No último domingo a HBO presenteou a mundo com o primeiro trailer da quarta temporada de Game of Thrones. Hoje, há quase dois dias depois de seu debut, o trailer está prestes a atingir a marca de 10 milhões de views. Temperado com uma trilha sonora muito bacana, vimos pela primeira vez o que nos aguarda na continuação da adaptação dos livros de George R. R. Martin para a TV.

Este é um post que vai tentar reunir uma análise geral de todas as imagens mostradas no trailer. Importante ressaltar que este é um post voltado para aqueles que já leram os livros, ou aqueles que gostam de spoilers dos livros. Sim, a gente vai falar abertamente aqui sobre o que cada uma dessas imagens e cenas de ação provavelmente representarão para a história.

Vamos lá?

 DRAGÕES EM PORTO REAL

gameofthrones_dragons
Essa é Porto Real e podemos ver a sombra de um dragão sobrevoando-a.  Acontece que isso definitivamente não faz parte da história. Deve tratar-se de um sonho. Se Drogon fosse visto, nem que por um segundo sobrevoando Porto Real, o reino viria abaixo. E tanto pelo que sabemos Tywin e Cersei pouco se importam com o que Daenerys Targaryen esteja fazendo do outro lado do mar Estreito.

daenerys_1Mas o que é que Daenerys anda fazendo mesmo? Bem, ela decidiu ficar e ajudar a libertar escravos em Essos. As pessoas agora a chamam de Mhysa. Mas… bem, sabemos muito bem do que se trata o GIF acima. Contamos pra vocês dias atrás neste post. É o ator em questão, sem dúvida, e podemos perceber que ele segura algo em seus braços.

daenerys_2

Dany parece estar extremamente insegura nessa cena, o que diz muito sobre a essência de sua personagem. Muito se criticou sobre Dany parecer usar sempre as mesmas roupas, mas este é o primeiro ano em que não teremos a excelente produtora Gemma Jackson por trás das cenas. Foi ela a responsável por executar cada cenário, cada paleta de cores e parte do figurino dos personagens da série. O mundo que vemos na série foi executado através do olhar dela, e, apesar de sua saída estar cercada de um certo mistério, parece que o legado que ela deixou tenha sido definitivo.

O PURPLE WEDDING

O casamento real será realizado no exuberante Septo de Baelor, mas as comemorações, diferentemente dos livros, se darão em um jardim aberto da Fortaleza Vermelha. Fazer tudo em estúdio sem dúvida pareceu ser muito perigoso:

casamento_joffrey2casamento_joffrey3

Sabemos que os acontecimentos dessas cenas irão regar o destino dos personagens durante toda a temporada e este sem dúvida inspira ser um dos momentos mais marcantes desta temporada.

ARYA E AGULHA

E então vemos que Arya está em posse de sua antiga espada, Agulha:

arya_agulha
As circunstâncias em que isso acontecerá podem ser explicadas através da cena no GIF abaixo, bem como a confirmação do retorno do personagem Polliver. Tanto se especulou sobre o fato de que a personagem Arya não estava vivendo a mesma saga dolorosa da menina dos livros… Mas parece que sua hora de ser assassina chegou.

hound_arya


SANSA E A NEVE

Um viva para a sequência de imagens que mostra Sansa chegando ao Ninho da Águia! A direção de arte desta parte específica foi a que mais chamou  atenção da nossa equipe. Os jardins cobertos de neve parecem muito com os descritos no livro e os cabelos da personagem estão muito mais parecidos com os da mãe. Nesse momento ela parece ainda não ser Alayne Stone. Chegará a ser? (esse segunda imagem foi tirada de outro vídeo da HBO).

tumblr_mzbjwd1bWE1qhgqofo2_500tumblr_mzbjwd1bWE1qhgqofo1_500


O JULGAMENTO DE TYRION

Peter Dinklage parece estar bem puto com a situação. Durante o trailer a gente pôde ver Cersei chorando e gritando com o pai pedindo por justiça. Nesta temporada Tyrion tem tudo para mexer com os sentimentos daqueles que não conhecem seu destino na história. Ao ser injustiçado e humilhado, ele acabará se transformando no homem mais procurado dos Sete Reinos. E é muito bacana poder finalmente ver isso dramatizado na TV.

julgamento_tyrion

Olhem bem para a cara deste homem: ele merece ou não ter sua vingança no fim da temporada?

BATALHA NA MURALHA

Que bom que muito pouco foi mostrado nesse trailer, principalmente no que virão a ser os acontecimentos do episódio 9 dirigido pelo Neil Marshal.  Muito desse episódio ainda deve estar no que será um longo período de pós produção:

stannis_muralha
No entanto, podemos ver rapidamente um gigante em ação. Em uma famosa parte dos livros que se passa na região inferior da Muralha:

gigante_gameofthrones

TIME DRAGONSTONE
Aqui a gente já pode ver alguns flashs de situação imprecisas. Como o núcleo de Pedra do Dragão é bastante modificado na adaptação, poderíamos estar vendo aqui uma situação nova, uma ou duas situação de A Dança dos Dragões…

melisandre_burningA questão é que Melisandre queimará muita gente e Stannis está chegando.

davos_stannis


MAIS DE MEEREEN
Alguém dirige-se furioso em direção a comitiva de Daenerys:

meereenProvavelmente trata-se de Oznak zo Pahl, um nobre escravista que enfrenta Belwas o Forte, personagem que não estará na série.

daarioAo que tudo indica, essa batalha será realizada com o novo Daario Naharis no lugar de Strong Belwas. Toda essa transição de Yunkai para Meereen parece que será bastante elegante com cenas muito criativas.

MEEREEN_GOTEsta aqui parece ser uma das maneiras pela qual Meereen será conquistada, além daquele flash que mostra o povo de Dany invadindo os esgotos da cidade. Muitas pessoas levantaram a hipótese de ser uma cena com os Filhos da Harpia, mas não parece ser correto uma vez que estes personagens são uma espécie de ‘ninjas’ que atuam de maneira muito mais mais silenciosa.

OBERYN

O príncipe Martell chega a convite do rei para o casamento real, mas o que ele realmente quer é vingança pela morte da irmã Elia e dos sobrinhos, mortos pela Montanha durante o cerco a Porto Real que levou Robert ao trono.

O Oberyn de Pedro Pascal parece ter agradado a grande maioria do público, chegando cheio de marra ao ser recebido por Tyrion. “The Lannisters aren’t the only ones who pay their debts.” – diz ele ao anão. Pelo que parece, assim como no livro, ele viverá o melhor dois dois mundos em Porto Real: vai causar, fofocar com Varys e Tyrion e vai lutar e entregar uma das cenas mais incríveis do livro:

oberyn_1Aqui vemos um flash do que será a luta Montanha versus Víbora durante o julgamento de Tyrion.

oberyn_montanha
Conan Stevens fez mal em sair do papel de Montanha, esse será um momento épico. Pra quem não sabe ele esteve em A Desolação de Smaug como o orc Bolg e estava extremamente empolgado pelo papel. Mas a interpretação dele foi modificada por efeitos especiais.

MÃO D’OURO E CERSEI

Jaiminho is back, com um novo corte de cabelo e uma mão de ouro. Nessa imagem ele analisa o livro branco da Guarda Real:

jaime_lannisterNa imagem abaixo vemos Jaime e Cersei:
JAIMEANDCERSEIE aqui a filha Lannister chorando. São tantos motivos para ela chorar nesta temporada que fica difícil enumerá-los:

cersei_crying
RAMSAY

Aqui a gente vê o bastardo Bolton se divertir com sua amiga Myranda. Ela dá um tapa na cara dele e, algo me diz que ela não deveria ter feito isso…

RAMSAY
OS GREYJOY

Teremos Yara e os homens de ferro nesta temporada. A moça está em busca do irmão, como prometeu no final da temporada passada:

asha_yaraI’m going to pick the fastest ship in our fleet. I’m going to choose the fifty best killers on the Iron Islands. I’m going to sail up the narrow sea, all the way to the Weeping Water. I’m going to march on the Dreadfort. I’m going to find my little brother. And I’m going to bring him home.

theon_reekFedor parece estar bem diferente dos livros, mas este é Alfie Allen com o semblante de um homem quebrado, definitivamente. Ele está com as vestes de um cavaleiro, o que sugere que ele provavelmente está dando continuação ao trabalho que vemos em A Dança dos Dragões, na primeira demanda para qual Ramsay o confia. Ele encontrará a irmã? Em que circunstâncias?

RAST E O BEBÊ

Rast, o desertor que assassinou o Velho Urso Mormont na temporada passada estará de volta aparentemente no lugar de Craster, entregando os bebês de suas esposas para as criaturas geladas no meio da noite::

rast_1rast_baby

Essa narrativa da série que trata de coisas específicas de rituais pagãos não estão nos livros, então tudo o que vier é novidade pra todo mundo. No livro, em Além da Muralha temos o bebê de Mance Rayder, personagem que sequer apareceu no trailer. Como não sabemos se a mulher e cunhada de Mance serão personagens da série, fica difícil especular qualquer coisa neste sentido.

Aliás, diversos personagens ficaram de fora deste trailer: Jojen, Meera, Brienne, Podrick, Sam e Shireen por exemplo. Porém tivemos rápidos lampejos de Ygritte, Tormund, Styr e Tywin encarando algo que parece ser uma lareira. E há algo de comum entre três destes personagens, se entendem o que quero dizer.

BRAN E HODOR
Uau, Bran está grande! E Hodor está quase um selvagem. Aqui a gente vê o garoto em contato com uma provável Árvore Coração em Além da Muralha:

bran_hodor
DOIS EXÉRCITOS SE ENCONTRAM
Dois exércitos se encontram. Qual deles? Parece ser o encontro entre Boltons e Freys. Mas é difícil dizer. Theon e os Homens de Ferro? Stannis e alguma casa nortenha? Jaime fazendo acordo com alguém?

tumblr_mzbpdluXk31r9h4heo1_500
É importante ressaltar que em certo momento do trailer vemos campos de batalha devastados e corvos começando a se banquetear. É muito bacana eles usarem este recurso pois este é o espírito da narrativa do livro O Festim dos Corvos, sendo inclusive o motivo pelo qual o livro leva este nome.

E A CENA QUE NINGUÉM CONSEGUIU DECIFRAR
gameofthrones_wallDe todas as cenas marcantes do trailer essa é a que mais está levantando questionamentos. Há alguém atravessando a Muralha usando túneis subterrâneos. Essa pessoa está usando um cavalo e uma tocha. Quem será? Jojen? Ou algum outro personagem que fez falta na temporada passada…?

Você acha que deixamos passar algo importante ou tem alguma teoria maluca do que algumas dessas cenas podem representar na série a partir de 6 de abril? Divida sua opinião com a gente aqui embaixo nos comentários.