Este artigo explicará toda a polêmica e os rumores surgidos a respeito do assunto na semana que passou, mas a verdade pura e simples é que não há data oficial para o lançamento de The Winds of Winter. Se o leitor se preocupa em ler uma postagem a esse respeito, muito provavelmente já acompanhou pelo menos alguma parte da explosão de “notícias” sobre data de lançamento para o sexto livro das Crônicas de Gelo e Fogo. Não custa, porém, recapitular todos os fatos de forma completa, até porque os detalhes talvez tenham sido ocultados ou ignorados.

George R.R. Martin em Santa Fe - Foto por Steven St. John.
George R.R. Martin em Santa Fe (Foto: Steven St. John)

Tudo começou no dia 1º de setembro no Reddit, quando o usuário Burnfyre (que nunca havia postado qualquer coisa na plataforma) publicou que um novo ISBN havia sido designado para The Winds of Winter, com o registro atribuído à editora Penguin Random House (a editora das Crônicas de Gelo e Fogo nos Estados Unidos). O ISBN é um número identificador único atribuído a livros publicados no mundo todo, registrado pelas editoras. O próprio redditor, porém, lembrava que não foi a primeira vez que isso aconteceu: também houve notícias de a Harper Collins (editora da versão britânica dos livros) ter registrado um número para o livro em 2014.

No dia seguinte, um outro usuário postou, também no subreddit asoiaf, que na Amazon francesa constava o livro como estando em pré-venda, com data de lançamento para 17 de março de 2017 (atualmente já retirada). A essa altura, veículos de credibilidade duvidosa e páginas de Facebook (“especializadas” em Game of Thrones) despreocupadas em checar a veracidade de fatos e interessadas apenas em cliques e likes já bombardeavam seus usuários com a “data de lançamento de The Winds of Winter“. A data estimada, que parecia razoável, somada ao desejo arrebatador dos leitores, era um prato cheio para um bom hoax.

A capa oficial do livro, segundo GRRM.
A capa oficial do livro, segundo GRRM.

No reddit, as teorias da conspiração aumentavam, com os usuários (principalmente o que primeiro noticiou o registro do ISBN) apontando que o número estaria também associado ao livro The Jungfrau, de autoria um certo Peter Reed, um nome que se pesquisado no Google gera diversas respostas em sites de livrarias associadas a George R. R. Martin. Para os usuários mais otimistas (ou que quisessem parecer assim), não havia dúvida: os trâmites internos pré-publicação das editoras haviam sido descobertos, e o anúncio oficial do livro era iminente. A isso se somou o fato de que já há algum tempo Martin não postava em seu blog nem suas editoras no Twitter, e a bomba de hype estava gigantesca.

O frenesi começou a arrefecer quando Martin fez duas postagens no Not A Blog, nos dias 2 e 3 de setembro, com um total de zero menções ao livro estar pronto. Com efeito, a primeira delas, em que Martin falava sobre a chegada de setembro, dava a entender que o autor havia ficado tão ocupado com diversas atividades em agosto que sequer tivera tempo de se dedicar fortemente à escrita de Winds. Na segunda publicação, George falava sobre lançamento, mas de um novo livro de Wild Cards. No entanto, na ausência de qualquer negativa ou declaração oficial a respeito dos rumores envolvendo o ISBN e a data da Amazon francesa, o rumor começou a se alastrar também por veículos de porte e credibilidade (supostamente) grandes, que não quiseram perder uma oportunidade fácil de garantir alguns cliques à custa de uma meia-verdade.

No dia 6, porém, a Entertainment Weekly, em matéria de James Hibberd, publicou uma nota oficial da Random House a respeito da polêmica:

“As his publisher, we support George RR Martin as he works hard to finish The Winds of Winter. Any on-sale dates currently listed online for the novel are incorrect. Once we have a publication date for The Winds of Winter, the world will know.”

Que, em tradução livre, significa:

“Como editores dele, nós apoiamos George R. R. Martin enquanto ele trabalha duro para finalizar The Winds of Winter. Qualquer data de pré-venda atualmente listada online para o romance é incorreta. Assim que tivermos uma data de publicação para The Winds of Winter, o mundo saberá.”

No mesmo dia, a Harper Collins também havia declarado ao Independent britânico, que “nada foi finalizado em relação à publicação ou a data”.

Para quem acompanha mais de perto e há mais tempo as notícias e declarações de Martin e de suas editoras a respeito dos livros, não foi de surpreender. Sequer foi a primeira vez em que algo assim aconteceu. Em maio de 2015, com um ISBN em tese atribuído a Winds, o livro apareceu em pré-venda na Amazon alemã e na espanhola (os links são para versões das páginas do ano passado gravadas pelo Internet Archive). Antes de ser retirado do catálogo online das livrarias, constava para o livro uma data de lançamento em 14 de julho de 2016 — que, por óbvio, não se concretizou. À época, em 2015, a repercussão dessas “descobertas” foi bastante menor, provavelmente porque a descrição do livro nos sites era sofrivelmente ruim, o que lhe retirava credibilidade. Os casos, porém, são bastante parecidos. Em análise no Internet Archive, uma página para The Winds of Winter consta na Amazon francesa com a data de 2017 no mínimo desde janeiro deste ano. O que isso significa? Muito provavelmente a página do livro já estava na Amazon há um bom tempo, mas ninguém sequer havia se atentado ou dado credibilidade para isso até a notícia sobre o ISBN aparecer, e por um fenômeno sociológico inexplicado o hype explodir.

Na cerimônia dos Emmys, George recebeu uma máquina de escrever de “Weird Al” Yankovic, e entrou na brincadeira.

Rumores de que “o livro já está pronto e existe um acordo com a HBO para que não seja lançado” ou de que “Martin está escrevendo os dois livros juntos” volta e meia circulam também pela Internet, mas sem qualquer fundamento racional. Na verdade, demonstram ignorância e distância das declarações do próprio George e das editoras a respeito do processo produtivo. Adam Whitehead, da Wertzone, um renomado blog sobre fantasia e ficção científica, fez um post explicando por que o processo de escrita de Martin impede que estimativas confiáveis sejam feitas para a finalização de seus livros. Sequer lógica há nas hipóteses de que a publicação do livro esteja sendo deliberadamente atrasada, afinal, é do interesse de todos que ele seja lançado tão cedo quanto possível. A popularidade do universo atualmente é enorme, e não é inteligente correr o risco de que ela diminua, por qualquer motivo que seja, e assim também os potenciais lucrosComo a própria Random House declarou, o mundo saberá assim que a data de publicação existir.

George R. R. Martin já declarou diversas vezes que, quando o manuscrito do livro estiver finalmente pronto, o primeiro lugar em que isso será divulgado é o próprio blog dele. Assim foi com A Dance with Dragons: em 27 de abril de 2011 Martin publicou simplesmente uma foto de um King Kong derrotado (ele se referia a Dance como “Kong”, e chama Winds de “Son of Kong”), com o título “twas beauty” (em referência a uma frase do filme King Kong sobre a morte do primata), acompanhada do humor “exausto”. No mesmo dia, Anne Groell, editora americana do autor, esclareceu que o manuscrito estava mesmo finalizado, em um post próprio no Suvudu. Depois de passar por revisão de Groell e dos copy-editors (em que diversos capítulos do original de Martin foram retirados da versão final), Dance foi lançado em 12 de julho, menos de três meses depois do dia do anúncio.

Quando George terminou "A Dança", a notícia foi oficialmente divulgada por escritor e editora, 10 dias após a estreia da primeira temporada de Game of Thrones na HBO.
Quando George terminou “A Dança”, a notícia foi divulgada pessoalmente por escritor e editora, 10 dias após a estreia da primeira temporada de Game of Thrones na HBO.

O Game of Thrones BR tem por princípios divulgar apenas informações que tenham credibilidade e não se render a práticas “caça-cliques”, que explorem a ansiedade dos leitores divulgando meias-verdades ou mentiras explícitas. Até os spoilers que o site publica vêm de fontes confiáveis. Não foi a primeira vez que informações falsas a respeito das Crônicas de Gelo e Fogo, Game of Thrones e mesmo o próprio George R.R. Martin circularam pela Internet, seja em mídias alternativas ou em outlets de credibilidade (supostamente) reconhecida. Não se pode esquecer de hoaxes, rumores e embustes passados, como os de que Selton Mello faria o papel de Doran Martell em Game of Thrones, que um filme de Game of Thrones estaria confirmado, os inúmeros spoilers falsos que circulam nos períodos de exibição da série, ou até fotos de atores se passando por Martin divulgadas como se fossem do autor em pessoa. Todos são exemplos de material que garante alguns cliques a mais, mas que, não à toa, sequer é publicado aqui (a não ser para desmentir).

Foi por isso que no dia em que os rumores sobre uma data de lançamento para The Winds of Winter começaram (mais uma vez) a ocupar a Internet, o Game of Thrones BR não se manifestou a respeito deles (à exceção de uma pequena nota no Facebook): já ciente do histórico de situações similares e de credibilidade altamente duvidosa, o site preferiu não contribuir com a propagação de informações questionáveis. E assim continuará sendo.