Em nova entrevista à Entertainment Weekly, George R. R. Martin falou brevemente sobre o futuro de As Crônicas de Gelo e Fogo após o final de Game of Thrones. Nenhuma informação nova foi revelada, mas considerando que muitos leitores ficaram em dúvida após a polêmica temporada final da série televisiva, consideramos que vale o reforço do que já havia sido dito.

A oitava temporada de Game of Thrones tem sido alvo de intensa discussão entre os espectadores e leitores, e um dos principais pontos é o quanto do seu final deve ser o mesmo nos livros de Martin. Quando perguntado sobre o que planeja para o final de seus livros pelo jornalista James Hibberd, o autor repetiu (pois já havia dito aqui  e aqui, por exemplo) que dividiu suas intenções com David Benioff e D. B. Weiss anos atrás, e que parte delas estiveram presentes na série de TV, mas não todas.

Cabe lembrar que, nesse contexto, não se trata apenas do final, conteúdo que deve ter sido adaptado na oitava temporada, mas de tudo o que foi apresentado na série de TV desde que ela ultrapassou os livros já publicados, processo que ocorreu entre a quinta e a sexta temporada. Aqui no Gelo & Fogo, já discutimos em um post especial o que pode significar o final ser “igual e diferente”.

Apesar das repercussões acaloradas, George declarou novamente que não irá mudar nenhum de seus planos originais, a história que quer contar ainda é, em essência, a mesma que começou a contar tantos anos atrás.

O autor ilustrou o exemplo com o caso da paternidade de Jon Snow. Explicou que antes da Internet, poucos leitores conseguiam deduzir através das pistas deixadas desde o início de A Guerra dos Tronos. No entanto, com o advento das discussões online, as teorias se popularizam e as reações são muito mais imediatas, e pode ser que esse twist pareça óbvio.

Para Martin, houve uma tentação de mudar os planos para poder surpreender os leitores, mas ele descartou isso rapidamente:

Então, não, eu não leio os sites de fãs. Quero escrever o livro que planejei o tempo todo. E quando ele estiver pronto, as pessoas podem gostar ou não gostar dele.

O sentimento de George ao assistir as últimas temporadas da série foi definido por ele mesmo como “estranho”, pois pois apesar das semelhanças entre o que planejou para os livros e o que estava na adaptação, ao mesmo tempo, é tudo muito diferente. O autor comparou essa situação de discrepância entre as duas mídias como realidades paralelas coexistindo, e lembrou que ele precisa terminar o que compete à sua realidade.

Já sobre o processo de escrita, como já havia dito diversas vezes, inclusive aqui e e aqui, o pior momento em termos de pressão externa foi pouco antes da série de TV alcançá-lo, quando ele ainda tinha esperanças de que pudesse se manter à frente (especialmente durante o ano de 2015).  É claro que a pressão ainda existe, porém, em suas palavras:

Eu não quero apenas terminar o livro, quero fazer isso da melhor maneira possível. Desde então, tem havido muita pressão, mas não tanta quanto naquela época. Não é mais uma corrida. A série acabou. Eu estou escrevendo o livro. Ele estará pronto quando estiver pronto.

Enquanto não temos notícias concretas sobre o andamento da escrita, vale relembrar que George esteve isolado em seu bunker algumas vezes nos últimos tempos, o que pode ser um indício positivo a respeito de seu processo.