A Suma, selo da Companhia das Letras que detém os direitos de publicação da maioria das obras de George R. R. Martin no Brasil, anunciou recentemente que publicará sua edição do livro The Rise of the Dragon em 2023.

A obra, cujo título completo é The Rise of the Dragon: An Illustrated History of the Targaryen Dynasty, Volume One (em tradução livre, “A Ascensão do Dragão: História Ilustrada da Dinastia Targaryen, Volume Um”), foi escrita por Elio M. García, Jr. e Linda Antonsson, do Westeros.org, com base nos escritos de George R. R. Martin para Fogo & Sangue.

Capa de livro com fundo escuro, emulando couro. Uma cabeça negra de dragão está no centro, envolta em chamas. No topo, os dizeres: "George R. R. Martin, Elio M. García, Jr., Linda Antonsson". Embaixo, "The Rise of the Dragon: an Illustrated History of the Targaryen Dynasty, Volume One".
Capa da edição americana de The Rise of the Dragon (Bantam).

O livro não traz conteúdo novo para o cânone. Diferentemente das obras de história imaginária (O Mundo de Gelo & Fogo e Fogo & Sangue), ele não emula um livro de história escrito por um autor dentro do universo ficcional, tratando-se de uma versão resumida de parte da história dos Targaryen em tom enciclopédico. Seu maior atrativo são 180 novas artes de diversos artistas que retratam o período da Conquista até a regência de Aegon III.

A edição brasileira contará com tradução assinada por Jana Bianchi e Diogo Ramos, e terá a mesma capa da edição estrangeira. Existem capas diferentes para as edições do Reino Unido, da HarperVoyager, e dos EUA, da Bantam, e a editora brasileira não especificou a qual deles se referia, mas presume-se que seja a americana.

O livro está sendo objeto de boicote por fãs ao redor mundo pelo histórico de declarações preconceituosas a várias minorias da coautora Antonsson. A esse respeito, a Suma, por meio do social media Murilo Martouza, declarou: “Estamos a par sim [do boicote] e a editora Suma repudia qualquer tipo de comentário ou manifestação racista.”

Não foi estabelecida data exata de lançamento para a edição brasileira em 2023.