Dança dos Dragões
Aegon II e Rhaenyra. Arte: Roman Papsuev.

Segundo informações disponibilizadas pela Entertainment Weekly, a HBO aprovou a solicitação para o piloto para uma segunda série das quatro possíveis séries derivadas de Game of Thrones. Até onde se sabe, dessa vez o projeto terá como base a história dos Targaryen.

De acordo com James Hibberd, em matéria na EW, o enredo se passará cerca de 200 anos antes da série principal, e narrará a famosa guerra civil travada entre os membros da Casa, mais conhecida como a Dança dos Dragões.

Para quem não conhece os eventos, a Dança dos Dragões foi uma guerra civil ocorrida nos Sete Reinos, desencadeada por uma disputa entre dois ramos rivais da Casa Targaryen ao Trono de Ferro. A guerra de sucessão travada entre Rhaenyra e seu meio-irmão, Aegon II, após a morte do pai de ambos, foi um dos momentos mais violentos e sanguinários da história da dinastia, e acabou por dizimar quase toda a família real, deixando-os a beira da extinção. Também foi o que desencadeou a morte dos dragões, que chegaram a desaparecer por gerações, sendo posteriormente trazidos de volta a vida por Daenerys Targaryen, já na série principal. Dessa forma, e dado o fato de que os eventos são retratados no livro Fogo & Sangue, não é de se surpreender que a Dança seja um período especialmente querido aos fãs.

Desde o início, quando a HBO contratou cinco roteiristas para produzirem diferentes roteiros para séries derivadas, esse projeto mostrou-se um forte candidato para uma eventual adaptação. Depois de um período de seleção, determinou-se que o roteiro piloto será escrito por Ryan Condal (Colony), e, assim como os demais, terá George R. R. Martin como um dos produtores executivos. A possível série ainda não possui um título oficial.

Essa será a segunda tentativa da HBO em dar continuidade ao universo de Westeros na TV. Como já noticiado anterioremnte, a emissora encomendou um piloto de uma outra série, com Jane Goldman (Kick-AssKingsmanX-Men: Primeira Classe) como showrunner. Esse primeiro projeto se baseia na famosa Longa Noite, que, diferentemente da Dança dos Dragões, se passou milhares de anos antes de os eventos de Game of Thrones começarem. Essa produção já teve as gravações encerradas, e embora esteja sendo referida pela própria HBO como “Bloodmoon”, permanece sem título oficial, assim como o novo projeto em questão (Hibberd menciona um possível título em sua matéria, mas meramente a título de sugestão).

Também de forma diferente da série sobre a Longa Noite, os eventos da Dança dos Dragões possuem bastante base textual nas obras de George R. R. Martin, sendo relatados pelo ponto de vista de um meistre em Fogo & Sangue, livro de história imaginária publicado em 2018. A obra, que é o primeiro volume de dois planejados, inclui relatos a partir da chegada dos Targaryen em Westeros, e se estende até o fim da Dança dos Dragões.

Ainda não há muitos detalhes sobre a nova produção. Com o surgimento de novas informações, elas serão publicadas no Gelo & Fogo.


Fogo & Sangue, o livro em que George R. R. Martin conta a história da dinastia Targaryen, pode ser adquirido na Amazon.