Dunk & Egg, por Marc Simonetti.

Segundo Joe Otterson, para a Variety, uma adaptação dos contos de Dunk & Egg como série televisiva estaria nos estágios iniciais de desenvolvimento na HBO.

A nota não entra em maiores detalhes, esclarecendo que ainda não haveria roteiristas ou atores ligados ao projeto, mas afirma que as fontes dizem que a série seria prioridade na HBO, já que o canal tem como intenção capitalizar sobre o sucesso de Game of Thrones.

Na Entertainment Weekly, James Hibberd afirma que o canal está de olho em várias outros prelúdios de seu blockbuster que chegou ao fim em 2019. Ele indica que a emissora tem entrado em contato com vários roteiristas de elite e que uma das ideias sendo consideradas como adaptação é a Rebelião de Robert. Hibberd ainda cita nominalmente Bruno Heller, de Roma, como ligado a um dos projetos.

As notícias vêm como surpresa para os fãs, uma vez que Martin já afirmou (reiteradas vezes) que uma adaptação dos contos de Dunk & Egg não estava nos planos até ele escrever mais histórias da dupla (atualmente são apenas três), e que a Rebelião de Robert nunca estivera nos planos.

Em 2017, quando havia várias séries em desenvolvimento inicial pela HBO, George escreveu em seu blog (e a tradução completa do post pode ser lida aqui):

Não posso dizer a vocês sobre o que as séries vão ser (bom, posso, mas não vou), mas vou dizer algumas coisas que elas NÃO vão ser. Que vão desapontar alguns de vocês, claro, mas é melhor fazer isso agora do que depois, acho eu.

Não vamos fazer Dunk & Egg. Em algum momento, claro que eu gostaria, e muitos de vocês também. Mas eu só escrevi e publiquei três contos até hoje, e há no mínimo mais sete, oito ou dez que quero escrever. Todos sabemos o quanto sou lento, e o quanto uma série de televisão pode andar rápido. Não quero repetir o que aconteceu com a própria Game of Thrones, em que a série ultrapassa os livros. Quando chegar o dia em que terei terminado de contar todos os meus contos de Dunk & Egg, aí vamos fazer uma série de TV sobre eles… mas esse dia ainda está bem distante.

Também não vamos fazer a Rebelião de Robert. Sei que milhares de vocês querem, sei que há um abaixo-assinado… mas quando eu terminar de escrever As Crônicas de Gelo e Fogo, vocês vão saber todas as coisas importantes que aconteceram na Rebelião de Robert. Não haveria mais surpresas ou revelações numa série dessas, apenas o desenrolar de conflitos cujas resoluções vocês já conhecem. Não é uma história que quero contar agora; seria muito como um conto contado duas vezes.

Mais recentemente, quando comentou a confirmação de House of the Dragon como primeira série derivada de Game of Thrones, George reiterou que uma adaptação dos contos não estava nos planos, ao falar sobre o showrunner Ryan Condal (nosso artigo sobre o post completo pode ser lido aqui):

Ele também é um grande fã de meus contos de Dunk & Egg. Na verdade, era essa a série que ele queria fazer inicialmente, mas não estou preparado para levar Dunk & Egg à TV até ter escrito um número de outras histórias.

The Mystery Knight, por Marc Simonetti, capa brasileira de O Cavaleiro dos Sete Reinos,

Diante de declarações tão recentes e categóricas de Martin, é de se considerar se não está havendo uma cisão entre os executivos da HBO e as intenções autorais de Martin, já que os direitos já foram vendidos pelo escritor e o canal não tem que necessariamente pedir nova autorização para adaptar qualquer coisa do universo que esteja contemplada no contrato.

As informações de Otterson e Hibberd, no entanto, vão ao encontro de uma tendência observável da HBO de explorar ao máximo a propriedade que tem nas mãos com o universo de Westeros criado por George R. R. Martin, potencialmente tentando transformar as obras numa grande franquia. Isso seria coerente com os interesses da WarnerMedia de firmar o HBOMax como concorrente de outros streamings que têm franquias pop blockbuster em seu catálogo.

O que são os contos de Dunk & Egg

Os contos de Dunk e Egg são o primeiro material complementar do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo publicado por George R. R. Martin. Atualmente, três contos existem:

  • O Cavaleiro Andante (The Hedge Knight, de 1998)
  • A Espada Juramentada (The Sworn Sword, 2003)
  • O Cavaleiro Misterioso (The Mystery Knight, 2010)

Eles foram editados pela primeira vez no Brasil em 2014, na coletânea O Cavaleiro dos Sete Reinos, que também foi publicada em língua inglesa em 2015, como A Knight of the Seven Kingdoms (os contos haviam sido publicados originalmente em antologias com outros autores).

George R. R. Martin já declarou ter a intenção de escrever uma série de histórias de Dunk e Egg, compreendendo as vidas inteiras dos personagens. O número não é certo, e em declarações distintas o autor já variou entre sete, dez ou doze.

Clique aqui para acessar nossa página especial dos contos de Dunk & Egg


Até o momento, a única série derivada de Game of Thrones já confirmada é House of the Dragon, que estreia em 2022.