Para a surpresa de todos, a HBO divulgou ontem, DO NADA, o primeiro e tão esperado trailer da sexta temporada de Game of Thrones (que já bateu o recorde visualizações).

Da trilha sonora melancólica (uma versão do clássico Wicked Game), aos cortes estrategicamente misteriosos, é necessário um olhar cuidadoso para tentar compreender o que a nova temporada irá nos apresentar. Entre cenas de flashbacks, uma grandiosa batalha, lobos e dragões é possível tirar algumas conclusões.

Sendo assim, para manter a tradição (e aplacar um pouco a fome de vocês), analisamos o trailer frame por frame:

jon-morto
“Ele se foi…” Narra Davos, sobre Jon Snow.

✖ A HBO não perde tempo e já começa respondendo a pergunta que não quer calar: Jon Snow está vivo? “He’s gone.”, responde sor Davos (Liam Cunningham), enquanto vemos o corpo do bastardo estirado no mesmo lugar em que ele atacado no final da quinta temporada. Mas é claro que ninguém acredita. Embora ele também possa estar se referindo a Stannis.

jaime-chegando-em-kl

 Aqui a galé dornesa navegando em direção a Porto Real. Jaime retorna de sua frustrante missão em Dorne e não carrega boas notícias. Na imagem seguinte, vemos Cersei, no mesmo porto onde se despediu de Myrcella na segunda temporada da série, agora chorando pela morte da filha. Enquanto isso, escutamos o Regicida prometer a irmã que, como bons Lannisters, eles irão pagar suas dívidas. De alguma maneira ainda é bastante impactante ver Cersei dessa maneira, mesmo que a gente tenha presenciado ela na pior das circunstâncias na temporada passada. Ela parece muito mais velha do que o irmão, e uma outra pessoa.

cersei-chorando-por-myrcella

jaime-cersei
“Nós somos os únicos que importam. Tudo o que tiraram de nós, nós pegaremos de volta, e com mais força.”

✖ E então temos Davos que aparece sozinho no meio da neve, diante do que parece ser uma pilha de lenha. Seriam os restos da fogueira onde foi queimada a Princesa Shireen?

davos

✖ Se há algo que ninguém esperou ansiosamente durante o hiato da série… esse algo é a Casa Bolton. Podemos esperar um pouco de conflito entre pai e filho nessa temporada, ainda mais agora que Ramsay pode contar ao pai que concluiu com sucesso a tarefa de eliminar Stannis. Vale lembrar que Ramsay, além de se sentir ameaçado pela chegada do novo herdeiro, perdeu seus dois brinquedos prediletos.

roose-ramsay

✖ O quadro seguinte mostra um homem esfolado em chamas, o que certamente foi proposital. Por causa da troca de olhares ameaçadora entre Roose e Ramsay na sequência anterior, muitos fãs imaginam que o corpo pertence a um deles dois (um esfolaria o outro). Nosso primeiro pensamento foi para Stannis. Seria típico de Ramsay esfolar e queimar o inimigo diante dos soldados para provar sua vitória, mesmo que o rei tenha sido morto por Brienne. Nos bastidores da série, vazou a informação de que Ramsay mataria e esfolaria um “rosto conhecido” durante uma batalha. Seria essa a ocasião?

homem-esfolado-em-chamas

✖ O que no faz acreditar ainda mais na hipótese de que o corpo pertence a Stannis é o fato de que podemos ouvir a voz da mulher vermelha tendo uma pequena crise de fé enquanto o homem é queimado. Em tempo, o ator Stephen Dillane (Stannis) confirmou em uma entrevista recente que não vai retornar a Game of Thrones. Pode chorar, Melisandre.

melisandre-chorando
“A grande vitória que eu vi nas chamas. Tudo era mentira.”

✖ Depois, vemos Daario e Jorah procurando por Daenerys no mesmo lugar em que ela foi encontrada pelos dothraki. E, sim, Jorah eventualmente encontrará o anel da rainha INTOCADO no meio daquela paisagem. CSI Essos. Detalhe para o pedaço de farrapos que ele usa para esconder seu escamagris:

daario-jorah

ele-achou-o-anel O trecho que mostra Dany maltrapilha chegando à Vaes Dothrak casou muito bem com o discurso do Alto Pardal sobre pobreza e a derrubada de impérios. Dany olha preocupadíssima para a estátua na entrada da terra dos dothraki, talvez porque jamais esperaria ter que retornar pra lá em sua vida. O detalhe de que eles a fizeram ir andando pelo caminho, para humilhá-la, é interessante: Ela não é a khaleesi deles. Seu khal morreu, há muito tempo. Pela lei dothraki, como viúva, ela deveria ter se unido ao dosh khaleen (e ela provavelmente sabe disso).

A única questão é: Drogon sobrevoará o caminho com ela? E não fará nada para tirá-la dessa situação nesse período?

daenerys A única cena com uma composição mais complexa de efeitos visuais é esta mostrando a grandiosidade do khalasar, o que talvez justifique a demora da estreia do trailer. A produção deve estar em intensas sessões de pós produção neste momento. E vale lembrar que Vaes Dothrak era bem mais… humilde na primeira temporada.

vaes-dothrak Enquanto o Alto Pardal proclama suas palavras já reveladas nos primeiros teasers da temporada, um homem de armadura o escuta. Provavelmente Sor Jaime.

high-sparrow
“Cada um de nós é pobre e sem poder. E, ainda assim, podemos derrubar um império.”

✖ Uma reunião de homens de ferro acontece em uma baía, e parece se tratar de algo importante com bandeiras dançando no ar e guardas protegendo o lugar. Muitas pessoas apontaram a possibilidade de se tratar da Assembleia de Homens Livres, até porque a cena é muito parecida com o que se vazou de bastidores desse grande evento dos livros. Mas também poderia ser apenas as boas-vindas à Euron, porque este lugar esta longe de ser igual ao Monte de Nagga na Velha Wyk que muitos de nós imaginamos. Não que a HBO tenha que necessariamente retratar o lugar, mas a ocasião parece ser pouco festiva nesse sentido.

YqEVs0v ✖ Um dos frames mais intrigantes do vídeo é o de Sansa que aparece aqui maquiada, além de estar usando peles nobres. Ela conseguirá fugir de Winterfell? Se conseguir, quais serão as circunstâncias? Esperamos que ela consiga abrigo na em Última Lareira com os Umber para encontrar Rickon, mas, mais uma vez, é difícil saber. No Twitter, Sophie Turner disse que não nos desapontaremos com essa temporada. E vale lembrar que Sansa estará em Winterfell em uma cena emblemática durante a temporada. Vamos acompanhar.

9ukMUCv ✖ Tyrion com sua frase de efeito sobre estar no grande jogo, provavelmente falando para Missandei e Verme Cinzento (embora, pela montagem do trailer, ele pareça estar falando com Sansa). Nesta cena Tyrion parece estar visitando Rhaegal e Viserion em seu covil. O trailer propositalmente sugere que ele estará lá para libertar os dragões (seja para treiná-los ou para usá-los como arma) já que a imagem de Drogon voando se sobrepõe a esta em seguida:

0ZGLRqF
“… Você está no grande jogo agora, e esse jogo é assustador…”
4YSqFcN
Imagem clássica de dragão voando que precisa estar em todos os trailers

✖ Lancel e outros membros da Fé Militante parecem estar atrás de algo que Cersei se recusa a ceder. Ele pede para a rainha deixá-lo passar, desafiando-a. Interessante perceber que ele parece não sentir medo de Gregor Clegane, que o observa de uma maneira sinistra. Quem não sentiria medo do Montanha (mesmo que em versão alterada)? Cersei certamente escolhe “violência”, deixando registrada a frase de efeito mais impactante do vídeo que, pela primeira vez em anos, não pertenceu à Daenerys:

WdND6ci
“… Ordene que seus homens se retirem, ou haverá violência …”

eIPej7a

jZeI93l
“… Eu escolho violência.”

✖ Um dos trechos mais comentados do trailer é essa formação de seis cavaleiros, um deles, na dianteira, claramente Ned Stark. Esse seria o flashback da Torre da Alegria. Eddie Eyrie, um dos novos atores escalados para essa temporada usou deu Twitter para compartilhar que está nessa cena (veja aqui e aqui). Ele marcou os amigos de elenco Robert Aramayo e Luke Roberts. Especula-se que os três sejam Arthur DayneNed Stark e Howland Reed. Sobre os outros quatro atores, não temos como opinar.

jfwuq16 ✖ Aqui vemos Alliser Thorne e Bowen Marsh quebrando uma porta, provavelmente invadindo os aposentos de alguém em Castelo Negro. Talvez o aposento em que o corpo de Jon está sendo velado?

9xSGnq9 ✖ Nos dois frames a seguir, a edição nos leva a acreditar que Tommen e a mãe terão algum tipo de enfrentamento. Mas provavelmente são cenas distintas.

3Q8aXobtmDN3b5 ✖ Aqui, vemos corcéis a caminho de uma grande batalha nas terras do Norte.

6TtJWht ✖ Barcos com estandartes irreconhecíveis se chocando contra as ondas em uma intensa tempestade. Faria sentido se fossem os homens de ferro, mas vale lembrar que Gilly, Sam e o bebê também irão se aventurar pelos mares nessa temporada:

UykRJmI ✖ A Criança Abandonada atinge Arya no rosto, com muita força. O Jogo das Faces está ficando cada vez mais violento.

QaoqnOR ✖ Mindinho parece perdido pela neve, o que pode ser uma cena que integra a de Sansa correndo em desespero e a de Brienne lutando pra sobreviver. Seria ele o auxílio divino que chegará para ajudar Sansa e Theon?

vGqGHu9 ✖ Aqui Margaery parece ter sido atingida. A rainha ainda usa roupas humildes e parece estar encarceirada pela Fé. Para a revista Time, Natalie Dormer havia dito que contracenaria com um membro difícil e violento da igreja, provavelmente Septã Onella.

EEos9Kg✖ Aqui vemos uma perseguição na neve, envolvendo fogo. Como a cena não parece casar muito bem com nenhuma outra do vídeo (parece ser em outro momento do dia em relação as cenas de Sansa, Brienne e Mindinho), há a possibilidade de ser algo Além da Muralha, e Meera ser um dos personagens já que no vídeo de bastidores que a HBO revelou há alguns dias, a atriz trabalhava em um cenário parecido com esse.

O envolvimento de Filhos da Floresta também foi cogitado já que eles atacaram usando fogo no episódio final da 4ª temporada.

Cg7TVKl ✖ Vemos então uma sequência de cenas da batalha, com arqueiros em formação e, logo após, disparando suas armas contra o inimigo. O uniforme dos soldados parece nortenho, mas não dá pra ver bem pelos estandartes a quais Casas eles pertencem.

mOZl6z9

um9Euni

hZVXw4z ✖ Algo parece chegar quebrando coisas dentro de um dos aposentos dos governantes de Meereen. Guerra?

m19ryIU ✖ Homens com cães de Ramsay chegam ao encalço de Theon, que parece desesperado, e com razão. Greyjoys não se dão muito bem com cachorros (a irmã dele que o diga).

0rbgjAv ✖ Um sacerdote batiza Euron Greyjoy, um dos poucos membros do elenco que foram confirmados pela HBO. Ele será vivido pelo dinamarquês Pilou Asbæk. Euron parece estar sendo obrigado a ser batizado. Seu semblante mostra algum tipo de emoção difícil de compreender. E faz sentido, já que o personagem dos livros não é devoto do Deus Afogado e diz adorar milhares de entidades, o que enfurece sua família.

Importante notar que a caracterização do personagem é MUITO diferente daquela que vimos nos livros, o que levanta suspeitas de que ele, na série, talvez seja uma mistura confusa dos dois irmãos Greyjoy.

CrtNn5p

Uf2pZ9T ✖ Em continuação as imagens do começo do vídeo, onde jaime diz a Cersei que eles irão recuperar tudo o que foi tirado dos Lannisters, uma cena em que os irmãos mais uma vez se entregam um ao outro, com muita intensidade.

sdzuYP0 ✖ Brienne parace ser bastante violenta com algum soldado Bolton que a estava perseguindo. A cena parece fazer parte de um mesmo segmento, que envolve Sansa e Mindinho em outros momentos do vídeo. O homem assassinado também pode ser o mesmo que ameaçava Theon com cães em um quadro acima.

bGSI5ZS

MXcicxh ✖ Aqui, uma mão feminina observa as chamas. O chute mais óbvio é Melisandre, que pode estar tentando adivinhar o futuro em suas chamas. Ou, talvez, Kinvara, a nova sacerdotisa vermelha que se juntará ao núcleo de Meereen. Mas também poderia ser Daenerys, com seu anel de volta (anel que ela usa desde a primeira temporada). O anel nem parece ser o mesmo mas, tudo bem. Hipóteses.

0QvAI5d ✖ O Salão das Faces na Casa do Preto e Branco como mostrado anteriormente em um dos teasers dessa temporada (veja aqui).

8UiMRiZ Melisandre começa a desabotoar o vestido, mas contrario as outras vezes que ela o fez. Seu rosto parece severo, quase amedrontado com o que está prestes a fazer. A imagem sobrepõe a de Jon sendo velado em uma mesa. Alguns diriam que a sacerdotiza está prestes a entregar o coração em sacrifício, como Nissa Nissa fez a Azor Ahai. Como o sacrifício jamais tenha sido citado na série (apenas nos vídeos de História e Tradição do blu-ray), é pouco provável que se trate disso, pelo menos não nesse caso. Em seguida alguém tenta cerrar definitivamente os olhos de Jon, mas as mãos parecem masculinas.

3IjHPWX

q6q7FGu ✖ Arya fazendo parkour em Bravos. A cena foi relatada no ano passado durante as filmagens em Girona na Espanha e se trata de uma sequência em que Arya pulará de uma janela e será perseguida pela Criança Abandonada, que estará atrás dela com um punhal pelas ruas.

IBtYyv0 ✖ Mais um momento da Batalha do Norte, dessa vez vemos os escudos da Casa Bolton em formação e no outro lado muitos estandartes e alguém levanta um machado, o que configura selvagens (homens dos clãs das montanhas também seriam bem-vindos, mas não temos como saber se eles foram convidados para a festa).

PUliDdo ✖ Yara Greyjoy parece estar se divertindo com uma garota… Ela definitivamente não é a Asha.

PkGpllN … Enquanto seu tio, Euron, está encapuzado fazendo algo suspeito em uma ponte. [SPOILER DO LIVRO] Provavelmente a cena da morte de Balon Greyjoy, o que confirmaria as suspeitas de Cabelo-Molhado (e dos fãs) sobre o assassinato do irmão. [/SPOILER DO LIVRO]

0xvZQRG ✖ Como complemento à cena dos cavaleiros no flashback, vemos um homem com armadura Targaryen lutando com espadas ensanguentadas contra dois homens ao mesmo tempo. Ele usa duas espadas. Curioso perceber que o homem Targaryen não está usando o que se espera ser a armadura da Guarda Real. Talvez a HBO tenha optado por vesti-lo com o símbolo Targaryen para melhor identificá-lo nas cenas. Ou talvez não se trate de um membro oficial da Guarda de Aerys (até porque a vestimenta parece ser pouco pomposa para tal título).

Jt8y0Nw ✖ Tormund, que agora é líder dos selvagens, dando duro durante a batalha enquanto os estandartes da casa Bolton se exibem no fundo.

o8tcQxG ✖ Um homem, com cabelos negros e volumosos chega derrubando inimigos com violência. Essa daqui deixaremos por conta de vocês, mas parece ser bem óbvio de quem se trata.

gcWKjpJ ✖ Margaery humilhada diante do Alto Pardal. Algo sobre essa cena não parece certo. Por ser uma rima visual dos momentos que antecederam a Caminhada da Penitência de Cersei, não é possível que a HBO faça Margaery passar pelo mesmo que Cersei passou. Apostamos que a herdeira Tyrell virará o jogo, e que essa cena será pontual nesse sentido.

WhuQKZr ✖ Embora muito rápida, a cena a seguir mostra crianças golpeando algo ou alguém. Parece se tratar da cena do epílogo de A Dança dos Dragões. Sabemos que Varys deixará Meereen em algum ponto da temporada, o que poderia ser uma pista de que essa cena realmente pode acontecer. Vale lembrar que uma cena envolvendo Pycelle e Qyburn e crianças foi gravada.

Screen Shot 2016-03-09 at 2.11.51 PM ✖ O treinamento violento de Arya, com o rosto todo machucados e os olhos cegos.

6mXdicY ✖ Aqui vemos o exército Tyrell se apresentando em ameaça diante do Grande Septo de Baelor. Na parte superior da escadaria vemos Jaime esperando enquanto o Alto Pardal desliza em seu encontro. Parece se tratar da emblemática cena do S06E06 de que já falamos aqui.

JVr3NXU ✖ Aqui Sansa Stark foge pelas terras do norte.

GH7T9Oo ✖ Dothrakis com lanças e arakhs, parecem estar perseguindo alguém.

UwL1R8M ✖ Um homem entre selvagens no clamor de uma batalha. Muitos apontaram ser Benjen Stark por conta do nariz adunco e a barba negra, mas é difícil saber. Provavelmente é só um figurante muito parecido com ele.

6FLKyqi ✖ Talvez a imagem mais impactante do trailer, vemos Bran Stark de pé em suas visões, se assustando ao perceber que um White Walker o observa pelas costas. E não é um White Walker qualquer.

m68jxva

0cOcTYK ✖ O trailer então volta para mostrar Davos se preparando para um desafio. Alguns fãs apontam que se trata de um sacrifício que ele irá fazer. Outros acreditam que seja Davos pegando Garralonga para vingar Stannis em Winterfell. Algumas pessoas também acham que Davos pega a espada de Jon para vingar Jon, saindo a caça dos patrulheiros que o traíram. Por último, há a opção dele ter pegado a espada para tentar roubar o corpo de Jon e não deixar que os patrulheiros dêem um fim a ele.

iUJiIFr
“… Eu nunca fui muito um lutador …”
"... Peço desculpas pelo que você está prestes a ver."
“… Peço desculpas pelo que você está prestes a ver.”

u467e31 ✖ Um dos homens que observam Davos é Edd Doloroso. O detalhe de Fantasma velando o corpo de Jon é de cortar o coração. Ou será que ele não está ali por acaso?

ePjLS9k

utxNcOc
Compartilhe conosco nos comentários ideias adicionais sobre as imagens deste primeiro trailer. Alguma ideia do que a série poderá mostrar em um novo trailer antes da estreia? Não esqueça de visitar o post com o trailer, os comentários estão muito interessantes.

A maioria das imagens foi tirada do Imgur.


Game of Thrones retorna em 24 de abril as 22h no Brasil e no mundo. Assista o trailer.