Ao contrário do que foi amplamente divulgado recentemente em diversos veículos, o piloto da série sucessora de Game of Thrones ainda não tem título oficial.

A fonte da informação é o próprio George R. R. Martin, em um post no Not a Blog, no qual também falou sobre futebol americano, Fogo & Sangue, e lançamentos na TV e nos cinemas.

George R. R. Martin
George R. R. Martin em 2016. Foto: Gage Skidmore.

A série sucessora

Na semana passada, vários portais (inclusive “especializados” geeks), em efeito cascata, divulgaram que Martin teria deixado escapar o título da nova série. Ignoraram não apenas que o autor já tinha feito referência a esse título antes, como que não havia qualquer confirmação expressa da oficialização.

Em julho, quando comentou sobre o sinal verde da HBO para a produção do piloto de Jane Goldman, George já havia dito que gostaria que o título da série fosse “The Long Night” (“A Longa Noite”), mas que achava que a HBO escolheria outro nome.

Na semana passada, ao comentar sobre a escalação de Naomi Watts, se referiu ao piloto como “The Long Night” – sem, porém, fazer qualquer menção ao título ter sido oficializado. Diante da repercussão errônea da imprensa, a HBO alertou George, que deu a seguinte explicação no blog:

Oh, devo dizer também… A HBO me informou que o piloto de Jane Goldman (ainda) não se chama THE LONG NIGHT. Este é certamente o título que prefiro, mas no momento o piloto ainda está oficialmente SEM TÍTULO. Então… mea culpa, mea culpa, mea culpa. Por outro lado, o piloto está indo muito bem, com a escalação do elenco tendo lugar. Poderia contar mais a vocês, mas não devo. Também temos algumas outras séries sucessoras ainda em desenvolvimento, mas não posso contar a vocês sobre elas também.

A reiteração por parte de George de que ainda existem outras séries sucessoras em desenvolvimento (o que ele também já dissera na semana passada) também é importante. Há alguns meses, outro erro por parte de alguns veículos: eles haviam noticiado (baseados em uma interepretação incorreta de uma fala de Casey Bloys, presidente de programação de HBO) que todas as outras séries sucessoras haviam sido abandonadas. Não é o caso.

Livros

GRRM aproveitou o post para falar sobre os lançamentos de algumas obras em que esteve envolvido. A primeira delas é Texas Hold ‘Em, um novo romance da série Wild Cards (em que ele atua como editor), publicado oficialmente hoje (6).

Como não poderia deixar de ser, o autor comentou também sobre o lançamento Fogo & Sangue, livro sobre a história dos Targaryen que será lançado em 20 de novembro. George disse que cópias autografadas do livro podem ser adquiridas na loja de seu cinema Jean Cocteau ou no evento de lançamento em Jersey City, no dia 19. Também divulgou capas de diferentes edições do livro:

Fire and Blood Subterranean Press
Capa da edição de luxo de Fire and Blood, da Subterranean Press.

Filmes e séries

Além de comentar sobre o piloto sem título da série sucessora de Game of Thrones, Martin também falou sobre outras adaptações audiovisuais de obras suas, ou em que está envolvido. Divulgou que a premiere da série Nightflyers no cinema Jean Cocteau está esgotada, e trouxe algumas novidades interessantes:

E algumas coisas empolgantes estão acontecndo com a série de televisão de Wild Cards, mas não posso falar sobre isso. Nem posso dizer muito sobre WHO FEARS DEATH, baseada no maravilhoso romance de Nnedi Okorafor. Silêncio, é Hollyoood, eles gostam que as notícias surjam em canais oficialmente aprovados por lá.

Isso é tudo quanto à televisão. Em filmes de cinema, uma das minhas mais conhecidas histórias curtas está em desenvolvimento, e outra das mais minhas mais conhecidas histórias curtas pode em breve estar como opção para um grande filme… e minha equipe está fazendo o máximo para organizar outro de meus romances com um ator que adoro e um diretor que venero… mas essas ainda não estão prontas para serem comentadas também, então tudo que posso fazer é provocar. Considerem-se provocados.

POSSO divulgar o documentário do Meow Wolf, enfim. Ele vai estrear em centenas de telas por todo o país no fim do mês, garantam seus lugares se aparecerer perto de vocês. Conta a história de um bando louco de sonhadores fantástaicos que se chamam de Meow Wolf, e apareço lá também.

Há alguns meses, veio a público a informação de que O Dragão de Gelo será adaptado como animação para o cinema, e provavelmente é a primeira história a que George fez referência. Entre as outras histórias curtas mais conhecidas do autor estão Sandkings e Uma Canção para Lya.

Os romances mais bem-sucedidos de Martin que têm como protagonista um personagem masculino são Sonho FebrilA Morte da Luz. Em 2017, George revelou que há muito tempo escreveu um roteiro para Sonho Febril, e que teve conversas há alguns anos com Guillermo del Toro sobre uma possível adaptação do romance, que no fim não deram em nada. No começo de outubro deste ano, GRRM e o diretor se reuniram, o que pode indicar a possibilidade de o projeto ter ganhado novo fôlego. Curiosamente, na década de 1990, Del Toro também já havia demonstrado interesse em adaptar Sandkings.

Além disso tudo, GRRM fez comentários sobre a situação dos New York Jets e dos Giants na NFL (e não se animou com o desempenho de nenhum dos dois), e reiterou que está trabalhando duro em Os Ventos do Inverno.