Pôster de House of the Dragon. Fonte: Twitter de Game of Thrones.

O perfil de Game of Thrones no Twitter anunciou que a HBO produzirá House of the Dragon (“Casa do Dragão”), uma série prévia aos eventos retratados na principal, baseada no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin.

Como já havia sido adiantado em setembro, a série foi co-criada por Martin e por Ryan Condal (Colony). A novidade é que Miguel Sapochnik, diretor de vários episódios do show principal (como “Hardhome” e “Battle of the Bastards”), dividirá a função de showrunner com Condal, que escreverá a nova série. Dez episódios foram encomendados.

A imprensa especializada havia divulgado que a emissora tinha interesse em um piloto para uma série sobre os Targaryen, ainda sem título, e o próprio Martin havia comentado sobre o assunto.

Segundo a Entertainment Weekly à época, a maior possibilidade seria de que esse show retratasse os eventos da Dança dos Dragões, o que também considerávamos o mais provável. Uma nova declaração de Casey Bloys, presidente de programação da HBO, porém, indica que House of the Dragon pode incluir eventos anteriores, como a Conquista de Aegon:

O universo de Game of Thrones é rico demais em histórias. Estamos ansiosos para explorar as origens da Casa Targaryen nos primeiros dias de Westeros, junto com Miguel, Ryan e George.

É claro que o executivo não está com a história westerosi em dia, já que as origens da Casa Targaryen em Westeros tiveram lugar apenas  300 anos, aproximadamente, antes do início da série principal, e não nos “primeiros dias de Westeros”, cuja história registrada remonta a milhares de anos antes.

O anúncio vem na esteira do cancelamento de outra série derivada que estava em desenvolvimento, um show sobre a Longa Noite criado por Jane Goldman, e que estrelaria Naomi Watts.