
7R8wJEZJonathan Pryce parece ter agradado muitos aos fãs com sua voz imponente em ambos os trailers divulgados. Sua presença de fato é bastante ameaçadora, ainda mais quando ele enfatiza a maioria numérica dos pardais em relação aos poderosos de Westeros.

22 – Os pardais destruindo
z9BmRXXNessa cena eles destroem alguns objetos que consideram obscenos, e que parecem pertencer a outras religiões. Algumas figuras são reconhecíveis como apontadas pelo site Westeros.org: O coração flamejante de R’hllor, A Cabra Preta de Qohor, A vaca de Pedra de Faros, O Leão da Noite de Yi Ti, O urso representando a fé de Norvos, e a figura feminina que poderia ser A Mulher Chorosa de Lys.

23- Olyvar testemunhando contra os Tyrell
f0wG1t3Aqui vemos uma espécie de tribunal liderado pelo Alto pardal com Cersei, Tommen e Margaery. Como testemunha vemos o garoto Olyvar que costumava passar as noites com Loras, Oberyn e etc. Provavelmente Loras está preso e sendo julgado, e aqui a série falará sobre a questão na homosexualidade pelo ponto de vista da Fé Militante. Interessante mudança dos livros.

24 – Loras querendo quebrar a cara de Olyvar
54fe126849aab928658200ee_got-lorasFica bem ilustrado aqui que Loras fica enfurecido. É legal lembrar que no trailer anterior, Lady Ollena parece furiosa com o Alto pardal.

25 – Um escravo entrando na Arena
GameOfThrones_S5-Trailer02_27 O homem com o elmo é Jorah, preparando-se para seu duelo na Arena de Daznak. Por essa razão Daenerys poderá não reconhecê-lo em uma primeira instância. Na imagem a seguir, fica mais fácil identificá-lo:
GameOfThrones_S5-Trailer02_29

26 – Homens livres lutando contra os mestres de Meereen
XAcp90aEm Meereen homens livres e mestres saem na mão nas escadas da cidade. O trailer passa a sensação de que os conflitos serão todos a céu aberto durante vários dias, e não encobertos e a noite. Essa sensação de completo caos e falta de segurança é extremamente empolgante.

27 – Daenerys fugindo da treta
1U7BI6QDaenerys, que está sendo escoltada, sai correndo por sua vida. O bicho está pegando.

28 – Daario na confusão da arena de Daznak
SHtI7hqCortamos então pra Daario que tenta defender sua rainha na confusão do fim da temporada que ocorrerá na arena de lutas de Daznak.

29 – Filhos da Harpia
54fe103c1bb97fd46fe01e34_got-gold-masksEsta cena ilustra como os Filhos da Harpia serão sinistros, liderando todos esses conflitos em Meereen. Sério, que medo.

30 – Obara Sand contra os homens de Doran
Fxx2vraAqui Obara duela entre os seus, em um plot que deve envolver as Serpentes de rebelando contra o tio, Doran Martell.

31 – Jaime contra os dorneses
ZOGmfsOJaime também duelará com os homens que servem aos Martell. Esse trailer revela pouco sobre Jaime, esperamos que seu arco seja bem mais interessante do que este em Dorne.

32 – Brienne sendo intensa
DlQuJSUA donzela de Tarth parece estar apenas cortando madeira, mas seja lá o que for, ela o está fazendo com intensidade. Go, Brienne!

33- Sacerdotiza Vermelha sendo contemplada por escravos
54fe12661bb97fd46fe01e89_got-volantisUm dos momentos mais enigmáticos do trailer, uma garota vestida de vermelho ao lado de uma fogueira é reverenciada por escravos. Provavelmente uma sacerdotiza volantina, uma Melisandre mirim.

34 – Podrick sendo resgatado
pjgpg1tNessa cena, cavaleiros do vale cavalgam intensamente enquanto Brienne parece resgatar Podrick Payne no meio da confusão.

35 – Daario e Verme Cinzento
35AgpfW Daario e Verme Cinzento parecem estar invadindo alguma casa meerense suspeita. Em uma cena dos livros eles encontram um dos primeiros Imaculados vítima dos Filhos da Harpia em condições parecidas.

36 – Selyse passando por uma bad
54fef1483d33425a57fc6705_got-seliseInteressantíssimmo! Selyse Baratheon em um momento de vulnerabilidade, atrás dela podemos ver homens vestindo o negro, além de muita neve. Com Stannis indo para o Norte e Jon indo pra Durolar, a Muralha estaria nas mãos de quem? Dela e Melisandre? Quem cuidaria de Shireen? Ou poderia ser essa uma cena da própria viagem de Stannis para Winterfell, que com certeza será dura por conta do inverno? Algum tipo de treta sinistra vai acontecer aqui e estamos ansiosos para saber qual! (Gente, cadê Davos?).

37 – Margaery determinada
z3VwQzbMargaery entra com uma atitude determinada e orgulhosa dentro de algum quarto em Porto Real. Seu semblante revela que ela está bastante contrariada. Provavelmente por causa do irmão.

38 – Daario e Dany
3IXVHemO trailer termina como uma cena de amor entre Daenerys e Daario. Ela não quer ser uma açougueiro, mas Daario lembra que todo governante acaba sendo um.

39 – Dany e Drogon
taOI3NrE com o termo “…ou carne” (de açougueiro ou carne) vemos Dany admirada com o seu filho que parece ter retornado. Drogon… você cresceu tanto…

40 – “LOL, bye mom!”
zgaSW0V E ele voa pra longe de sua mãe quando ela tenta tocá-lo. Uau!

O trailer “The Wheel” repetiu algumas imagens do primeiro trailer da 5ª temporada, por isso não as replicamos aqui. A análise do primeiro trailer (que já está um pouco envelhecida depois das novas informações) você pode conferir aqui.

Deixamos alguma coisa de fora? Por favor, divida com a gente nos comentários!

Garimpamos as imagens em gifs de posts da Vanity Fair e Imgur.