Corvo de Sangue, Brynden Rivers

Há algum tempo (muito tempo), nós discutimos aqui a verdadeira identidade do Corvo de Três Olhos, que segundo uma série de evidências, seria o Lorde Brynden Rivers, mais conhecido como Corvo de Sangue em O Cavaleiro dos Sete Reinos, das aventuras de Dunk & Egg).

É claro que uma figura tão enigmática e envolta em mistérios não poderia ser discutida aqui no site uma única vez, então neste texto iremos abordar um outra teoria relacionada à Mão do Rei Aerys I: a de que ele seria também o suposto cavaleiro Maynard Plumm, um dos viajantes presentes no casamento em Alvasparedes no conto O Cavaleiro Misterioso.

Aviso: Se você ainda não leu o(s) conto(s), talvez seja melhor ficar longe dos spoilers abaixo (a não ser que você não se importe).

1. Quando Duncan vê Maynard depois de atirar Alyn Cockshaw no poço, ele inicialmente o enxerga como uma figura encapuzada de um único olho brilhante. O Corvo de Sangue possui apenas um olho (além dos outros mil, claro).

“Através da chuva, tudo o que conseguia ver era uma forma encapuzada e um único olho branco pálido. Foi só quando o homem veio adiante que o rosto sombreado sob o capuz assumiu as feições familiares de Sor Maynard Plumm; o olho nada mais era do que o broche de pedra da lua que prendia o manto no ombro.” (Pág. 383)

Ou seja, o olho brilhante era, na verdade o broche de pedra da lua “do tamanho de um ovo de galinha que prendia o manto em seu ombro.” (Pág. 294)

Em A Dança dos Dragões, Melisandre usa uma espécie de encantamento para esconder a identidade de Mance Rayder que, para se passar por Camisa de Chocalhos, ao invés de vestir sua roupa feita de ossos, usa um estranho rubi como pulseira. O broche de Sor Maynard pode ser (ou não) uma pista de que o mesmo feitiço estava sendo usado pelo Corvo de Sangue para se infiltrar em Alvasparedes.

No início do conto, um septão prega contra a Mão do Rei e, em uma citação interessante, sugere que ele e Melisandre podem de fato habitar o mesmo território no que se refere à magia:

“Suas mãos estão escarlates com o sangue do irmão, e com o sangue de seus jovens sobrinhos também”, o corcunda declarara para a multidão que se reunia na praça do mercado. Uma sombra veio ao seu comando para estrangular os filhos do corajoso Príncipe Valarr no útero da mãe.” (Pág. 275)

Soa familiar?

É claro que isso tudo pode ser considerado um rumor, invenção ou exagero do septão corcunda, já que ele também culpava o Corvo de Sangue por coisas absurdas como a seca e as pragas. No entanto, o fato de que o homem foi executado pouco depois de ter pregado contra Brynden sugere que ele (ou um de seus mil olhos) estava presente em Septo de Pedra na ocasião.

2. Depois da morte Alyn Cockshaw, enquanto Dunk e Plumm deixavam a cena do crime, Dunk percebeu que, de perto, “havia algo estranho nas feições de Sor Maynard. Quanto mais Dunk olhava, menos parecia ver.” (Pág. 384)

Na página 275, o próprio narrador menciona um boato conhecido por Dunk, de que o Corvo de Sangue era “um aluno das artes das trevas que podia mudar seu rosto, ficar parecido com um cachorro de um olho só, e até mesmo se transformar em bruma.”

3. Outra fala interessante de Plumm, na página 385:

– É o que suponho, ele mostrou o anel para Meistre Lothar, que o entregou para Butterwell, que sem dúvida mijou nos calções ao vê-loe começou a se perguntar se tinha escolhido o lado errado e o quanto Corvo de Sangue sabia sobre sua conspiração. A resposta para essa última é “bastante.” – Plumm riu.

É claro que ele ainda poderia dizer isso sendo um dos espiões do Corvo de Sangue, como afirmava. Mas é estranho, não é?

4. Antes de chegarem à Alvasparedes, quando os cavaleiros conversavam junto à fogueira sobre Aegon, o Indigno e seus bastardos, Maynard faz uma piada suspeita.

 – Todos seríamos filhos bastardos do velho Rei Aegon se metade dessas histórias fosse verdade.

 – E quem diz que não somos? – Sor Maynard brincou. (Pág. 296)

Brynden Rivers é um dos filhos bastardos de Aegon, o Indigno, legitimado no leito de morte do pai.

5. Quando o Corvo de Sangue aparece fora das muralhas de Alvasparedes, Dunk e seus companheiros procuraram Sor Maynard, mas “Plumm desaparecera em algum momento durante à noite.” (Pág. 407)

6. Os dois usam a expressão “ninho de víboras”, e são os únicos a fazê-lo. 

Na página 385, quando Dunk é ajudado por Sor Maynard.

– Quem é você?

– Um amigo – respondeu Maynard Plumm (com uma resposta estranhamente vaga) – Um que o esteve observando (!) e se perguntando sobre sua presença nesse ninho de víboras. Agora fique quieto até que consertemos você.

Na página 410, quando Dunk encontra o Corvo de Sangue.

– Não duvido que o Príncipe Maekar tenha boas razões para permitir que seu filho seja escudeiro de um cavaleiro andante – disse -, embora não possa imaginar que isso inclua entregá-lo em um castelo cheio de traidores tramando uma rebelião. Como é que vim encontrar meu primo neste ninho de víboras, sor?


E então, o que vocês acham? Estão convencidos de que Maynard Plumm e Brynden Rivers eram a mesma pessoa? Ou o cavaleiro era mesmo só um espião da Mão do Rei? Quantos olhos tem o Lorde Corvo de Sangue?

(Clique aqui para ler nossa resenha de “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, aqui para ler sobre o Corvo de Sangue e o Corvo de Três Olhos e aqui para acessar a página de Brynden Rivers em nossa wiki)

[Fontes: Reddit das Crônicas de Gelo e Fogo, O Cavaleiro dos Sete Reinos]