Atualização JUN.18: O livro já está em pré-venda. (US e UK).

George R. R. Martin divulgou em seu blog a data oficial de publicação de Fire & Blood. O livro de “História imaginária” no universo de Westeros, sobre o início da dinastia Targaryen, tem lançamento previsto para 20 de novembro (em língua inglesa).

Fire & Blood será como um livro de história do mundo real, escrito dentro do universo fictício pelo Arquimeistre Gyldayn, e contará a história da Casa Targaryen de Aegon I até Aegon III, passando pelos reinados Aenys, Maegor, Jaehaerys I, Baelor, Daeron I, Viserys I e Aegon II (incluindo Rhaenyra e a Dança dos Dragões). Os eventos da dinastia após a regência de Aegon III – incluindo Aerys II e sua queda na Rebelião de Robert Baratheon – serão objeto do segundo volume de Fire & Blood.

Capa de Fire and Blood
A capa da edição americana de Fire & Blood.

Martin, no post, recapitulou a história do livro, cujo lançamento era inicialmente planejado em volume único, depois do término de As Crônicas de Gelo e Fogo. Inicialmente chamado extra-oficialmente de “GRRMarillion” (em referência a O Silmarillion, livro de J. R. R. Tolkien sobre as origens da Terra-média), o livro surgiu a partir de notas laterais escritas por Martin para O Mundo de Gelo e Fogo, na voz do Arquimeistre Gyldayn.

George reconta que algumas partes desse primeiro F&B já foram publicadas em outros formatos: os contos A Princesa e a RainhaO Príncipe de Westeros e o mais recente Os Filhos do Dragão são versões um pouco resumidas desse material prévio, que também foi adaptado e ainda mais reduzido para seções de O Mundo de Gelo e Fogo.

Ilustração de Fire and Blood
A Princesa Rhaenys montando Meraxes. Ilustração de Douglas Wheatley para Fire & Blood.

Martin revelou ainda que o livro será ilustrado, mas não em todas as páginas como O Mundo de Gelo e Fogo (ele exemplificou com a versão ilustrada de A Guerra dos Tronos). As mais de 80 artes, em preto-e-branco, ficarão a cargo de Douglas Wheatley, que já trabalhou também no Mundo.

Ainda sobre Fire & Blood, o autor revelou que, há algumas semanas, entregou os manuscritos (que totalizaram 989 páginas) tanto para suas editoras nos Estados Unidos e no Reino Unido quanto outros lugares do mundo. Martin disse que algumas dessas editoras estrangeiras lançarão suas edições simultaneamente com a inglesa e a norte-americana.

Fire & Blood terá também informações sobre as Crônicas?

No site oficial de George, um pequeno resumo do conteúdo do livro trouxe também algumas coisas interessantes para as Crônicas de Gelo e Fogo, como estas:

O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que ficou tão mortal visitar Valíria depois da Perdição? Qual é a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Essas são apenas algumas das questões respondidas nessa crônica essencial, como relatada por um estudado meistre da Cidadela (…)

Porém, quando perguntado sobre isso em seu blog, Martin disse: “Uh… Eu nunca disse nada sobre Dany, isso foi incluído pela [editora] Bantam. Por favor desconsidere.

Sobre The Winds of Winter, George se limitou a dizer que está de volta ao trabalho no livro, e que ele não será lançado neste ano.

Assim que tivermos informações sobre a data de lançamento de Fire & Blood no Brasil, informaremos. Para mais informações sobre o cânone dos livros de Gelo e Fogo, visite nosso Guia dos Livros.