A pergunta que não quer calar na cabeça dos fãs de George R. R. Martin é “quando The Winds of Winter (sexto livro das Crônicas de Gelo e Fogo) será lançado?”. Pra isso existe a Martinologia (Martinology)  —  que, segundo o site  Five Thirty Eight, é o processo pseudocientífico através do qual fãs tentam estimar quando o próximo livro da saga ficará pronto. E pela quantidade de threads relacionadas ao assunto no Reddit, jamais existiu uma área amadora de estudos tão popular quanto essa.

grrm

É claro que para calcular esse tempo, os “analistas” consideram fatores como:

1) o progresso do autor na escrita do livro, que em Outubro de 2012 tinha cerca 400 páginas prontas (depois disso, ele nunca mais falou da quantidades de páginas que escreveu);

2) o número de palavras que Martin escreve por dia, (que, se for mais ou menos o mesmo da escritora britânica J. K. Rowling, chega à 300);

3) o número de trabalhos paralelos do escritor, como a enciclopédia “The World of Ice And Fire”, que será lançada esse ano;

4) aspectos como o humor do velhinho e até a campanha do time de futebol pra que ele torce.

Os resultados são variados. O mais otimista deles aponta que o livro pode sair entre Agosto de 2014 e Maio de 2015, enquanto o pior mostra que esse longo inverno pode durar até Agosto de 2018. Bom, eu prefiro acreditar na editora Anne Groell que, em uma entrevista recente, afirmou que o livro pode ficar pronto em breve.

hickey-grrm-table-3
Acima vocês podem ver uma tabela que relaciona a média de palavras que George escreve por dia, e a possível data de lançamento do livro em cada caso (levando em conta que, segundo ele, The Winds of Winter será um manuscrito de aproximadamente 1.500 páginas).

Uma coisa que todos os fãs sabem (ou deveriam saber), é que uma das melhores maneiras de acompanhar o trabalho do mestre é ficar ligado em seu (not a) blog no Livejournal, que ao fim de cada postagem permite que o autor compartilhe com os leitores seu estado de humor atual. E vocês acreditam que fizeram uma tabela disso? Pois é. E parece que o estado de humor “Ocupado” é o terceiro mais usado por Martin em suas postagens, o que é uma boa notícia para nós, leitores desesperados, que vamos supor que “ocupado” quer dizer “escrevendo The Winds of Winter”.

Vejam a tabela logo abaixo:

hicker-grrm-table-2

É claro que o mais importante é que ele esteja feliz (Excited)

Seria incrível se o livro fosse lançado em Fevereiro de 2015, pois aí teríamos um tempo razoável para devorá-lo antes da quinta temporada da série estrear. Mas não sejamos tão otimistas. Em março desses ano, Elio Garcia, que é fundador do Westeros.org e ajudou Martin a escrever The World of Ice and Fire, comentou numa discussão em seu fórum que “o lançamento do TWOW não será iminente. O livro ainda não está pronto e nenhuma data pode ser dada até lá.”

“Mas e se a série da HBO alcançar os livros?”. Já discutimos isso aqui, e prepare-se, pois é bem possível que aconteça. A verdade é que não importa o que digam, The Winds of Winter só será lançado quando George R. R. Martin quiser. E no final o que importa mesmo é que seja bom, como ele prometeu, não? Tudo que nos resta é esperar ansiosos.

Current Mood: anxious

[Fontes: fivethirtyeight.comreddit.com]