Nesta semana, no episódio do podcast Scriptnotes – que discute, principalmente, o processo de desenvolvimento de roteiros para cinema e TV – o host John August (roteirista de “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, “Vamos Nessa” e vários projetos do Tim Burton) recebeu os showrunners David Benioff e D.B. Weiss, de Game of Thrones,  além do ator Jason Bateman e do também roteirista Craig Mazin, de “Uma Ladra Sem Limites” e “Se Beber, Não Case”.

Durante o programa, Mazin, que é amigo de Benioff e Weiss, revelou que ele e Scott Frank (roteirista de “Minority Report” e “Irresistível Paixão”) foram convidados para assistir ao piloto original de Game of Thrones – que demorou QUATRO ANOS para ser finalizado. E parece que o resultado foi desastroso.

“Assistir a eles assistindo aquele piloto foi uma das piores experiências da minha vida”, disse Weiss, “assim que terminamos, Craig falou: ‘Vocês tem um GRANDE PROBLEMA nas mãos.'”

“E Craig não teve nenhuma grande ideia. Apenas aconselhar que mudássemos tudo”, acrescentou Benioff. E  exatamente isso que os dois fizeram. Mais de 90% daquele episódio foi regravado, dando origem à série que conhecemos hoje.

Mazin admitiu que, depois de ter assistido ao piloto original, ele não tinha muitas esperanças para Game of Thrones, mas tudo mudou depois que assistiu a premiere na HBO.

Eu sentei ali enquanto a série se desenrolava e fiquei atordoado. ATORDOADO. Lembro especificamente de ter saído e ter dito [a David e Dan], “Esse foi o maior resgate da história de Hollywood!”. Por que eles não transformaram algo simplesmente ruim em algo bom. Eles pegaram uma verdadeira merda e transformaram em algo brilhante. Isso nunca acontece!

A dupla de criadores ainda disse ao Scriptnotes que a HBO não ficou tão empolgada com a audiência da série inicialmente, mas que, graças aos deuses, isso mudou com os anos. Hoje, Game of Thrones é o programa mais assistido e pirateado da história do canal.

Quando perguntados sobre como o trabalho afeta a amizade deles, Weiss respondeu que Benioff já o ameaçou de morte inúmeras vezes enquanto estava bêbado. David se defendeu:

Dan tem essa tática de escrever um e-mail com 14 páginas sabendo que depois de quatro ou cinco páginas eu estarei tão entediado que vou desistir de argumentar. “Você venceu. Corte logo a cabeça dele!”

 

Sobre a 7ª temporada da série, os produtores adiantaram que já estão escrevendo algumas cenas, e que trocaram uma sequência de pequeno porte na Sala do Trono por um grande desfile nas ruas de Porto Real, que demorará cerca de 3 dias para ser filmado. O pessoal do Los Siete Reinos acredita que possa ser uma nove coroação. E vocês, o que acham?


  • Você pode ler o script e curiosidades à respeito do piloto não-aprovado aqui no site.
  • Você pode saber mais sobre uma cena com Jon Arryn que foi cortada do episódio, aqui.
  • Para ouvir o Scriptnotes 235 na íntegra (e em inglês), basta clicar aqui.

 


Game of Thrones retorna no dia 24 de abril.