A HBO e a artista Florence Welch lançam hoje a canção Jenny of Oldstones, tema do episódio 8.02 ‘A Knight of Seven Kingdoms’. A canção, que no episódio é cantada pelo personagem Podrick Payne, é inspirada na música de mesmo título conhecida nos livros de George R. R. Martin.

Jenny of Oldstones
Florence Welch da Florence + the Machine durante concerto em 2018.

Florence foi uma das primeiras artistas que os showrunners da série, David Benioff e Dan Weiss, tentaram recrutar para a trilha sonora oficial. No período de produção da 2ª temporada, eles buscaram contratá-la para que cantasse “The Rains of Castamere”. Os membros da Florence + the Machine recusaram o pedido na época, mas Benioff e Weiss nunca deixaram de lado a ideia.

Sempre fomos grandes fãs da música de Florence. Então, a oportunidade de ouvir sua voz de outro mundo em nossa série esteve sempre à frente de nossas mentes. Ainda estamos agradavelmente chocados por ela ter concordado em cantar “Jenny of Oldstones” e estamos apaixonados pelo resultado.

O canal divulgou um vídeo com as letras da canção, que está disponível nas principais plataformas. Assista!

Em Game of Thrones, Jenny é citada pela primeira vez na 7ª temporada, em ‘Eastwatch‘. Na ocasião, quando recebem notícias sobre Bran Stark, os arquimeistres da Cidadela o consideram um farsante, como Jenny que dizia que vinha de uma linhagem de Crianças da Floresta.

Quem foi Jenny de Pedravelhas?

Jenny Pedravelhas
Jenny, por Naomi Botello ©

A “Canção da Jenny” é uma música citada por uma personagem do livro ‘A Tormenta de Espadas‘ conhecida como Fantasma do Coração Alto. Ela é uma bruxa dos bosques que tem sonhos proféticos. Em suas pregações pelas Terras Fluviais, a bruxa exige a música como pagamento por suas visões. Quando ouvimos a letra, percebemos que é uma canção sobre alguém que ela lembra com carinho: Jenny of Oldstones. Jenny teve um trágico caso de amor com o príncipe Duncan Targaryen, que abdicou do trono para se casar com ela. Seu irmão Jaehaerys assumiu o trono em seu lugar. O filho de Jaehaerys, se tornaria mais tarde o Rei Louco Aerys.

Em ‘A Dança dos Dragões‘, Barristan Selmy diz para Daenerys: “O Príncipe das Libélulas amava Jenny de Pedravelhas tanto que ele deixou de lado uma coroa, e Westeros pagou o preço em cadáveres.” Duncan e muitas outras pessoas morreram em um enorme incêndio conhecido como a Tragédia de Solarestival. Acredita-se que este também tenha sido o final de Jenny. Foi lá, durante o incêndio, que o irmão de Daenerys e o pai de Jon Snow, o príncipe Rhaegar, nasceu.

Jenny levou uma amiga clarividente para a corte dos Targaryen. Acredita-se que esta amiga seja a Fantasma do Coração Alto. Foi a bruxa quem previu que o Príncipe Prometido viria da linha de Aerys (o Rei Louco) e Rhaella Targaryen – e é por isso que eles foram obrigados a se casar. Esses são os pais de Dany e os avós de Jon.

A “Canção de Jenny” foi apresentada em uma festa no Torneio de Harrenhal por Rhaegar Targaryen. Quando ouviu a música, Lyanna Stark, chorou. Muitos acreditam que esta tenha sido a origem de seu caso de amor.

Nos trechos da letra original, por George R. R. Martin, aprendemos apenas o trecho:

No alto dos salões dos reis que partiram, Jenny dançava com os seus fantasmas…

E a canção é referenciada como aquela de “Jenny de Pedravelhas, com as flores nos cabelos” por Robb Stark.  A parte das flores, no entanto, não foi adaptada pela HBO.

No episódio desta semana, a aptidão de Rhaegar como músico é mencionada por Daenerys.

A Knight of Sevem Kingdoms
Cena final do episódio 8.02 ‘A Knight of the Seven Kingdoms’

A trilha sonora oficial de Game of Thrones, composta por Ramin Djawadi, já contou com a participação de bandas como The National, que gravou “The Rains of Castamere”; The Hold Steady que gravou “The Bear and the Maiden Fair“, e Sigur Rós.


Clique aqui para assistir ao trailer do próximo episódio de ‘Game of Thrones‘.