George R.R. Martin publicou em seu Not a Blog um texto sobre a novidade da HBO, a série House of the DragonNesse post, o autor anunciou mais três nomes envolvidos com a produção: Wes Tooke e Claire Kiechel, roteiristas de televisão com experiências consideráveis (o primeiro, em Colony, junto ao showrunner Ryan Condal, e a segunda, em The OA e Watchmen). Além destes, Ti Mikkel, assistente de Martin e membro da Fevre River Packet Company, também está na equipe.

No entanto, chama atenção outra informação dada pelo autor quando fala sobre Mikkel: além de estar escrevendo seu próprio livro e auxiliando na produção de uma série de curtas que Martin espera que saiam no futuro, a assistente de escrita do autor está chefiando uma possível adaptação televisiva de “Tuf Voyaging“. Não há mais informações sobre a produção até o momento, mas caso os esforços da equipe deem resultados, é possível que tenhamos novidades nos próximos meses.

Haviland Tuf e seus gatos a bordo da Arca, por David Wilson.
Capa de Tuf Voyaging da editora Bantam.

Lançado em 1986, Tuf Voyaging é o quinto romance de George R. R. Martin. O autor, na verdade, não o considera como tal, já que o livro é, na verdade, uma coletânea de sete novelas e contos com o mesmo protagonista: Haviland Tuf. Permanece inédito no Brasil, mas dois de seus contos, Guardiões Uma Fera para Norn são parte da RRetrospectiva da Obra, lançada pela editora Leya em 2017.

Haviland Tuf era um comerciante medíocre apaixonado por gatos, mas que encontra uma antiga nave terráquea, a Arca, uma seedship cujo objetivo, em tempos de guerra, era criar feras e armas biológicas. Assumindo controle da Arca, Haviland se aventura por vários planetas como um engenheiro ecológico, resolvendo problemas socioambientais. As aventuras de Haviland têm lugar nos Mil Mundos, onde também se passa a história original que resultou na série Nightflyers.

Em 2013, já haviam projetos para que Haviland Tuf se tornasse um personagem de TV, no entanto, Martin comentou sobre as dificuldades:

Bem, eu adoraria. Mas não depende de mim. Preciso encontrar um estúdio e um canal que estejam dispostos a pagar por uma série espacial, e gastar milhões de dólares nisso, e isso não é fácil. Tuf já foi selecionado antes e espero que seja novamente, muito em breve. Mas sinceramente, é uma venda difícil. A TV gosta de capitães de naves especiais que sejam sexy, como Kirk, Capitão Tightpants e Rocky Jones. Tuf é um homem gigantesco, careca, gordo, pomposo, que fala como Alfred Hitchcock e ama gatinhos. Não é fácil encontrar um ator também… Mas bem, toda vez que vejo Conleth Hill atuando como Varys eu fico “hmmmmmm.”

Quaisquer novidades sobre a série de Tuf Voyaging serão noticiadas no Gelo & Fogo assim que anunciadas. Até lá, ficamos na torcida por uma versão brasileira desse livro.