Caminhos diferentes, por vezes, levam para o mesmo castelo. Isso não é bem uma novidade para nós que acompanhamos todas notícias, entrevistas e acontecimentos que envolvem Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo, mas algumas pessoas ainda tinham esperanças de que David Benioff e D. B. Weiss, criadores da série de TV, por saberem o final da saga, inventariam algo novo para não dar spoilers aos fãs da franquia de George R. R. Martin.

Não foi bem isso que eles disseram no painel ocorrido na Oxford Union, que também contou com a presença dos atores Kit Harington (Jon Snow), e John Bradley (Samwell Tarly).

Vocês podem conferir o vídeo logo abaixo:

Mais ou menos aos 34 minutos, a conversa passa a girar em torno da série ter alcançado o texto original, e Benioff diz que nunca foi a intenção deles dar spoilers aos fãs, e que esperavam que os livros acabassem antes, mas que não podem apressar George R. R. Martin ao mesmo tempo que não podem deixar a série de stand by por causa do elenco e etc.

Ele ainda confirmou que, apesar dar muitas (muitas) alterações e cortes em relação ao enredo dos livros, o gran finale da série será o mesmo:

“Por sorte, nós temos falado sobre esse assunto com George há muito tempo, desde quando vimos que isso poderia acontecer , e nós sabemos pra onde as coisas [nos livros] estão indo. Então nós basicamente seguiremos pelo mesmo caminho que George; podem existir alguns desvios no trajeto, mas nós estamos seguindo para o mesmo destino. Eu desejava que algumas coisas não fossem reveladas antes da hora, mas nós estamos meio entre a cruz e a espada. O show precisa continuar… e é isso que nós faremos.”

Como a Variety fez bem em apontar, mesmo que George R. R. Martin termine de escrever The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno) livro antes da sexta temporada da série (o que muitos acreditam que pode acontecer, inclusive o velho, aparentemente), o sétimo e (supostamente) último livro da saga jamais ficaria pronto antes de 2017, quando a sétima e (supostamente) última temporada da série deve ser exibida.  Então é possível que os fãs precisem escolher entre a narrativa detalhada de Martin e as tramas mais “enxugadas” da adaptação televisiva.

Para tentar acabar com esse tipo de dúvida. Dan Weiss disse que vale a pena continuar seguindo os dois caminhos:

“Eu acho que o divertido para George será proporcionar surpresas para as pessoas mesmo que elas tenham assistido a série até o fim. Existem algumas coisas que acontecerão nos livros que serão diferentes na série, e eu acredito que pessoas que amam a série e querem saber mais — sobre os personagens que aparecem na série e as diferentes figuras que foram cortadas — terão que se voltar para os livros.”

Outros trechos notáveis da longa entrevista (que, como todas as outras, teve dezenas de perguntas que já foram respondidas mais de um milhão de vezes) foram:

  1. No início da entrevista, quando questionado à respeito das relações sexuais dentro de Game of Thrones, David compara a série com outras obras de fantasia como O Senhor dos Anéis, afirmando que as pessoas dos livros de Martin são reais enquanto “os hobbits provavelmente nunca tiveram uma ereção.”
  2. Por volta de 1h13min, os produtores falam sobre como eles avisam os atores sobre as mortes de seus personagens, geralmente com um telefonema dado antes que eles recebam os scripts. Mas parece que esse ano um ator escreveu uma longa carta explicando os motivos pelos quais matar seu personagem seria uma má ideia. Segundo Benioff, isso só fez com que ele quisesse matar o personagem ainda mais, ao que John Bradley (Sam) rapidamente respondeu:

“Na quinta-feira eu recebi uma mensagem do David que dizia ‘Esse ainda é o seu número?'”


O que vocês acham disso tudo? Estão conformados com o fato de que provavelmente descobrirão quem vai terminar a saga no Trono de Ferro antes de lerem o último livro?