Já temos série nova vindo por aí! Como sabemos, a HBO estava desenvolvendo cinco argumentos de séries derivadas de Game of Thrones. A novidade é que o canal anunciou na tarde desta sexta-feira que um episódio piloto foi encomendado e começará sua produção em breve.

George RR Martin; Jane Goldman.

O episódio foi idealizado pela futura showrunner e roteirista Jane Goldman (Kick-Ass, Kingsman, X-Men: Primeira Classe) com George R.R. Martin recebendo créditos de produtor executivo e co-criador. O canal também divulgou o tema da nova série derivada do universo criado por Martin.

O projeto ainda sem título se passará dezenas de milhares de anos antes dos eventos de Game of Thrones. A história é descrita como a narrativa do declínio do mundo na dourada Era dos Heróis rumo à sua hora mais sombria. E apenas uma coisa é certa: dos horripilantes segredos da história de Westeros à verdadeira origem dos caminhantes brancos, dos mistérios do Oriente aos Stark da lendas… esta não será a história que acreditamos conhecer.

Ainda não foram informadas datas para começo das gravações.

Assinam o projeto ao lado de Goldman os produtores executivos Vince Gerardis e Daniel Zelman. Como anunciado anteriormente, os criadores de Game of Thrones, David Benioff e D. B. Weiss, não têm envolvimento com a nova produção.

Veremos a Longa Noite na “nova Game of Thrones“?

HBO sobre o projeto aprovado: “it’s not the story we think we know.

A revelação sobre o enredo se tratar do declínio da Era dos Heróis, rumo ao que provavelmente seria a Longa Noite, empolga. Ainda mais tratando-se de um escopo onde o oriente terá papel dentro da história geral.

De acordo com o material escrito por Yandel na enciclopédia O Mundo de Gelo e Fogo, sabemos que a suposta Era dos Heróis começa com a assinatura do Pacto, encerrando a guerra entre Primeiros Homens e Filhos da Floresta. Durante pelo menos quatro mil anos, centenas de reinos se levantaram, e caíram, deixando como herança as tradições dos Primeiros Homens ao mundo que conhecemos hoje. Muitas linhagens nobres de Westeros remontam a este tempo, onde supostamente grandes figuras históricas construíram seu legado, como Bran, o Construtor, fundador da Casa StarkLann, o Esperto, fundador da Casa Lannister; ou Garth Mão Verde, fundador da Casa Gardener da Campina. Ainda neste período histórico surgiram os Reis da Tempestade em suas terras, uma linhagem com figuras como seu fundador Durran, suposto construtor de Ponta Tempestade; e o Rei Cinza, primeiro Rei das Ilhas de Ferro.

Entre o declínio desta era e a guerra pela alvorada que contam as lendas, temos a criação da Patrulha da Noite, e a construção da Muraha, dando exemplos de eventos que a série poderia abordar. Como se tratam de lendas que serão adaptadas e, de acordo com a sinopse, “não serão as histórias que achamos que conhecemos”, a expectativa é a de que o trabalho de Goldman e Martin revele muitos dos mistérios, além de incluir Essos (e/ou além), fazendo com que a série possa apresentar personagens de diferentes etnias e até mesmo a origem de religiões diversas, suplementando o cânone que ele mesmo criou. Parece ser feito sob medida para quem gosta de teorias e easter eggs.

Outras séries em desenvolvimento

A HBO havia encomendado projetos de piloto para quatro outras séries que adaptariam o universo de gelo e fogo. Temas como a Rebelião de Robert e Dunk e Egg, no entanto, já foram descartados como possibilidades por Martin.

O escritor está colaborando ao lado de Bryan CogmanMax BorensteinBrian Helgeland, e Carly Wray, desenvolvendo outros quatro roteiros de piloto. O Deadline informa que mais um entre eles poderá ser aprovado em breve, embora não haja pressa ou pressão para o anúncio.


A oitava e última temporada de Game of Thrones tem previsão de estreia para 2019.