Na noite de hoje (9 de Julho), um dos administradores da Game of Thrones Wiki, conhecido como The Dragon Demands, anunciou que recebeu informações de uma fonte ligada à HBO a respeito de um spin-off de Game of Thrones que está em desenvolvimento. Ele não está se referindo à série criada por Jane Goldman a respeito da Longa Noite, mas sim, a um projeto desenvolvido por Max Borenstein.

Traduzimos abaixo o relato completo (que pode ser conferido aqui):

Valíria ilustrada por Ted Nasmith

“Eu recentemente fui contatado por um informante com conhecimento a respeito das quatro séries prequel de Game of Thrones em potencial sendo desenvolvidas pela HBO. Jurei sigilo completo e tive um vislumbre tentador de alguns materiais que já estão extensivamente escritos (eles não estão em minha posse, então não peçam para vê-los).

Baseado no que vi, os criadores desta prequel (Max Borenstein, de Godzilla, Kong: Skull Island – e possivelmente outros) se apoiaram fortemente em wikis feitas por fãs como a nossa como um guia para o universo construído, o que me deixou empolgado e esperançoso a respeito do cuidado que eles tiveram com os detalhes do mundo.

Nos próximos dias, irei organizar alguns pensamentos mais compreensíveis e uma análise de para onde acredito que essa será está indo baseado nestes vislumbres tentadores. Então, continue checando por mais notícias!

Para o momento, aqui está o que eu ouvi e vi:

Visão Geral:

  • O título desta série prequel é “Empire of Ash” (algo como Império de Cinzas)
  • É sobre os eventos que levam à Perdição de Valíria: a super-erupção vulcânica massiva que destruiu os domínios livres de Valíria em apenas um dia.
  • Também sera sobre as origens da casa Targaryen, uma família minoritária de senhores de dragões na antiga Valíria que ascenderam ao fugir para Westeros logo antes da Perdição, o que os tornou os donos dos únicos dragões no mundo.
  • A história é centrada no declínio e queda de Valíria, um império colonial que governou metade do mundo conhecido.
  • A série revela a crise social, econômica e política que destruiu o império por dentro. Estes temas me soam estranhamente familiares nos dias de hoje.

Escopo:

  • Empire of Ash” parece ser planejado para durar cinco temporadas ou mais. Não será apenas um especial de temporada única nem nada assim. É uma nova série de TV completa.

Tom:

  • Similar ao de Game of Thrones e dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Facções políticas diferentes, envolvidas em intrigas umas com as outras – com uma grande ameaça mística iminente para o clímax.

Temas:

  • George R. R. Martin disse que Valíria era “como a república Romana com dragões”. Um dos grandes focos deste prequel é a diversidade, pois lida com temas como imigração, naturalização e identidade cultural – tudo isso em um estado democrático multiétnico. O conflito central que inicia a série é “o que significa ser Valiriano e quem pode deter o poder e prestígio?”.
  • De acordo com os documentos de resumo, esta história discute temas de uma república em declínio, o colapso do imperialismo cultural e militar, colonialismo, imigração e diversidade racial (soa familiar?)
  • Eu mencionei que tem dragões? Muitos dragões. Centenas de dragões.

Diversidade:

  • Vários membros do cast principal serão compostos por atores “de cor”. Isso resulta no fato de que algo entre um terço e metade do cast não será branco. Há instruções explícitas para isso nos documentos de cast.
  • Isso também se estende a diversidade de personagens femininas e LGBT, muitos dos quais também serão figuras centrais no cast principal.
  • Algo perto de um terço dessa série prequel se passará em Sothoryos, a versão fanstástica da África de George R. R. Martin, mencionada em As Crônicas de Gelo e Fogo e no Mundo de Gelo e Fogo. Sothoryos e Valíria serão os dois grandes eixos sob os quais a série girará: a tensão entre a capital e suas províncias.
  • A capital de Sothoryos, um dos locais com mais acontecimentos, é conceitualmente baseado para ser, supostamente, o “norte da África romano”, uma mistura de Cartago e Constantinopla, uma grande cidade portuária com uma sociedade multiracial. Olhando para o mapa, eu diria que é Zamettar de antes da Perdição.
  • Além disso, a maioria dos personagens são “não-brancos”: de acordo com os pedidos de cast, eles estão buscando muitos africanos, asiáticos e outros grupos (uma combinação bastante variada, uma cidade portuária “caldeirão”).
  • Uma das personagens principais, uma personagem central com “ponto de vista”, é uma domadora de dragões loira – é filha de uma pessoa valiriana branca com uma estrangeira, o que faz com que alguns neguem que ela é uma “verdadeira” valiriana.
  • Outra dos personagens principais é uma ex-escrava que ascendeu socialmente, tem a aparência enganosa de uma matrona perto dos cinqüenta anos, e hoje é, não apenas uma das cidadãs mais ricas, mas também uma líder política e uma “jogadora” nas intrigas do governo.

Construção do mundo:

  • Esse prequel tem um grande trabalho na sua construção de mundo, representando uma civilização perdida do estilo Atlantis como era Valíria.
  • Disseram-me que o estudioso de religiões Reza Aslan, autor de Zealot: A vida e o tempo de Jesus de Nazaré foi chamado, não sei se como consultor ou produtor, mas espero que isso impacte a construção das religiões para este universo.
  • Gênero e sexualidade também receberam bastante construção. Aparentemente, nesta série, valirianos não vêem problemas com homossexualidade. Um dos lideres da facção conservadora, as Esfinges, está abertamente em um relacionamento gay e ninguém acha isso particularmente estranho.

Bíblia da série:

  • Mesmo que eu não tenha acesso a esses documentos recorrentemente, eu vi dois documentos que equivalem a bíblias da série. Sim, “bíblias” no plural.
  • O primeiro desses é um esboço do script da primeira temporada. Dez episódios. Mais de 200 páginas. Eles não são os roteiros finalizados, já com os diálogos, mas não mais do que apenas notas genéricas. É basicamente um guia cena por cena da primeira temporada inteira!
  • Mas esse nem é A bíblia da série, isso é o esboço da primeira temporada (a “bíblia do script”). Já sobre a bíblia da série… bem, nós costumamos usar o termo “de cair o queixo”de maneira muito leviana. Mas quando eu olhei esse documento, meu queixo realmente caiu: ele parecia ser um segundo volume do Mundo de Gelo e Fogo. Digo isso literalmente, como se você pudesse entrar em uma livraria e encontrá-lo lá, pronto para comprar. Ele é inteiramente ilustrado. Ilustrações de qualidade profissional. Algumas delas são mapas que eu reconheci das wikis, outros, particularmente os dos personagens e dos locais… eles devem ter contratado secretamente os principais artistas que fizeram o Mundo e os calendários anuais das Crônicas para fazer estas artes conceituais sem contar para o público. Aparentemente, em torno de 100 cópias já existem, o que, se for verdade, torna ainda mais incrível que isso esteja mantido em segredo por tanto tempo.
  • Tem ainda um novo mapa da Valíria pré-perdição, no estilo do Atlas das Terras de Gelo e Fogo. Eu não sei se eles editaram do original ou contratam o artista do Atlas, mas parecia bem feito o suficiente, de maneira que eu não podia notar diferenças. Muito trabalho e dinheiro foram investidos nisso.
  • E, é claro, vocês sabem, eu sou uma das pessoas que escreve informações enciclopédicas para essa wiki. Então, quando eu vi essa bíblia secreta e não lançada da série… não como uma abstração, ou uma ideia que está jogada dentro de um escritório, mas como uma verdadeira bíblia da série, do tipo que nós sonhamos… Apenas WOW. Maravilhado.
  • Minha primeira reação? “Parece que essas pessoas se trancaram numa sala por dois anos com uma cópia do Mundo de Gelo e Fogo e escreveram uma série de TV baseada nisso.” Altamente pesquisado, mas também incluindo coisas nunca mencionadas nos livros. É muito claro que eles se importam com a construção de mundo, assim como a se manter fiéis ao trabalho de Martin. E se o rumor de Reza Aslan for verdade, eles se importam com história também.

Processo de Desenvolvimento:

  • De acordo com a fonte que conversei, enquanto muitos potenciais prequels estão em desenvolvimento na HBO, os dois principais projetos são “The Long Night” de Jane Goldman e “Empire of Ash” de Max Borenstein. Isso não significa que a HBO tenha descartado as outras idéias. Eles estão começando a ver isso como a sua franquia de Star Wars e estão planejando tudo com antecedência. Pense em com quantos anos de antecedência nós ouvimos sobre filmes como “Rogue One” ou “Solo”, mesmo antes da nova trilogia ser lançada.
  • Além disso, baseado no que ouvi, o prequel de Borenstein está surpreendentemente perto de começar a ser produzido. Aparentemente, o diretor veterano de Game of Thrones, Miguel Sapochnik, está envolvido em fazer o piloto para Empire of Ashes (considere sua experiência filmando as grandes sequências de batalha durante o Segundo Cerco de Meereen na sexta temporada).
  • Eu não tenho certeza de porque ou como um prequel pode ir tão longe no desenvolvimento sem a HBO soltar nenhuma notícia sobre isso, ou porque o “The Long Night” foi anunciado antes – especialmente quando esta história, que se passa tanto tempo antes dos eventos das Crônicas, ganhou apenas um entusiasmo limitado dos fãs: considere o vídeo de reação que Elio e Linda fizeram no Westeros.org mês passado – eu compartilho muitos de seus medos.
  • Então, se esses são os dois carros chefe, por que eles anunciaram apenas “The Long Night” enquanto não disseram sequer uma palavra sobre o outro projeto que realmente está bem desenvolvido para produção? Eu posso supor que existe alguma questão legal ou de orçamento: baseado no que vi de “Empire of Ash”, a única razão de eles ainda não terem ordenado o piloto parece ser uma questão formal, eles já tem um diretor e tudo mais.

Minhas Considerações:

  • Pelo martelo do Ferreiro… a bíblia da série existe. Ela é incrível. Eu espero que todos vocês possam vê-la um dia. É o nosso Santo Graal, a Arca da Aliança, contendo os textos sagrados com o conhecimento entregue pelo Criador.
  • Eles sabem o que estão fazendo.
  • Eu estou empolgado para que esse prequel ganhe uma produção completa.

O resto é longo demais para caber neste curto comunicado, então, fiquem atentos para as minhas próximas análises mais extensas que eu postarei junto com teorias em breve.

Valíria, por Rich E Galvani

Embora The Dragon Demands seja um criador conhecido dentro do fandom, ainda não sabemos muito sobre a procedência destas informações e devemos lembrar que elas NÃO são oficiais. No entanto, se forem verdadeiras, pode ser que estejamos bem perto de ter não apenas uma, mas duas séries derivadas de Game of Thrones.


No ano passado, um roteirista e fã divulgou uma animação autoral que explora a ideia de uma série sobre a Perdição de Valíria. Assista!