Em junho de 2014, em uma participação humorística no programa do John Oliver, George R. R. Martin apareceu sentadinho em frente ao seu computador, com o Wordstar (!?!?) aberto, fazendo o que muita gente queria que ele fizesse 100% do tempo: escrevendo “The Winds of Winter” (Os Ventos do Inverno).

Dois anos depois, alguns membros ociosos, desesperados e maravilhosos do subreddit de ASOIAF (A Song of Ice and Fire ou, no Brasil, “As Crônicas de Gelo e Fogo”) decidiram decifrar o texto que aparecia na tela preta, começando pela inversão das cores da imagem, visto que a leitura do texto no fundo branco ficou um pouco mais fácil, e aumento da nitidez.

nI4mDWm OufOaiqewTwjbB

sSGcw4g
Imagem da primeira transcrição

Após um processo que levou horas, o redditors conseguiram resgatar parte do texto, que parece ser um trecho do primeiro capítulo de Asha no novo livro da saga, que se passa às vesperas da batalha entre Stannis e os Boltons pelo controle de Winterfell.

Confiram abaixo a tradução do que conseguiram descobrir até a noite de ontem:

AVISO: O trecho abaixo contém spoilers, prossiga por sua conta e risco.

do Lorde Ceifeiro de Pyke. __ __ ___ ____ _ ____ ___ ____ ____, Asha pensou, como se ela __ _ _____ ____ ___ do(a) ___

O líder inimigo vestia placa e cota prateadas, ____ ____ de [lapis lazuli?]. O(A) ___ do seu _____ era, ___ talhado na forma das Torres Gêmeas da Casa Frey e a frente dele cavalgavam três porta-estandartes. Um carregava o veado [e o leão?] padrão do Rei Tommen, outro as Torres Gêmeas da Casa [a tela cortou esse trecho, mas provavelmente a Casa é Frey].

O [cavaleiro/terceiro?] brandia uma cabeça ensanguentada empalada na ponta [de uma] alta lança. Era a cabeça de um homem velho, [com barba branca?] e ___

A lança era/estava  ___ ___________ ___, um pálido [lobo?] __ ___ ao longo ____ ____ [alguma expressão como “não tinha” ou “não poderia”] ___ ________ ____ ____ ____

[Papa-Corvos Umber?], Asha sabia. O velho nortenho tinha lutado até [o] fim, ao que parecia. Talvez o [rapaz?] tivesse pensado que a visão da [sua?] cabeça decepada seria ____ o(a) ____ do(a) ___

Eles correram juntos ____ ___ _____ _____ _______ _____

O post será atualizado a medida que novos progressos forem feitos (o que pode ser bem difícil, dada a resolução do vídeo). Em todo o caso, recomendamos a leitura do primeiro POV de Theon em TWOW, que parece vir logo antes do capítulo em questão, e que já temos traduzido na íntegra aqui no site.


The Winds of Winter ainda não teve data de lançamento anunciada (mas há indícios de que ele pode sair em breve).