George R. R. Martin em sua “cabana secreta”, no Novo México. Fonte: George R. R. Martin, Twitter.

George R. R. Martin publicou hoje em seu Not a Blog um longo texto com atualizações sobre o que anda fazendo durante a pandemia de COVID-19. O autor falou, inclusive, um pouco mais que o normal sobre a escrita de The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno).

Em primeiro lugar, George diz que segue saudável e isolado em sua cabana nas montanhas do Novo México, onde havia dito que estava já no início da pandemia. Recentemente, ele apresentou de lá também o Katem Wilhelm Solstice Award a seu amigo, o ilustrador John Picacio.

Martin disse que ontem mesmo terminou um capítulo de The Winds of Winter, depois de ter finalizado outro três dias atrás, e mais um na semana passada. Mas ele pede calma: isso não quer dizer que o livro vá sair amanhã, ou semana que vem, ou mês que vem. O autor diz que ainda tem um longo caminho a percorrer.

GRRM alerta novamente que não devemos dar atenção a notícias caça-cliques que tentam tirar uma “pista” de cada palavra sua. O Gelo & Fogo aproveita para lembrar que informações oficiais vêm de fontes oficiais.

Como é de conhecimento público, o autor pretendia viajar para a Nova Zelândia em agosto, para a 78ª Worldcon. Devido à pandemia, a convenção agora será realizada online, e Martin seguirá sendo o mestre de cerimônias da premiação Hugo Awards. Você pode conferir aqui quem são os finalistas.

George diz que embora esteja devastado por não poder ir a Wellington esse ano com Parris (sua esposa) e seus “minions” (seus assistentes), há um lado bom nisso tudo: o fato de que ele não terá uma interrupção no bom momento de escrita que está tendo. Apesar de não poder ir à Nova Zelândia, Martin revela estar viajando diariamente a Westeros. O autor menciona que tem passado muito tempo com Cersei, Asha, Tyrion, Sor Barristan e Areo Hotah e que logo vai voltar à cidade de Braavos.

George revela também que durante a escrita de A Tormenta de Espadas, terceiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, ele conseguia finalizar 150 páginas de manuscrito por mês. Ele diz não fazer ideia de como conseguiu isso naquela época, e teme que não conseguirá repetir isso, mas informa que está satisfeito com o andamento atual, que tem dias bons e ruins.

Outros projetos

Pôster de House of the Dragon. Fonte: Twitter de Game of Thrones.

Além da escrita de The Winds of Winter, Martin também falou sobre outras atividades no momento. Quando não está escrevendo, George está lendo ou assistindo TV. O autor fez duas recomendações de leituras recentes que gostou muito: a coletânea If It Bleeds, de Stephen King, e The Glass Hotel, de Emily St. John.

Para além de Os Ventos do Inverno, os fãs de Martin podem esperar também por algumas adaptações de outros trabalhos seus, e também alguns outros projetos em que ele atua como um dentre vários produtores:

  • House of the Dragon, série sucessora de Game of Thrones da HBO baseada na Dança dos Dragões (presente em Fogo & Sangue), segue sendo produzida, graças a Ryan Condal e sua equipe de roteiristas, incluindo a assistente de escrita de George, Ti Mikkel. Lembramos que George R. R. Martin não está escrevendo roteiros para a série.
  • Como produtor, Martin trabalha no projeto de uma adaptação de Quem Teme a Morte, de Nnedi Okorafor. Uma das mais importantes representantes do movimento afrofuturista, Nnedi possui uma obra bastante consistente e felizmente está sendo publicada no Brasil.
  • George também dá algum suporte para a série de TV de Wild Cards, coordenada por sua coeditora, Melinda Snodgrass. No entanto, ainda se sabe pouco sobre esse projeto. “Wild Cards” já tem 10 livros publicados no Brasil pela editora Leya, e o primeiro relançado pela editora Suma.
  • Outras de suas obras estão sendo adaptadas como filmes: Reis da Areia (esse é novidade!), O Dragão de Gelo e Nas Terras Perdidas, todas presentes na coletânea RRetrospectiva da Obra, publicada pela editora Leya em 2017. O Dragão de Gelo também foi publicado como livro individual.
  • Há ainda séries baseadas em obras de seu grande amigo falecido Roger Zelazny, de Tony Hillerman e alguns curta-metragens secretos, sobre os quais George fez questão de manter o mistério.

Ao final, Martin se despede, dizendo que tudo isso ainda soa muito distante, ainda mais com o COVID-19 ainda à solta. Na maior parte do tempo, ele está em Westeros, e precisa ir, pois Arya está lhe chamando. E ele acha que ela planeja matar alguém…

The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno) ainda não tem data de lançamento. Capítulos do livro já divulgados por Martin podem ser lidos em nossa página especial.