George R. R. Martin listou, em entrevista para James Hibberd da Entertainment Weekly, os 5 personagens das Crônicas de Gelo e Fogo que foram excluídos da série de TV mas que ele gostaria de ver na tela. O autor dos livros, que tem papel apenas consultivo na produção da série, diz que sabe que os livros incluem milhares de personagens e entende que por razões práticas os produtores se vêem obrigados a cortar ou mesclar alguns deles. Entretanto, Martin realmente gostaria que especialmente alguns dos excluídos estivessem em Game of Thrones, e ele dá seus motivos.

"Strong Belwas", por Sir-Heartsalot.
“Strong Belwas”, por Sir-Heartsalot.

Belwas, o Forte

Martin revela que gostaria de ter visto Belwas, um guerreiro eunuco enviado por Varys juntamente com um disfarçado Barristan Selmy ao encontro de Daenerys:

Belwas, o Forte, que era parte da comitiva de Dany. Eu entendo por que ele foi cortado, mas eu meio que sinto falta dele.

Nos livros, Belwas protagoniza uma cena grotesca mas emblemática: após vencer o campeão de Meereen em combate singular, ele defeca em frente aos portões da cidade e se limpa com a capa do herói morto. O personagem teve algumas de suas características incorporadas a Daario Naharis.

Jeyne Poole

Martin também revela que gostaria de ter visto mais da amiga de Sansa na TV:

Ela é uma personagem menor no primeiro livro, então ela desaparece e então – BUM – lá está ela no quinto livro de uma forma importante.

"The Prince of Winterfell", por Thrumugnyr. A imagem retrata Theon, Ramsay e Jeyne.
“The Prince of Winterfell”, por Thrumugnyr. A ilustração retrata Theon, Ramsay e Jeyne.

Jeyne obviamente esteve em evidência recentemente, em razão da controvérsia envolvendo a cena do estupro de Sansa por Ramsay Bolton, que nos livros ocorre com ela. A personagem tem um dos destinos mais trágicos dos livros: Jeyne acompanhou os Stark a Porto Real juntamente com seu pai Vayon, mas depois da queda de Eddard e morte de seu pai, foi dada a Petyr Baelish e treinada como prostituta em um de seus bordéis. Ela é enviada pelo próprio Tywin Lannister como Arya para os Bolton, que sabem que na verdade ela não é uma Stark, para que estes sedimentem seu poder no Norte. Quando Theon a encontra antes das núpcias com Ramsay, ela é uma pessoa já psicologicamente quebrada e com marcas de chicote nas costas, e fica ainda mais traumatizada depois das experiências com Ramsay. Mance Rayder (disfarçado como Abel, o Bardo) e algumas guerreiras selvagens são enviados da Muralha para tentar resgatá-la, acreditando se tratar da verdadeira Arya Stark. Durante o curso dos livros, Jeyne ficou completamente abalada mentalmente e foi sempre um peão nas mãos de outros, sem demonstrar nenhum sinal de possível desenvolvimento ou saída desse status, ao contrário da vítima de Ramsay da TV.

Willas e Garlan Tyrell

Willas Tyrell, por Mikey Booch.

Ser Garlan Tyrell, por Aaron Miller. © Fantasy Flight Games

Os irmãos mais velhos de Loras e Margaery, um deles herdeiro de Jardim de Cima e o outro um dos melhores espadachins de Westeros foram ambos cortados. Martin diz sobre eles

E na família Tyrell, Loras não é o filho mais velho nos livros. Há dois irmãos mais velhos, Willas e Garlan. Eu não os inseri só por diversão, eles têm papeis a desempenhar nos dois últimos livros, e eles não existem na série. Eu disse desde o começo que eu queria que tivéssemos mais horas, mas os produtores trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano.

Os Tyrell mais velhos também tiveram algumas de suas características incorporadas ao irmão mais novo: Loras se tornou o herdeiro na TV, enquanto esse posto é de Willas no original. É também com ele que Tywin pretendia casar Cersei e Olenna pretendia casar Sansa, e não Loras como ocorre na série. O outro irmão, Garlan, chamado o Galante, que provavelmente é um espadachim melhor até do que o próprio Loras, apesar de menos famoso, foi quem usou a armadura de Renly na Batalha de Água Negra original, o que na série coube ao irmão mais novo. Não foi a primeira vez que George falou sobre a importância deles nos livros futuros, tendo mencionado os personagens como exemplos do problemático “efeito borboleta” da série em 2013.

Lady Stoneheart (Senhora Coração de Pedra)

Ilustração por garleta. Na imagem, Beric e seus companheiros encontram o corpo de Catelyn no Tridente.
Ilustração por garleta. Na imagem, Beric e seus companheiros encontram o corpo de Catelyn no Tridente.

Finalmente, mais um personagem polêmico, que os fãs insistem em crer que aparecerá na série a despeito de o tempo para tanto já ter passado e das inúmeras declarações e evidências de que ela foi mesmo cortada. A fala de Martin, a citando como uma das excluídas, só vem reforçar esse fato. O autor, no entanto, tenta negar a ideia de alguns fãs de que ela seja um “zumbi inútil”, com importância e relevância limitadas nos livros até o momento que não justificariam sua inclusão, também defendida pelo diretor Alex Graves.

A Senhora Coração de Pedra tem um papel nos livros. Se ele é suficiente ou interessante o bastante… Eu penso que é, ou não a teria inserido. Uma das coisas que eu queria mostrar com ela é que a morte que ela sofreu muda uma pessoa. Eu já falei sobre Gandalf, e como o impacto de sua morte foi enorme. Quando eu era um menino de 12 anos lendo A Sociedade do Anel e “Fujam, seus tolos!” e cai no abismo… foi ‘Puta merda! [J.R.R. Tolkien] matou o mago! Esse era o cara que sabia de tudo. Como eles vão destruir o anel sem ele?’ E agora os ‘meninos’ têm que crescer porque seu ‘papai’ morreu. Se Gandalf pudesse morrer, qualquer um poderia morrer. E então só alguns capítulos adiante Boromir cai. Essas duas mortes criaram em mim a coisa de “qualquer um pode morrer”. Nessa altura eu estava esperando que [Tolkien] pegasse a Sociedade inteira um por um. E então nós também pensamos em As Duas Torres que Frodo está morto, já que Laracna o picou e o amarrou. Eu realmente acreditei porque ele havia me preparado com as outras mortes. Mas então, é claro, ele traz Gandalf de volta. Ele está meio estranho a princípio, mas então ele é basicamente o mesmo velho Gandalf. Eu gostei do impacto que tivemos com a saída dele.

Ele também reitera um fato sobre a personalidade da personagem que muitos entendem – principalmente pelo fato de não haver mais POVs de Catelyn após sua morte nas Gêmeas – mas que é às vezes ignorado pelos mais fervorosos fãs dos Starks, que coincidentemente são os que mais nutrem esperanças de seu retorno:

A Senhora Coração de Pedra não é Catelyn. Eu tentei preparar isso antes com Beric Dondarrion e suas repetidas [ressurreições]. Há uma aparição rápida de Beric no livro um e ele cavalga cidade adentro e ele é esse cavaleiro sulista extravagante. Esse não é o homem que encontramos depois.

Recentemente surgiram, como já é tradicional nas últimas temporadas, rumores de que a personagem poderia aparecer no último episódio da temporada, simplesmente pelo fato dele ser intitulado “Mother’s Mercy” e de Stoneheart ser referida também como “Mother Merciless” nos livros. Mais uma vez, porém, uma interpretação fundada em wishful thinking: o título muito provavelmente se relaciona com o “Perdão da Mãe” (dos Sete) e com o arco de Cersei, já tendo sido referenciado pelo Alto Pardal em episódio anterior.

Gostaram das escolhas de George? O que dizer sobre o “efeito borboleta” na série gerado pela exclusão de personagens? E, claro, algo mais a dizer sobre a exclusão de Stoneheart e os novos rumores (que sim, sabemos que é algo que vocês adoram falar sobre)? Comentários abertos.