série sobre Casa Targaryen
Foto: Gage Skidmore. Arte de fundo: Jean-Michel Trauscht (adaptada).

Em decorrência das diversas notícias que dão conta que a HBO estaria encomendando um piloto para uma nova série derivada de Game of Thrones focada na Casa Targaryen, George R.R. Martin decidiu se manifestar para esclarecer algumas dúvidas e falar sobe suas expectativas. Compilamos os principais pontos do texto de Martin:

  • A notícia refere-se a uma movimentação da emissora para encomendar um piloto, o que não significa que a encomenda já esteja feita. Segundo Martin, apesar de os desenvolvimentos serem animadores, ainda não podemos dar a produção como certa.
  • O autor não pode confirmar o título da série, mas afirma que “não é o mais óbvio”. Já a respeito do tema, está confirmado que será uma adaptação de partes de Fogo & Sangue Vol 1. Como Martin fez questão de apontar, o livro poderia render material para uma dúzia de séries, o que indica que essa terá algum foco, em consonância com o que afirmou James Hibberd, de que seja sobre guerra civil Targaryen conhecida como a Dança dos Dragões.
  • showrunner é Ryan Condal, amigo de Martin há muitos anos, responsável pela série de TV não-produzida Sixth Gun (cujo piloto George exibiu no Jean Cocteau, seu cinema em Santa Fe) e também pela produção Colony.
  • Já há um roteiro e uma “bíblia”, material que funciona como uma enciclopédia para uma série de TV.

Martin também fez comentários a respeito da produção de Jane Goldman sobre a Longa Noite:

  • A primeira versão do episódio piloto está agora em pós-produção. Em sua viagem às ilhas britânicas, Martin foi convidado para visitar os sets, e logo deve ver uma primeira versão do episódio.
  • Mesmo que o spin-off de Condal aconteça, isso não significa que o de Goldman será descartado, as duas produções são independentes e o mundo criado por George tem espaço suficiente para comportar diversas produções.

O autor ainda comenta que um dia, gostaria de produzir Spearcarriers, uma ideia sua para um spin-off sobre as pessoas menos notáveis durante os eventos que ocorrem em Game of Thrones.

É importante lembrar, ainda, que ao contrário do que alguns veículos têm divulgado, Martin não terá um papel de produção em ativa ou de decisão em qualquer dessas possíveis séries. Embora tenha de fato tido conversas com os pretensos showrunners e roteiristas para elaboração dos argumentos, trata-se de uma função meramente consultiva.

À época do anúncio do piloto da série de Goldman, Martin ressaltou:

Temos uma showrunner: Jane Goldman, que assinou o roteiro do piloto.

Todas essas matérias sobre a luz verde para o piloto estão colocando minha foto ao lado da de Jane, o que é muito lisonjeiro, mas também um pouco enganoso. Lembrem-se, também colocaram minha foto nas matérias sobre o desenvolvimento para a TV de WHO FEARS DEATH da Nnedi Okorafor, quando deveriam estar usando a foto dela. Consultei com todos os autores de todas as séries sucessoras, e vários deles me visitaram em Santa Fe para longos dias de discussão, e tivemos trocas de emails, mensagens e telefonemas, então definitivamente estive envolvido… mas de verdade, os elogios devem ir para Jane. Tem sido absolutamente empolgante trabalhar com ela… e meu deus, que talento.

Como na série principal Game of Thrones, a atribuição de “produtor executivo” é apenas nominal pelo fato de ele ser o criador do universo. Ele não detém nenhum poder de decisão, veto ou aprovação sobre o que será escrito, produzido ou exibido em tela.


Nenhuma das possíveis séries derivadas de Game of Thrones está confirmada até o momento.