Qual a principal diferença entre os livros de George R. R. Martin e a série da HBO, Game of Thrones? Muitos dos personagens não apareceram na versão televisionada.

Como todos os leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo devem saber, a quinta temporada de Game of Thrones é provavelmente a mais parecida com a segunda em termos de imprevisibilidade. Assim como naquela ocasião, a história atingiu um ponto em que novos núcleos e dezenas de personagens precisam ser inseridos na trama para que ela continue de acordo com os livros.

Euron Greyjoy na Assembléia de Homens Livres (por Kay Huang)
Euron “Olho de Corvo” Greyjoy na Assembleia de Homens Livres (por Kay Huang)

Também “é sabido” que a HBO não dispõe de verba suficiente para contratar as centenas de atores e atrizes necessários para que todos os personagens criados por George R. R. Martin façam parte da adaptação, e convenhamos 10 episódios (aproximadamente 10 horas) por ano também não são o suficiente para introduzi-los de maneira adequada. Por motivos como esses, muitas figuras (algumas bem queridas, outras nem tanto) foram eliminadas da série ou simplesmente substituídas por outras no decorrer dos anos.

Pensando nisso, decidimos criar esse post para que possamos pensar de maneira abrangente quais personagens são realmente necessários (ou não) na quinta e/ou nas futuras temporadas de Game of Thrones.

Quentyn Martell (por Henning Ludvigsen/Fantasy Flight Games ©)
Quentyn Martell (por Henning Ludvigsen/Fantasy Flight Games ©)

Há algum tempo foi liberada essa lista PARCIAL de personagens dos livros que vão aparecer na série ano que vem. Porém, muitos considerados pelos fãs como “peças fundamentais” não foram citados, e é sobre eles que vamos falar:

Sacerdote Greyjoy
Sacerdote randômico batizou Theon na 2ª temporada

Euron, Victarion e Aeron Greyjoy: Os irmãos Greyjoy estão no topo da lista de personagens mais esperados pelos fãs. Ou pelos menos dois deles. Aeron é um cara insano e seria ótimo vê-lo na série, até pra nos colocar mais por dentro dessa fé do Deus Afogado. Mas será que ele é realmente necessário? Ele aparece originalmente no segundo livro, quando Theon visita as Ilhas de Ferro e, inclusive, é ele que batiza o sobrinho nas águas do mar (enquanto na segunda temporada da série usaram um sacerdote genérico sem nome), mas é a partir do quarto livro, o Festim dos Corvos, que ele se torna um personagem com POV. Nenhum deles foi descartado pela HBO até então, o que pode significar que Aeron, assim como os outros, servirá a algum propósito maior nos livros que estão por vir. A não ser que Martin simplesmente decida matá-lo em “Os Ventos do Inverno”, o que é mais do que normal na saga e justificaria a ausência do cara nas telinhas, visto que os produtores estão cientes dos destinos de alguns personagens.

Quando falamos de Euron e Victarion, a história é outra. Além de serem personagens extraordinários, os dois são bem necessários para história, ao menos no meu ponto de vista. Se eles não existirem na série, pra onde irá o núcleo Greyjoy? Continuará tendo uma única cena por temporada? Pra onde vai aquele conceito da ‘briga’ em busca de Daenerys? E a briga pela Cadeira de Pedra do Mar? Euron e Asha Yara? Essa última hipótese é válida e, inclusive, foi cogitada por um dos colaboradores do WinterIsComing.net em uma entrevista que George deu ao site Vulture antes do início da quarta temporada. Seria possível transformar Euron e Victarion em um único personagem. O Olho de Corvo poderia aparecer depois da morte de Balon (como no livro), derrotar Yara na Assembleia de Homens Livres (como no livro) e seguir pessoalmente em busca de sua futura esposa, em Meereen (quando no livro ele manda Victarion, que pretende “roubar” Dany para si).

27b5fa8f8d754a49ae5e65b5787468bd-d1o19u9
Da direita para a esquerda: Euron, Aeron, Victarion e Asha Greyjoy na Assembléia de Homens Livres, ou “Kingsmoot” (Arte de Mathia Arkoniel)

Mas se é pra ter um único irmão Greyjoy, por que preferir Euron à Victarion, que é um personagem com POV? Bom, talvez porque o primeiro é um cara mais enigmático, de motivações não muito claras, com um olho sorridente, lábios azuis, um berrante assustador e até um suposto ovo de dragão enquanto o segundo é “só” um guerreiro e comandante extremamente habilidoso e severo, o que não é um tipo muito incomum na série (vide Stannis?). Algo que pode ser um sinal de que a HBO mostrará apenas o Olho de Corvo na série é o fato de que no livro Inside HBO’s Game of Thrones, ele é o único irmão de Balon que aparece na árvore genealógica dos Greyjoys.

Moqorro
“Moqorro, A Chama Negra”

Enfim, com Victarion ou Euron assumindo seu papel, os produtores terão que escalar, no mínimo, mais um personagem icônico das Crônicas: Moqorro – o que não deve ser um grande problema se eles decidirem mesmo seguir em frente com o arco das Ilhas de Ferro/Baía dos Escravos, já que, além de não aparecer muito, o sacerdote vermelho pode ser interpretado por um ator não muito conhecido, e também acho que ele pode aparecer depois. Na sexta temporada, talvez.

Por falar nisso, vocês acham que os Greyjoys também podem acabar ficando pra mais tarde? Balon poderia morrer no final da quinta temporada, deixando caminho aberto para que seus irmãos sejam apresentados no ano seguinte. Isso seria bom pra que que os fãs não ficassem sobrecarregados com tantas informações novas de uma vez mas, ao mesmo tempo, seria um belo “foda-se” para a cronologia da saga, visto que, aparentemente, a sequência da Arena de Daznak (quando Daenerys deixa Meereen montada nas costas de Drogon) pode ser gravada em breve.


Arianne Martell: A princesa de Dorne, Arianne Martell, também figura no topo da lista de personagens mais aguardados pelos fãs dos livros mas, assim como Euron, Victarion e Aeron Greyjoy, não estava na lista liberada pela HBO. No entanto, suas três primas mais velhas – conhecidas como as Serpentes da Areia – serão escaladas, quando muitos acreditavam que ELAS acabariam sendo cortadas da série ou transformadas em uma só, já que Oberyn chegou a mencionar suas oito filhas na conversa com Cersei em “First of His Name”. Tanto Obara, quanto suas irmãs Nymeria e Tyene estarão na quinta temporada de Game of Thrones. Mas por que Arianne não foi mencionada, sendo que ela, ao contrário das outras, é uma personagem com ponto de vista (POV) nos livros?

Algumas das falas lidas nas audições publicadas recentemente na internet sugerem que as Serpentes terão um papel maior na série, principalmente no esquema para coroar Myrcella no lugar de Tommem Baratheon (e vingar a morte do pai) – conspiração que nos livros é liderada por Arianne.

Arianne_martell_and_arys_oakheart
Arianne Martell e Arys Oakheart (Arte de Magali Villeneuve /Fantasy Flight Games)

Além disso, quando o elenco da quinta temporada foi anunciado ontem na Comic-Con, a descrição do personagem Trystane Martell (que será interpretado pelo ator Toby Sebastian) sugeriu que ele será o herdeiro de Dorne. Isso definitivamente excluiria não só Arianne, como também Quentyn Martell dos planos da HBO, algo mais ou menos parecido com o que aconteceu a Loras, Willas e Garlan Tyrell, só que muito mais grave, já que os irmãos dorneses possuem um papel de maior destaque em “O Festim dos Corvos” e  “A Dança dos Dragões”.

(Aliás, George R. R. Martin até aconselhou os produtores a não cortarem Garlan e Willas da série, por causa do futuro deles nos livros. Mas parece que não adiantou…)

O fato de terem escolhido uma atriz que já concorreu ao Oscar para interpretar a mais velha das Serpentes de Areia também pode não ser um bom sinal para os fãs da princesa…

Mas por que substituir Arianne pelas Serpentes da Areia? Por que trocar uma personagem “principal” por quatro personagens “menores” (supondo que Ellaria Sand também tenha uma participação mais ativa no plot da coroação de Myrcella)? E quais seriam as consequências dessa escolha?

Arianne e seus amigos conspiradores (por lady_voldything)
Arianne e seus amigos conspiradores (por lady_voldything)

Tudo indica que o destino de Arianne reserva uma aliança com os Targaryen através de seu casamento com o jovem Aegon. Caso isso venha a se confirmar nos livros, que caminho a HBO tomará? Será que Doran oferecerá a mão de uma bastarda ao futuro rei de Westeros? Ou Aegon e Jon Connington, assim como Arianne, simplesmente não existirão na série?

Gerold Dayne, o "Estrela Negra"
Gerold Dayne, o “Estrela Negra” (por Mathia Arkoniel)

Acho que não preciso nem falar de Arys Oakheart, dos companheiros de Arianne ou do Estrela Negra (que por algum motivo desconhecido por mim, é um dos personagens preferidos dos fãs). Se os produtores estão mesmo cogitando excluir Arianne, Quentyn, Aegon e Jon Connington da história, imagina o destino desses pobres coitados personagens secundários.

E se Jaime e Bronn estiverem mesmo indo para Dorne – possibilidade que também foi levantada pelos scripts das audições (supondo que eles não tenham sido escritos apenas para os testes), o arco de Dorne na adaptação promete ser bem diferente daquilo que vimos nas Crônicas.


Quentyn Martell: Como foi mencionado acima, é bem possível que Quentyn Martell, outro personagem POV, acabe ficando de fora da adaptação simplesmente por que seu irmão mais novo, Trystane, foi descrito pela HBO como herdeiro de Lançassolar. Mas e quanto ao arco dele em “A Dança dos Dragões”? Se os rumores de que a sequência da Arena de Daznak está sendo filmada na Espanha forem verdadeiros, então a hora pra Quentyn aparecer seria essa, pois todos sabemos que, depois da Arena, Daenerys vai embora de Meereen por tempo indeterminado.

quentyn_and_his_comrades_by_autumn_sacura-d6j3s0t
Quentyn Martell e seus companheiros Gerris Drinkwater e Archibald Yronwood (por Autumn)

Será que os plots envolvendo ele, o pedido de casamento, os Soprados pelo Vento e os dragões serão completamente omitidos da série? Alguns sugerem que Trystane, por ter sido envelhecido na adaptação, possa acabar assumindo esse papel. Acontece que ele também é descrito pela HBO como o “filho galã” do Príncipe Doran, e o problema de Daenerys com Quentyn é justamente o fato de ele não ser muito bonito. É claro que isso pode ser facilmente contornado no roteiro, e o “pé na bunda” pode ser dado por outro motivo qualquer. Mas o que aconteceria com Myrcella nesse caso? Trystane simplesmente largaria a noiva em Dorne e partiria pra Meereen em busca de dragões?

Caso Quentyn seja escalado (o que a essa altura eu acho muito improvável), os produtores ainda teriam que se preocupar em escalar um de seus amigos, Archibald ou Gerris, e pelo menos um ou dois Soprados pelo Vento (o Príncipe Esfarrapado, no mínimo). Esse talvez tenha sido um dos motivos pelos quais eles optaram em deixar todos de fora (embora Arch e Gerris sejam papéis pequenos que podem ser interpretados por atores low profile ou até mesclados em um só).


“Griff” e “Jovem Griff”: Sabemos que Yezzan, mestre de escravos que compra Tyrion e Jorah, acrescentando-os à sua “coleção de seres bizarros”,  já foi escalado para a quinta temporada (e será interpretado pelo ator Enzo Cilenti). Yezzan só aparece depois que Tyrion encontra “Griff “e o “Jovem Griff”, que na verdade são Jon Connington e o suposto filho de Rhaegar Targaryen, Aegon.

Jon Connington (por Filipe Hattori©)
Jon Connington (por Filipe Hattori©)
"Griff" e o "Jovem Griff" (por Auntumn)
“Griff” e o “Jovem Griff” (por Auntumn)

Como a lista de personagens da quinta temporada que vazou é PARCIAL, ainda é possível que vejamos esses dois personagens no ano que vem. Mas se isso não acontecer, talvez eles sejam introduzidos de uma outra maneira – talvez na sexta temporada, já chegando à Westeros (o que seria uma pena, pois perderíamos a interação deles com Tyrion).

Se a HBO vai mesmo colocar JonCon e Aegon na história, precisam escalar ao menos um membro de sua tripulação, que é cheia de personagens interessantes como a Septã Lemore (que levantou uma série de teorias na internet), Pato e o Meiomeistre Haldon. O que vocês acham?


Penny e Tyrion (por kethryn)
Penny e Tyrion (por kethryn)

Outros: Por falar na coleção extravagante da Baleia Amarela (que na série não será nem tão baleia ou amarelo assim), outro membro que ainda não foi mencionado é a anã Merreca (Penny) que, nos livros, esteve com a companhia de anões no Casamento de Joffrey e mais tarde junta-se à Tyrion na sua viagem por Essos.

Pessoalmente, eu achei esse lance de “anão namorar anã” meio forçado nos livros e talvez pareça ainda mais forçado na série de TV. Mas é inegável que a parceria de Tyrion e Merreca contribuiu, de uma maneira ou de outra, para o desenvolvimento do personagem, então é difícil dizer o que David e Dan farão à respeito disso. Alguém aí conhece uma boa atriz anã pro papel?

Jeyne Poole (interpretada por uma atriz desconhecida) em breve aparição na primeira temporada da série.
Jeyne Poole (interpretada por uma atriz desconhecida) em breve aparição na primeira temporada da série.

Na 5ª temporada, Roose, Ramsay (agora Bolton) e Fedor/Theon estarão em Winterfell. Se a HBO seguir a história dos livros, Roose terá de arranjar uma Arya Stark falsa para se casar com Ramsay, a fim de assegurar a lealdade dos nortenhos. Só que nos livros quem assume esse papel é Jeyne Poole, amiga de Sansa que, na série, nunca teve muito destaque e só apareceu uma única vez, rapidamente, no banquete que os Starks oferecem ao rei na primeira temporada.

A saída seria usar outra personagem pra viver a falsa Arya, e a maioria dos fãs concorda que os produtores devem acabar usando a Myranda (Charlotte Hope), personagem criada especialmente para a série e que já é uma espécie de amante do Ramsay então é meio caminho andado pra eles.

20130603212832!Wendel_Manderly
Wendel Manderly, filho de Lorde Wyman, no Casamento Vermelho (reparem que ele tem um broche do Tritão, símbolo de sua Casa, cravado no peito)

Na Winterfell dos livros também vimos Lorde Wyman Manderly servir umas tortas com recheio bem peculiar aos Freys e Boltons. Mas será que ele vai aparecer na série? O fato de seu filho ter sido escalado e morto no Casamento Vermelho (embora sem dizer uma palavra) pode ser um sinal de que D&D pretendem investir no personagem, que tem um papel de destaque em “A Dança dos Dragões”, principalmente no arco de Sor Davos. Mas vale lembrar que, na série, Jon Snow sabe que os irmãos mais novos – Bran e Rickon – estão vivos, e ele mesmo pode contar isso à Davos, tornando “desnecessária” a viagem à Porto Branco e a escalação de personagens como o escudeiro Wex (que é quem faz a revelação nos livros) e o próprio Lorde Manderly.

Ah, e por falar na falsa Arya, a verdadeira irá à Bravos no ano que vem. A lista parcial liberada mostra que a Criança Abandonada, uma das habitantes da Casa do Preto e Branco, será escalada para a série. Mas e quanto ao Homem Gentil? Existem rumores de que o ator Tom Wlaschiha voltará para a quinta temporada de Game of Thrones, então muitos especulam que Jaqen possa preencher esse papel, mas ele também pode aparecer para dar um fim em Balon Greyjoy, como muitos leitores acreditam que aconteceu, ou simplesmente como “O Alquimista”, para lidar com o núcleo da Cidadela (se é que eles vão aparecer na adaptação).

Princesa Val
Val, a princesa selvagem (por Drazenka Kimpel)

No livro, Sam parte para a Cidadela ao lado de Goiva, meistre Aemon e do filho recém-nascido de Mance Rayder, que Jon Snow troca pelo filho de Craster a fim de salvar o bebê da fogueira de Melisandre. Mas na série o bebê de Mance Rayder não existe, ao menos não até agora, já que ainda não fomos apresentados à sua mulher, Dalla. Será que isso ainda pode acontecer na série? Sim. Eu duvido que aconteça, mas existem uns 100.000 selvagens que ainda não foram mostrados. É bem possível que Dalla e o bebê estejam entre eles, assim como sua irmã mais nova, Val, que muitos fãs gostariam de ver na série pelo fato de ela ser um possível interesse romântico de Jon Snow.

Mas, de novo, com tantos personagens ‘mais importantes’ na iminência de serem cortados, eu acho difícil que os produtores tenham planos de encaixar essas duas na história.

Além disso, ainda temos que nos preocupar com o futuro de Sansa, que ninguém sabe como será trabalhado na série daqui pra frente já que seu arco, assim como o de Bran, alcançou o mesmo ponto em que estamos nos livros. Será que vão escalar seu futuro noivo, Harry “Herdeiro” Hardyng? Ou ela vai passar a temporada inteira simplesmente passeando pelo Vale e passando pelos castelos de senhores que nós já conhecemos na quarta temporada? E quanto ao arco de Cersei? E a jornada de Brienne e Podrick? Os produtores vão escalar Taena Merryweather? Os irmãos Kettleblack? Randyll Tarly (que já foi mencionado na série)? Septão Meribald? Sor Hyle Hunt? A Irmandade Sem Estandartes retornará? E Coração de Pedra está mesmo de fora?

Lady Stoneheart (por Denkata5698 ©)
Lady Stoneheart (por Denkata5698 ©)

Como vocês podem ver, existem muitas perguntas e muitos personagens a serem apresentados nos próximos anos de Game of Thrones. É claro que a HBO não vai escalar todos eles, e eu não me surpreenderia se nenhum dos personagens nessa lista aparecer na série (o que seria uma verdadeira droga).

A série já tomou a liberdade de cortar sem piedade alguns personagens secundários muitos interessantes.  Sendo eles Mãos Frias, o bobo Cara Malhada, Edric Dayne, Aurane Waters, as garotas Mormont, os irmãos Kettleblack, Tyrek Lannister, Belwas o Forte, os bardos Symon Língua de Prata e Marillion (que morreu na primeira temporada), Vargo Hoat (substituído por Locke) e Jeyne Westerling (que nos livros está viva mas na série foi substituída por Talisa). Ou até mesmo personagens que fazem apenas parte das lembranças, mas que são extremamente vivos nos livros, como a Tysha de Tyrion.

No caso de Daenerys, a série sumiu com Qaithe, dando novas motivações e circunstâncias para o seu arco da história. O khalasar de Daenerys, também foi completamente extinto da história, tanto por conta das mortes induzidas apenas na série de TV, quanto por não terem escrito nada para esses personagens nas últimas temporadas. Sumir já é algo comum em Game of Thrones: Gendry, Camisa de Chocalhos, Lancel e Kevan Lannister,  por exemplo, nunca mais foram vistos.

Para vocês, quais personagens são realmente necessários? Quais poderiam ser mesclados ou inteiramente excluídos da adaptação? A seção de comentários abaixo serve pra que vocês dividam suas opiniões com a gente.