Nesta semana, o colunista James Hibberd revelou que a HBO e George R.R. Martin renovaram seu contrato de trabalho. O último acordo entre o escritor e o canal havia sido assinado em 2013.

George R. R. Martin
George R. R. Martin por Antonio Olmos/The Observer

O acordo continua dando à HBO o direito exclusivo de encomendar de Martin ideias para novas produções de TV e filmes. Essas ideias podem ser baseadas nas obras literárias dele, sendo extraídas de material fonte ou apenas inspiradas por seus livros, e também nas obras de outros autores que Martin recomenda à equipe executiva do canal.

Nos últimos sete anos, este é exatamente o trabalho criativo que Martin vem desenvolvendo. Podemos citar por exemplo a adaptação de Who Fears Death da autora Nnedi Okorafor, e também a produção de Roadmarks, baseada no romance de e Roger Zelazny. Durante esse tempo, a HBO considerou uma série de outros projetos propostos por Martin, incluindo uma possível adaptação do romance anterior de Martin, Tuf Voyaging. Eles também produziram um episódio piloto spin-off de Game of Thrones que não avançou, antes de dar o sinal verde para a série House of the Dragon, que começará a ser filmada em breve.

Como sabemos, além de House of the Dragon, a HBO está considerando vários produtos derivados baseados em Game of Thrones, incluindo Nine Voyages (baseado na história de vida de Corlys Velaryon), Ten Thousand Ships (baseado na migração da Rainha Nymeria e o povo Roinar) e Flea Bottom (baseado na vida do povo em Porto Real, Westeros). Adaptações das histórias de Dunk and Egg e da Rebelião de Robert também foram propostas. Há ainda rumores sobre uma série animada baseada em alguma história de Martin produzida pela HBO.

Martin está dedicado ao compromisso de terminar o próximo romance de As Crônicas de Gelo e Fogo, The Winds of Winter. No final do ano passado, o autor relatou ótimo progresso na escrita.

Por aqui, esperamos.